quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Controle Biológico no Combate às Pragas das Lavouras

Controle Biológico é uma Alternativa Sustentável

Muito se lê e se ouve no noticiário brasileiro, sobre a contaminação de frutas, grãos e água por resíduos de defensivos empregados na lavoura e pomares para o controle de pragas e os riscos que proporcionam à saúde humana. Brumatti,C.R. et al, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, citam que o controle biológico data do século III AC quando os chineses observaram que as formigas predadoras, do gênero Oecophylla, diminuíam as populações de pragas dos
citros. Citam, ainda, que no Brasil o controle biológico das pragas da cana-de-açúcar, dos pulgões do trigo, da cochonilha das pastagens e outros tiveram muito sucesso.
Os pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER descobriram que algumas espécies de insetos têm importância muito grande no combate natural das pragas, abandonando o uso de agrotóxicos. O manejo integrado de pragas seria a solução para o combate das pragas sem causar danos aos insetos benéficos.
O que é controle biológico?
O controle biológico consiste na utilização de insetos predadores que atacam as pragas das lavouras, hortas e pomares. O controle biológico diminui as chances de intoxicações por agrotóxicos e a poluição das águas, danos ao meio ambiente e sérios riscos à saúde do homem e dos animais. A técnica consiste em liberar os insetos mais eficientes no campo e aumentar a população deles. Ou buscar em outros locais algum inseto benéfico e introduzi-lo em áreas onde ele não ocorre. Ou introduzir machos estéreis que substituem machos nativos, na técnica chamada "inseto estéril".
A pesquisa tem se valido dos feromônios.
Que são feromônios?
Os feromônios são substâncias químicas secretadas com o objetivo de:
1. promover atração sexual entre os indivíduos da mesma espécie;
2. gerar um sistema de alarme;
3. controlar pragas agrícolas.
O odor dos feromônios pode atingir uma espécie a quilômetros de distância. Algumas mariposas sentem o odor dos feromônios da sua espécie a 20 km de distância.
O agricultor deve lançar mão de refúgios, que são áreas com vegetação nativa próximas às lavouras ou locais de plantio, onde os insetos benéficos permanecerão durante as entressafras. Os insetos benéficos, grupo de predadores e parasitoides têm o papel primordial de combater as pragas, se alimentando delas, e não causam danos às plantações.
O que são parasitoides?
Parasitoides são parasitas que utilizam um hospedeiro para completarem seu ciclo de vida, mas levam à morte o hospedeiro.
O Incaper tem pesquisado insetos benéficos nas culturas de abacaxi, café, laranja, limão, mamão, tangerina e outras. A "murcha do abacaxizeiro ou vermelhão" é uma doença causada por um vetor de doença, a cochonilha do abacaxi. Existe na natureza os predadores de cochonilhas para manter o equilíbrio. Na videira existe uma doença chamada "doença da videira" causada por um fungo, o qual é combatido por um tipo de joaninha que se alimenta dele.
A técnica de controle biológico possui um custo barato. Ela tem um valor muito grande se considerarmos que algumas frutas e hortaliças têm um "período de carência" onde os insetos benéficos poderiam ser usados pois não causam danos, ao contrário dos agrotóxicos cuja aplicação deve ser suspensa neste período. Período de carência, é aquele período, antes da colheita, no qual é proibido o uso de agrotóxicos, pelos resíduos que deixam nos alimentos que irão contaminar os consumidores. O agricultor quando utilizar o controle biológico deve, antes, procurar informações junto à assistência técnica, escritórios de extensão rural, universidades, órgãos de pesquisa, sobre as pragas e os insetos benéficos que devem utilizar. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza pesquisas desde a década de 80 para a redução do uso de defensivos químicos utilizados no manejo integrado de pragas. A Embrapa Semiárido, através do telefone (87) 3862-1711 e a Incaper, pelo site http://www.incaper.es.gov.br/ prestam informações ao agricultor sobre o manejo destes insetos.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara de Deputados, aprovou em 31/08/2011 a Lei 1024/11 que acaba com a cobrança de PIS/Pasep e Cofins sobre a importação e comercialização de agentes de controle biológico utilizados como defensivos agrícolas.
BIOTESIA - Primeiro fitossanitário para agricultura orgânica.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, liberou o registro do primeiro produto fitossanitário para aplicação na agricultura orgânica. Trata-se do Biotesia originado de uma vespa utilizado para o controle biológico da broca da cana-de-açúcar. A venda do produto é livre, ou seja, não precisa de receituário agronômico, sem indicação de faixa toxicológica e sem o símbolo da "caveira" no seu rótulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.