O calcário líquido apresenta uma maior facilidade de aplicação do que o calcário pó. A absorção pelas raízes das plantas é mais eficiente porque a nanotecnologia permite que partículas menores (nano partículas) que as células sejam absorvidas pelas espécies vegetais. A propaganda do produto diz que a eficiência do produto é 100%, e pode ser aplicado em qualquer período do ano. Em qualquer período vai depender da climatologia, porque ele necessita de precipitação pluviométrica ou irrigação na época da
aplicação.
A aplicação do calcário líquido elimina aquele desconforto provocado pela poeira que se forma durante a aplicação do calcário pó.
O que é Nanotecnologia?
Segundo Nanotech, "nanotecnologia é a possibilidade de manipular átomos e moléculas, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, permitindo criar novas utilidades para insumos. Em outras palavras, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de zero a cem nanômetros (um bilionésimo de metro chama-se “nanômetro”. ”Nano” é um prefixo que vem do grego antigo e significa “anão”). Um bilionésimo de metro é muito pequeno, imagine uma praia começando em Salvador, na Bahia, e indo até Natal, no Rio Grande do Norte. Pegue um grão de areia nesta praia. Pois bem, a dimensão desse grão de areia está para o comprimento destas praias, como o nanômetro está para o metro.
Segundo euroresidentes, a nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas à partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial.
Nota: Essas duas afirmações foram copiadas integramente dos artigos dos autores (ver referências).
Segundo Trani (2012), pesquisador do IAC, o calcário líquido é um produto em suspensão com nano-partículas, cerca de 900 vezes menores que as partículas do calcário comum.
Vantagens do calcário líquido
1. Fácil manuseio e aplicação;
2. Apresenta 18% de Cálcio e 6% de Magnésio;
3. Não necessita incorporação no solo, apenas irrigação ou chuva;
4. Proporciona melhores condições no solo para o aumento da eficiência dos fertilizantes aplicados;
5. Cria condições ideais para o aumento de produtividade das plantas;
6. O produto não é tóxico, mas exige cuidados no manuseio e aplicação.
Como aplicar o calcário líquido?
O produtor deve fazer a análise do solo para saber a necessidade de calcário. A propaganda comercial do produto diz que para cada 1 tonelada de calcário pó são necessários 5 L de calcário líquido. O produto deve ser pré-diluído antes de aplicar. A calda deve ser feita em 300 L de água ou conforme recomendado na região. A aplicação do calcário líquido com outros produtos não é recomendável. A aplicação deve ser feita em períodos com 30 a 40 mm de chuva ou com irrigação.
Resultados oficiais da pesquisa
Pesquisas com o uso de calcário líquido são muito raras. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciou essa pesquisa no primeiro semestre de 2012, através do pesquisador Sandro R. Brancalião. Ele diz que esse produto, embora sem restrição de uso nas lavouras, pode ser uma alternativa para fornecimento de Ca e Mg em cana soca.
A pesquisa é fundamental para estabelecer parâmetros de quantidade de produto a aplicar e análises econômicas em comparação aos corretivos em pó, amplamente pesquisados.
A EMATER de Roraima tem instalado unidades de observação e demonstrativa para a utilização do calcário líquido junto aos assentados da reforma agrária na região de Buritis.
REFERÊNCIAS
EMATER / RO.
Melhoria da qualidade do solo com correção da acidez. Porto Velho, Roraima.
Disponível em: <
http://www.emater-ro.com.br/galeriaDetalhe.php?id=517> Acesso em: 09 Abr. 2013.
Euroresidentes.
Introdução à nanotecnologia. O que é nanotecnologia?. Disponível em: <
http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm> Acesso em: 9 abr. 2013.
INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS.
IAC pesquisa corretivo de solo líquido. Disponível em: <
http://www.paginarural.com.br/noticia/178549/iac-pesquisa-corretivo-de-solo-liquido> Acesso em: 9 abr. 2013.
Nanotech do Brasil.
O que é nanotecnologia?. 2009. Disponível em: <
http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/> Acesso em: 9 abr. 2013
TRANI, P. E.
Calagem e adubação para hortaliças sob cultivo protegido. Centro de Horticultura, IAC. 2012. Campinas, São Paulo. Disponível em: <
http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/79.pdf> Acesso em: 08 Abr. 2013.
Várias dúvidas vem em questão, qual o preço?
É melhor economicamente $$ que o calcário em pó?
Onde se contra pra comprar? (Nenhuma revenda da minha região em um raio de 200km que eu procurei não vende).
Pode aplicar com pulverizador? Usa que tipo de bico? Entope?
É de fácil dissolução em água? Ou fica aquela borra no fundo que se precipita?
Ao aplicar o calcário em pó, muitos aram, nivelam ou gradeiam o solo para incorporação de resto de cultura anterior e oxigenação do solo, ao deixar de fazer isso e aplicar calcário líquido não estaríamos deixando de fazer uma etapa tão importante?
Esse produto é registrado e reconhecido?
Como é feito o calcário líquido? É com mistura da rocha calcária e mais água e alguns solventes?
Obrigado.
Qualquer produto para agricultura, para ser comercializado, deve ter registro no Ministério da Agricultura.
