quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Mamoeiro (2) - Adubação via Fertiirrigação

Na postagem "O Mamoeiro (1) - Calagem e Adubação via Solo" abordamos três tabelas de recomendação de nutrientes necessários e as quantidades de fertilizantes minerais para repor estes nutrientes. Nesta postagem vamos comentar a adubação via água (fertirrigação) e a periodicidade de aplicar os nutrientes durante o ciclo da planta. É claro que a consulta as Tabelas 1, 2 e 3 são necessárias.
A adubação por fertiirrigação tem uma série de vantagens: aplicação na hora que a planta necessita de um determinado nutriente; menores perdas de nutrientes por lixiviação, fixação e por volatilização.

Nitrogênio (N):
A aplicação na cova deve ser na forma orgânica e correspondente a 15% do N recomendado para o primeiro ano. O restante, de acordo com as Tabelas citadas, deve ser aplicado a cada sete dias.
ou quinzenalmente. No segundo ano, a recomendação de N deve ser dividida em parcelas e aplicadas, também, a cada sete ou quinze dias. Como fertilizante nitrogenado aplica-se a uréia, sulfato de amônio. No caso de usar sulfato de amônio, multiplicar por 2,25 as quantidades de uréia constantes nas Tabelas.
Fósforo (P):
Aplicar na cova 25 a 30% do P2O5 recomendado para o primeiro ano da cultura. As aplicações de fertilizantes fosfatados devem ser feitas de dois em dois meses. Para irrigação, as principais fontes são o fosfato diamônio (DAP), o fosfato monoamônio (MAP) e o ácido fosfórico. No segundo ano, divide-se a quantidade total de fósforo recomendado e aplica-se, também, de dois em dois meses.
Potássio (K):
Aplicar o total de potássio para o primeiro ano dividido em parcelas a cada sete ou quinze dias. No segundo ano, o total de potássio recomendado deve, também, ser dividido em parcelas e aplicado a cada sete ou quinze dias. As principais fontes de fertilizantes potássicos são o cloreto de potássio branco e o nitrato de potássio.
Análise foliar:
É importante o podutor fazer a análise foliar para ter uma idéia do quadro de nutrientes da cultura; serve para diferenciar se um stress da planta foi causado por doenças ou ataque de pragas, ou se é realmente uma deficiência ou excesso nutricional. Para que a análise foliar nos dê um resultado correto é preciso colher o tecido na época certa. No mamoeiro, o principal tecido que vai dar um resultado digno de confiança é o pecíolo da folha; é quando o pecíolo da folha apresentar na sua axila  uma flor prestes a se abrir ou que se abriu recentemente.
Assuntos Relacionados
Importância da Análise do Solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.