quinta-feira, 13 de junho de 2013

Gessagem - Antes, Durante ou Após a Calagem ?


O gesso agrícola por possuir cálcio (Ca) não significa que ele tenha características de neutralizar a acidez do solo como faz o calcário. No calcário, o CO3 e o bicarbonato são responsáveis pela reação de neutralização. Por sua vez, o cálcio (Ca) permanece na solução do solo ou adsorvido ao complexo coloidal. Por outro lado, o gesso agrícola, na hidrólise, libera o Ca²+ e o SO4². Esses íons não neutralizam a acidez.
CaSO4.2H2O .......... Ca²+  +  SO4²-
O gesso agrícola, no caso de solos ácidos, apresenta uma vantagem muito grande ao promover um maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas, criando condições para que as raízes absorvam nutrientes e água nas camadas mais
profundas do solo.
LEIA:   Gesso agrícola favorece desenvolvimento radicular das plantas

No solo com gesso há formação de complexos de maior solubilidade que facilitam as perdas de Ca e outros cátions por lixiviação. Entretanto, a adsorção de sulfato às argilas e óxidos faz com que essa lixiviação seja retardada, porque os cátions precisam estar juntos com ânions.
O gesso agrícola, além de favorecer a movimentação de cátions ao longo do perfil do solo, ele reduz os níveis de alumínio (Al³+) tóxico para as plantas, com formação do sulfato de alumínio (AlSO4) pouco absorvido pelas raízes . A partir disso, os íons Al³+ têm a sua atividade reduzida na solução do solo, bem como o alumínio trocável. Mas para atingir esse objetivo, grandes quantidades de gesso agrícola são necessárias. Entretanto, a acidez do solo se mantém.
Quanto à solubilidade em água, a do gesso agrícola é 172 vezes maior que a do carbonato de cálcio.
Nas plantas com sistema radicular profundo, a aplicação de gesso agrícola ajuda a aumentar os teores de Ca e Mg e proporcionar uma maior desenvolvimento do sistema radicular da planta. Nos solos ácidos que apresentam baixos teores de Ca e alto Al³+ na camada subsuperficial, a aplicação de gesso aumenta o Ca²+ na solução do solo da camada subsuperficial e neutraliza o Al³+ na camada profunda. Quando se deseja aumentar a relação Ca/Mg de 1:1 para 3 a 5:1 sem alterar o pH, o gesso agrícola pode ser utilizado, pois aumenta o teor do Ca na solução do solo.
LEIA:   Alumínio (Al³+): o inimigo das plantas

A neutralização da acidez na camada de 0-20 cm é feita com calcário (calcítico ou dolomítico dependendo do caso) incorporado ao solo de maneira uniforme. O gesso agrícola pode ser utilizado como complemento da calagem e sua quantidade depende da recomendação feita pela pesquisa de cada região. Geralmente, se usa de 1/4 a 1/3 da quantidade recomendada de calcário.

Aplicar calcário junto ou com antecedência ao gesso agrícola? 


Sobre a aplicação do gesso agrícola junto com o calcário existem muitas controvérsias. Uns dizem que a aplicação de calcário junto com o gesso agrícola reduz a ação do calcário como neutralizante da acidez do solo. Por ser mais solúvel, o gesso satura com cálcio a solução do solo e diminui a velocidade de reação de hidrólise do calcário. 
Outros pregam a aplicação do calcário antes do gesso agrícola em 60 a 90 dias e com boas condições de umidade no solo. O calcário precisa de umidade no solo para uma boa reação de suas partículas. Assim sendo, o Ca²+ e o Mg²+ ocupam o maior número de cargas negativas dos coloides do solo. Consequentemente, o valor do pH irá aumentar, pois o (CO3)² corrigirá a acidez do solo. Com a aplicação do gesso agrícola haverá um aumento dos íons Ca²+ e SO4- na solução do solo. O aumento do pH proporcionará uma menor adsorção do sulfato. O sulfato descerá com a água de percolação para a camada mais profunda do solo, levando junto cálcio e magnésio dissolvidos na solução do solo. O cátion K+ da solução do solo passa ocupar as posições dos íons H+, não percolando com facilidade.
Há, ainda, os que pregoam a aplicação de gesso antes do calcário. Neste caso, a dissociação do gesso promoverá a ocupação do cálcio nos pontos de troca dos coloides do solo e, também, na solução do solo. Por sua vez, como não houve neutralização da acidez, o íon SO4² ficará adsorvido aos minerais do solo. Dessa maneira, a percolação do sulfato carregando Ca e Mg é bem menor.

Disso tudo, chega-se à conclusão que a aplicação de calcário com antecedência ao gesso agrícola trará maiores benefícios.
O gesso pode ser considerado um condicionador do solo, principalmente quando se quer aumentar o nível de cálcio, sem elevar o pH do solo.

