Começa a preocupação para regulamentar o limite máximo para as toxinas nos alimentos. Uma consulta pública vai regulamentar o texto.
As micotoxinas são produtos tóxicos produzidos por fungos, e encontradas nos alimentos, principalmente grãos. A ingestão destas substâncias, em grandes quantidades, é prejudicial à saúde humana podendo causar cirrose hepática, necrose aguda, e, até mesmo, o cancer.
O manejo incorreto da plantação e as condições de umidade e temperatura durante a armazenagem dos alimentos são as principais causas de contaminação dos mesmos. Os produtos como, café, chocolate, trigo e milho deverão seguir a regulamentação. As toxinas que farão parte da regulamentação são: aflatoxinas, ocratoxina A, desoxinivalenol (DON), fumonisinas (B1+B2) e patulina.
Os interessados em participar da consulta pública 100/2009 de 22/12 terão noventa dias para se manifestarem: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Alimentos, SIA Trecho 5, Área Especial 57 - Brasilia -DF CEP 71.205-050, ou Fax (61) 3462-5315, ou gicra@anvisa.gov.br
Veja mais
Limite Máximo para as Toxinas dos Alimentos
Veja mais
Limite Máximo para as Toxinas dos Alimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.