quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Cálculo da Quantidade de Fertilizantes Orgânicos - Sólidos e Líquidos

As cascas de café, por serem ricas em nutrientes, devem retornar ao cafezal; elas contêm, para cada um quilo de cascas, 15 g N, 0,1 g P e 25 g de K.
Os materiais orgânicos utilizados no plantio devem ter sua relação C/N avaliada. Materiais ricos em carbono conduzem a uma falta de nitrogênio se não for utilizada uma fonte nitrogenada. Nos materiais orgânicos, os nutrientes, com exceção do potássio (K), estão na forma orgânica. É preciso uma decomposição e mineralização da matéria orgânica para liberar estes nutrientes para o solo. Por outro lado, a absorção de nutrientes pela planta, também é lenta. Isto é vantajoso porque não são necessárias adubações parceladas, e as perdas de nutrientes, por lixiviação, é bem menor.
Os materiais orgânicos devem ser analisados antes de aplicá-los na lavoura, porque varia de espécie para espécie, os teores de nutrientes; assim como os materiais oriundos de animais. A relação C/N é importante para sabermos o estágio provável de mineralização da matéria orgânica. Os fertilizantes orgânicos podem ser sólidos ou líquidos. Para calcular as necessidades dos mesmos utilizamos as fórmulas a baixo:
1) Fertilizantes orgânicos sólidos:

NFO = necessidade de fertilizante orgânico sólido aplicado ou a aplicar em kg/ha; g/planta;
A = quantidade de nutriente aplicado ou a aplicar em kg/ha ou g/planta;
B = teores de matéria seca MS % do fertilizante orgânico;
C = teor do nutriente na MS (%);
D = índice de conversão dos nutrientes, conforme tabela abaixo.



2) Fertilizantes orgânicos líquidos:

NFO = necessidade de fertilizante orgânico sólido aplicado ou a aplicar em kg/ha; g/planta;
C = concentração do nutriente no fertilizante orgânico em m³/ha ou L/planta
D = índice de conversão dos nutrientes.

5 comentários:

  1. Professor vou fazer um biofertilizante com esterco de galinha na minha propriedade.

    como seria o cálculo de quanto aplicar desse biofertilizante em 1 hectare de milho? aplicação seria por sistema de irrigação por gotejamento.

    obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que saber quanto de nutrientes fornecerá o seu produto, o que é possível pela análise do mesmo. Depois comparar com as necessidades do milho em termos de nutrientes>

      Excluir
  2. Professor,
    a aplicação de 12.000 L de vinhaça em uma lavoura de cana-de-açúcar resultou no fornecimento de 70 kg K2O/ha. Se o índice de conversão desse fertilizante orgânico for de 100%, qual a concentração de K2O em g/L na vinhaça?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!! Eu tenho uma dúvida!! Eu tenho um trabalho de produção de composto... eu gostaria de saber se tem como eu saber qual os teores de micro e macro de cada resíduo, tem algo na literatura???
    Estou utilizando folha da manga... de Oiti....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é mandar analisar os resíduos para trabalhar com a certeza da quantidade de macros e micros presentes neles.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.