terça-feira, 5 de maio de 2009

O Ciclo dos Fosfatos Naturais

Os fosfatos naturais reativos, sedimentares, amorfos e micropulverizados podem ser aplicados diretamente no solo pois apresentam uma eficiência agronômica muito boa. Para ser um fosfato reativo deve ter no mínimo 55% do seu fósforo total solúvel no ácido fórmico 2% relação 1:100.
No solo, os fosfatos naturais reativos apresentam o seguinte ciclo:

  1. o fósforo (P) do fosfato natural reativo encontra-se na forma tricálcica é solubilizado de modo imediato, progressivo e constante, permitindo às plantas uma disponibilidade permanente de fósforo nas quantidades necessárias e durante todo o ciclo da planta. Nos fosfatos acidulados ou solúveis em água (supersimples e supertriplo) a disponibilidade do fósforo é total e por um curto período. Em 1989, o departamento químico da extinta Companhia Riograndense de Adubos - CRA, sob a liderança do Eng° Químico F. Mottola realizou um teste com o HIPERFOSFATO (fosfato natural de alta reatividade, importado da África do Norte - GAFSA) tratando um gramo do produto com ácido cítrico a 2% 1:300 e a quantidade de fósforo extraída foi 12%. Trataram novamente o resíduo com o mesmo extrator e, novamente, obteram 12% e assim sucessivamente. Com os fosfatos naturais brasileiros obteram na 1a. extração 6 -7% e nas seguintes praticamente nada de fósforo. Nos fosfatos naturais reativos a solubilidade, no solo, é realizada: pela acidez livre do solo (H+); ação dos ácidos orgânicos sintetizados pelos microorganismos na mineralização da matéria orgânica; pelas secreções ácidas das raízes. Nas pontas das raízes exite sempre uma zona ácida que provoca a solubilização do fósforo do fosfato natural reativo; ação do CO2 do ar do solo; quando sofrem um rigoroso processo de moagem ou seja, moídos a um grau elevado de finura e devido a sua natureza branda, os fosfatos naturais altamente reativos não tem similar; Ocorre, também, o processo de fixação, mas bem menor que àquele sofrido pelos fosfatos solúveis em água, pois as quantidades disponíveis de fósforo são bem menores durante um mesmo período. A solubilização dos fosfatos naturais altamente reativos é constante;
  2. parte do fósforo disponível é absorvida pelas plantas e outra pelos microorganismos (fósforo imobilizado);
  3. a pequena parte do fósforo fixado voltará a tornar-se disponível pela ação dos ácidos orgânicos do solo, pela acidez livre (H+), pelas secreções ácidas das raízes e pelo CO2 do ar do solo;
  4. o fósforo imobilizado pode tornar-se novamente disponível pela mineralização da matéria orgânica.
Compare os ciclos dos fosfatos acidulados (texto já postado) com este dos fosfatos naturais reativos. Quando indico fosfatos naturais para serem aplicados diretamente na agricultura refiro-me aos REATIVOS.

13 comentários:

  1. Professor Boa noite
    Tenho uma dúvida: Qual a porcentagem de impureza superfosfato simples (Ca(H2PO4)2.H20 +- 2CaSo4. H2H20) que tem 18% de P2O5?.
    Aguardo resposta. Atenciosamente
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur,
      isto vai depender da rocha fosfática utilizada na reação com ácido sulfúrico para obtenção do supersimples. As rochas fosfatadas tricálcicas têm impurezas de Fe e Al. O que determina a comercialização do SSimples é a legislação de fertilizantes baseando-se somente no fósforo solúvel em água (16%) e fósforo solúvel no citrato neutro de amônio (CNA)+ água (18%). Mas a indústria procura manter uma maior qualidade do SS visto que quanto mais impurezas, menor será a solubilidade em água e abaixo de 16% o produto não poderá ser comercializado.

      Excluir
  2. Gostaria de retirar uma dúvida professor.
    Para min fazer uma adubação de manutenção em pastagem, e de plantio.
    Eu utilizo primeiro a calagem ou fosfatagem se tratando arad ou iorin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A calagem deve ser feita em primeiro lugar. Trinta dias após, no mínimo, a fosfatagem. Depois as adubações de plantio e cobertura.

      Excluir
  3. onde eu compro fosfato de potássio natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fosfatos naturais que apresentam alta reatividade no solo são importados. procure as empresas de fertilizantes que os importam.

      Excluir
  4. Olá professor! Muito interessante sua aula sobre fosfatos naturais. Muito útil. Eu sou Eng. Agrônomo aqui no Mato Grosso. Trabalho com reforma e manutenção de pastagens no nortão do estado. Utilizamos o fosfato natural finamente moído oriundo do Brasil. Temos obtido resultados interessantes na longevidade de pastos de Mombaça+Mg5, com áreas de 4 a 8 anos desde a implantação, com boa capacidade animal. Porém temos muitos questionamentos em relação a eficiência de extração pelas plantas, perdas do pó de fosfato pela lixiviação, imobilização e fixação, época de aplicação (antes ou depois do calcário), etc. Se puder, por favor, nos auxilie com uma aula explicativa sobre adubação com fosfatos naturais brasileiros, e o resultado do seu uso. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonata qual é o seu endereço de email?

      Excluir
    2. Professor tenho a mesma dúvida do colega

      demilson_jr@hotmail.com

      Excluir
  5. BOA TARDE PROFESSOR GASTÃO.
    O FOSFATO BAYÓVAR PERU ELE BOM TANTO QUANTO ARAD?
    MEU AGRONOMO PEDIU 150 KG POR HECTARE DEPOIS DE JOGAR A LANÇO TENHO QUE INCORPORA COM GRADE SIM OU NÃO? JSERGIOCRESCENCIO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um fosfato natural. Agora para eu lhe dizer que ele é reativo eu precisaria saber comprovadamente qual o teor de fósforo solúvel no ácido fórmico a 2%. A legislação permite, no caso de fosfatos naturais chamados reativos, que se pode garantir esta solubilidade em ácido fórmico, desde que 55% do P2O5 total seja solúvel neste extrator. procure saber qual esta solubilidade. Não sei se ele já foi testado a campo pelos órgãos de pesquisa. Se a sua lavoura é de ciclo curto, peça a seu agrônomo para usar uma mistura dele com um fosfato solúvel em água: superfosfato triplo ou simples.

      Excluir
  6. WALTER DAS NEVES MENDANHA - 03 DE ABRIL 2018 GOSTARIA DE SABER PARA TER RESULTADO COM FOSFATO NATURAL REATIVO DEVE SER CORRIGIR ACIDES DO SOLO ATRAVES DE APLICAÇAO DE CALCARIO DOLAMITICO OU ELE SO AGE COM ACIDES DO SOLO NAO SENDO NECESSARIO A CORRECAO ATRAVES DE CALCARIO

    ResponderExcluir
  7. Se você aplicar calcário pelo menos 30 - 90dias antes do plantio, seria muito bom. Isto vai melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de outros nutrientes. A acidez do solo favorece a solubilização dos fosfatos naturais. Mas num solo calcariado, a acidez liberada na ponta das raízes, os micro-organismos do solo, o CO2 do solo, ajudam na solubilização do fosfato natural. Se for uma cultura anual, recomendo usar uma mistura de fosfato natural e fosfatos solúveis em água. Em pastagens e culturas de ciclo longo pode se usar somente o fosfato natural desde que seja o tipo reativo.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.