terça-feira, 25 de março de 2014

Valor Cultural determina a Qualidade da Semente


Na formação de uma boa pastagem a escolha da semente, além do plantio, manejo, tem uma importância muito grande na condução da exploração. A preferência deve ser para sementes certificadas de boa qualidade e adquiridas de empresas idôneas. O produtor rural, na implantação de uma pastagem e todas as suas fases, bem como na escolha da semente, deve contar com a assessoria de um agrônomo. Na escolha de uma semente devemos levar em conta o "Poder de Germinação", o "Grau de Pureza" e o "Valor Cultural (VC)". O Valor Cultural, que determina a qualidade de
uma semente, é em função do poder de germinação e do grau de pureza.

Poder de Germinação

O poder de germinação é o percentual de sementes puras que poderão germinar e dar origem à plantas normais;

Grau de Pureza

O grau de pureza é o percentual que indica a contaminação do lote de sementes por outras espécies ou resíduos inertes. Uma semente com 70% de pureza quer dizer que 30% são materiais inertes, como terra e resíduos e sementes de outras espécies.

Valor Cultural

Valor Cultural (VC) - vem a ser a multiplicação dos valores de % germinação e % de pureza dividido por 100. O Valor Cultural, que determina a qualidade de uma semente, é em função do poder de germinação e do grau de pureza.
O valor cultural é muito importante quando temos dois lotes de sementes com o mesmo preço ou preços diferentes, e, também, para calcular a quantidade de sementes a ser semeada.

Vamos mostrar alguns exemplos com valores hipotéticos de preços

1. Caso de lotes com o mesmo preço
Quando o produtor tem dois lotes de sementes com o mesmo preço, ele vai comprar qualquer um deles. Isto não é o correto. A escolha, neste caso, deve ser sobre o lote que apresentar maior VC;

2. Caso de lotes com preços diferentes e VC's diferentes
Aqui é que vai o cuidado. Um lote (A) de sementes a R$ 8,00/kg e um VC de 60%; outro lote (B) a R$ 6,50/kg e um valor cultural de 40%. à primeira vista, a escolha seria o lote B, mais barato. Mas, ai é que está o engano:
Lote A = 8,00/60 = 0,13
Lote B = 6,50/40 = 0,16
A escolha deve ser o lote que apresentar a menor relação preço/VC, que, neste caso, foi o lote A.

3. Caso de lotes com preços diferentes e VC's iguais.
Lote A = 8,00/60 = 0,13
Lote B = 6,50/60 = 0,10
A escolha deve recair sobre o lote B que apresenta a menor relação preço/VC

O produtor quando compra a semente deve-se se informar sobre o Valor Cultural (VC) desta semente, ou conhecendo a % de germinação e a % de pureza, poderá calcular o VC. Quando uma semente é oferecida sem a % VC isto significa que a semente não é certificada e sua qualidade deixa dúvidas.

TAXA DE SEMEADURA
Para calcular a taxa de semeadura deve-se conhecer o valor cultural (VC) da semente. A taxa de semeadura é a quantidade de sementes necessária para formar a pastagem.
por exemplo, no caso do azevém, a recomendação é de 20 a 30 kg/ha de sementes de boa qualidade. Se o lote tiver um VC de 40%, a quantidade de sementes (QS) a ser semeada será, considerando a média de 25 kg/ha:
QS = 100 x 25 kg/ha / 40 = 63 kg/ha

Para calcular a quantidade de sementes forrageiras por hectare usa-se os pontos de valor cultural (PVC) de acordo com a espécie. No Estado do Acre, no caso das Brachiárias brizantha e humidicola, é recomendado os PVC de 400, 500, 600 para formação de pastagens, renovação de pastagens degradadas em áreas com condições ótima, média e ruim, respectivamente.
Assim, numa área para renovação de pastagens degradadas com alto grau de invasoras (ruim) o PVC é 600. Se a semente de Braquiária tiver um valor cultural de 40%, a quantidade de sementes será:
QS = PVC / %VC
QS = 600 / 40 = 15 kg/ha de semente de Brachiaria brizantha.
Para a Brachiaria decumbens, no Acre, os valores são 300, 400 e 500 respectivamente.
Para o Brasil Central (1995), as taxas são: B. brizantha 280; B. decumbens 180 e B. humidicola 250.

LEIA TAMBÉM

Recuperação de pastagens degradadas
Fertilidade do solo e manejo do pasto
Sistema ILPF na recuperação de pastagens degradadas
Sistema ILPF gera agricultura sustentável

2 comentários:

  1. como é o calculo de PVC, o anterior é claro VC etc. O seja os pontos 300 o 400 0 600

    muito grato em me contestar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PVC são pontos recomendados para as forrageira baseadas em pesquisas de órgãos oficiais.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.