quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cobertura com Palha de Cana reduz Emissão de CO2

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal/SP concluíram, através de estudos, que o solo coberto de palha de cana promove a diminuição de 20% na liberação de CO2 para o ar. O solo descoberto colabora para que o estoque de carbono se dissipa mais facilmente. Os pesquisadores chegaram a conclusão que o solo coberto pela palha de cana-de-açúcar liberou 400 quilos de carbono a menos que o solo desprotegido. Isto eqüivale a 1,5 mil quilos de CO2. Segundo Newton La Scala Júnior, um dos pesquisadores, este resultado é muito
importante para a indústria da cana. A palha da cana sobre o solo apresenta grandes benefícios para o produtor, porque num solo desprotegido a liberação de CO2 concorre para deixá-lo mais pobre em nutrientes. A manutenção da palha de cana contribuirá para que o produtor economize na aplicação de fertilizantes. Foram comparadas três modalidades:
1) solo recoberto por uma espessa de palha de cana-de-açúcar, como se apresenta a superfície após a colheita mecanizada;
2) solo com parte desta palha;
3) solo sem nenhuma proteção após a colheita.
Segundo Newton, a palha mantém a umidade do solo porque a temperatura não aumenta muito: isto permite uma menor atividade dos microorganismos do solo e, consequentemente, menor emissão de CO2.
Posteriormente, os pesquisadores irão avaliar se a cana molhada pela chuva faz com que o solo emita gás metano em grande quantidade. O metano e o gás carbônico são responsáveis pelo efeito estufa. Newton conclui que para uma agricultura de baixo impacto ambiental, deve haver um melhor planejamento do manejo da terra.
Fonte: CNA
OUTROS ARTIGOS PARA LER
As emissões de metano no arroz irrigado
O carbono e as plantas
O seqüestro de carbono
Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.