23 comentários:

  1. Professor já que se chegou a conclusão de que a aplicação de calcário deve ser feita antes da gessagem; então qual o intervalo de dias entre uma aplicação e outra??

    abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conclusão do artigo foi baseada nas informações da pesquisa. Segundo ela a aplicação antes do gesso é a melhor. Mas, como eu disse, existem controvérsias. O que temos é que analisar o comportamento da aplicação do calcário antes, durante e após a gessagem e tirar subsídios.

      Excluir
    2. Quanto à quantidade, você não deve ter lido com atenção o texto, pois está informada no mesmo.

      Excluir
    3. Valentino, em vez de quantidade leia intervalo de dias entre uma e outra aplicação conforme sua pergunta.

      Excluir
  2. Só um detalhe Sr. Gismonti:
    O texto inicia-se com a frase "O gesso agrícola por possuir CaO...". Na verdade o gesso não possui CaO, mas seu teor de Ca poderia ser comparado em equivalência de CaO, não é mesmo...
    Mas o texto é muito bom!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. O gesso agrícola possui 16 a 18% de Ca que convertido para CaO nos dá de 22 a 25%. Nossa intenção foi de não confundir isso com os calcários que são comercializados com tanto por cento de CaO. A própria Legislação de corretivos preconiza que os calcários, para serem comercializados, devem ter, no mínimo, uma soma de CaO+MgO de 38%. Quem obter uma informação de gesso agrícola de 25% de CaO poderá confundir com as mesmas propriedades de um calcário. Nosso erro não foi explicar melhor isso. Valeu seu comentário. Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. BOM DIA, GOSTARIA DE SABER, SE O MEU CLIENTE PODE APLICAR CALCARIO JUNTO COM O FOSFORO,
    NO AGUARDO

    Att:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser aplicado 30 dias antes do fósforo, no mínimo. Nunca os dois juntos. Deve haver este intervalo.

      Excluir
  4. boa noite! gostaria de saber se podemos usar o mesmo índice que usamos para transformar a% de ca para cmolc ca/dm? que seria 0.01783

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1% Ca = 1 dag Ca = 10 g Ca
      Cmolc Ca= 40/2/100 = 0,2 g Ca
      1 cmolc Ca ......... 0,2 g Ca
      X ..................10 g Ca
      X = (10 x 1) / 0,2 = 50 cmolc Ca
      Cada 1% Ca corresponde a 50 cmolc Ca
      Veja:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2013/08/transformar-unidades-de-solos-em.html

      Excluir
    2. professor estou com uma solo que ta com 2,4 cmolc/dm de Ca e 0,5 cmolc/dm de Mg. vou utilizar um calcário com 42.4% de Cao e 8.87% de Mgo, na dosagem de 1.5 ton/ha. quanto de gesso posso por para elevar meu cálcio?

      Excluir
    3. No blog Na sala com gismonti, na coluna da direita, no fim antes do rodapé, existe "assuntos de interesse geral". Selecione gesso e gessagem, clique nele e aparecerão postagens que explicam sobre a sua pergunta conforme a sua necessidade.

      Excluir
  5. Olá prof. parabéns pelo blog
    Gostaria de saber se após a calagem, posso aplicar o gesso e adubo a lanço simultaneamente.

    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem problemas. Já calcário não pode ser aplicado junto com adubo. O calcário deve ser aplicado, no mínimo, 90 dias antes do plantio.

      Excluir
  6. Obrigado professor por compartilhar informações com agente, sou um grande admirador do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Professor.tenho que aplicar calcário e gesso e uma area de abertura sendo que vai ser 4 tonelada de calcário por hectare e 1 tonelada de gesso por hectares. tenho que fazer as duas aplicações para a próxima safra de soja, minha duvida e qual devo aplicar primeiro, e qual prazo de aplicar um e depois o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o artigo acima? Veja em conclusões do artigo. Um abraço

      Excluir
  8. Boa tarde! Queria saber o cálculo da gessagem para a cultura da mamona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o link abaixo e abrirá vários artigos relacionados ao gesso agrícola e à gessagem.

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/search/label/gesso e gessagem

      No manual de recomendação de calagem e adubação específico para o seu Estado deve conter a recomendação de quantidades de gesso a aplicar

      Excluir
  9. boa tarde! Porque é necessário realizar o processo de calagem e gessagem em solos que anos anteriores passaram por calagem e gessagem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dois anos deve ser feita a análise do solo. Sempre haverá uma nova necessidade de calagem, a qual será bem menor.

      Excluir
  10. BOa TArde.
    Em quando tempo temos que reaplicar o gesso. Se eu fizer uma gessagem baseado no calculo NG = 50 x %Argila, posso considerar que a cada 3 anos, pensando em enxofre para planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mediante nova análise. Em quanto tempo? Isto é relativo. O solo é dinâmico, não apenas suporte para os vegetais.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.