Apenas comparar a quantidade de nutrientes fornecidos por 1 tonelada de calcário ( Ca e Mg) e por 5 L dessa farsa. Isso é pura enganação.
Sou Eng. Agrônomo e aluno de pós-graduação na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.
Eu e muitos outros colegas e demais pesquisadores da mesma área estamos preocupados com o tal "Calcário Líquido", produto este que alguns de vocês certamente já ouviram falar. A questão é que o produto, comercializado atualmente por duas ou três empresas no Brasil, é recomendado da seguinte forma:
5 litros do tal "Calcário Líquido" é capaz de substituir 1 tonelada de Calcário. O Dep. Técnico das empresas justificam esse "milagre" dizendo que o produto líquido possui nanopartículas, as quais são extremamente reativas, na ordem de 1000%.
Bom, um dos melhores pesquisadores do Brasil na área de Fertilizantes, o qual faleceu em 2010, Prof. Alcarde (ESALQ/USP), provou cientificamente que partículas menores que 0,03 mm possuíam a mesma reatividade. Entretanto caso essa pesquisa nunca tivesse sido realizada e para saber que esta "tecnologia" nada mais é que uma picaretagem, bastava somente fazer cálculos estequiométricos, os quais revelam que se comparado a um calcário comum, o tal "Calcário Líquido" possui cerca de 436 vezes MENOS CaO e 200 vezes MENOS MgO. Como conclusão, quimicamente, é impossível substituir 5 litros desse produto por 1 tonelada de calcário para termos o mesmo efeito corretivo no solo. Além disso, o manejo do calcário leva-se em consideração 2 a 3 safras em sistema de plantio direto, por exemplo. Esta, com certeza, é uma das maiores falácias da agricultura brasileira, a qual está conseguindo enganar muitos produtores rurais.
Nossa grande preocupação é que este produto esta sendo muito comercializado em todo o Brasil, especialmente em área de abertura no Cerrado e na região Norte, as quais após a retirada da vegetação natural/pastagem e revolvimento do solo, necessita-se de altas doses de corretivos para elevar o pH do solo e suportar o bom desenvolvimento das plantas de interesse agronômico.
Por fim, nós e diversos outros colegas estão elaborando relatórios técnicos e levando-os até os órgãos responsáveis a fim de alertar tamanha picaretagem e buscar punições mais severas às empresas.
Para nós, Eng. Agrônomo, temos a consciência de que fertilizantes e nutrientes são muito mais que uma questão ambiental, e sim uma questão de segurança nacional.
Parabéns pelo blog! Muito útil.
Bom, estes produtos comercializados como "Calcário Líquido" foram registrados no MAPA como fertilizantes foliares e não como corretivos de acidez do solo. Estes produtos devem ter funcionado de alguma forma, ou os laudos técnicos não foram idôneos. Além de que, a fiscalização e normas do MAPA para registro desses produtos, na minha opinião, ainda precisa melhorar.
Abraço e sucesso em seus trabalhos!
Nota divulgada pelo IAC: http://www.iac.br/noticiasdetalhes.php?id=828
Isso é pura enganação!!!
É uma farsa, engenheiros agrônomo, por favor! Mais respeito ao agricultor, mais respeito ao homem do campo, mais respeito ao engenheiro agrônomo.
Vamos valorizar nossa profissão! Reveja as aulas de fertilidade do solo, é impossível esse "produto" substituir a calagem convencional. Nem é preciso fazer teste, experimentos de campo para provar.
Quando nos propuzemos a publicar sobre calcário líquido foi, a pedido de leitores, dar informações sobre esse produto, desconhecido por muitos e que estava no mercado. Em nenhum momento do texto, exceto as características do produto, tecemos algum comentário em relação que recomendamos o produto. Somente informações, inclusive o que é nanotecnologia. Você, através dessas informações, ficou sabendo qual a quantidade proposta pelos fabricantes. Portanto, não houve desrespeito aos engenheiros-agrônomos, mas sim conscientizá-los e informá-los sobre o que é o produto. Eu tenho quase meio século de profissão e tive que pesquisar informações sobre o produto e repassá-las através do blog, que é o objetivo do mesmo.
Minhas considerações, um atomo será sempre um atomo....não importa a tecnologia (a não ser que seja uma coisa radioativa capas de iniciar uma reação em cadeia, algo ainda improvavel).....o tamanho da particola é uma questão de PRNT!!!!! o que realmente corrige o pH e o CO do carbonato de Ca e Mg, O do oxido de Ca e Mg e OH dos hidroxidos de Ca e Mg, portanto se a particola de calcario mesmo não sendo nano ela ira se decompor no solo tamponado a solução por um periodo longo de reação no solo, ou seja o calcario liquido pode neutralizar o pH rapidamente, mas por quanto tempo.....o aporte de Ca e Mg é muito baixo, mal alcança a exportação media de qualquer cultivo....
Portanto eu acredito que o produto tem seu valor....mas não deve passar de 2 reais o litro, se for assim é viavel como fonte de calcio e nada mais, por que qualquer calculo estequiometrico simples comprova a deficioncia de atomos para realizar um correção a nivel de 20cm de solo por hectar.