quinta-feira, 11 de março de 2010

Coexistência de Milhos Bt e Convencional

A resolução normativa nº 4 de 16 de agosto de 2007 da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) prevê o cumprimento da lei que determina a coexistência de milho transgênico (Bt) com o convencional. O Ministério da Agricultura, através de seus fiscais, farão a fiscalização e já informaram às empresas ligadas à produção de cereais que irão a campo.
O produtor que plantar milho transgênico deverá verificar se seus vizinhos irão plantar híbridos convencionais. Se for positivo, o produtor deverá deixar uma bordadura de 10 linhas de milho convencional do mesmo ciclo e porte semelhante ao transgênico; e mais 20 metros que podem ser aproveitados com o mesmo híbrido convencional utilizado no plantio das 10 linhas, ou com estrada ou rodovia, ou com outra cultura, ou com áreas de pousio. O importante é lembrar que não poderá ser plantado milho transgênico nesta faixa de 20 metros.

Se entre uma área de milho transgênico e uma de híbrido convencional do vizinho existir outras culturas, ou outras culturas mais parte de estradas ou rodovias, e a distância mínima, entre as áreas plantadas com milho, for de 100 metros, o produtor, que plantar o transgênico, fica dispensado da bordadura nesta divisa. Bom é relembrar que não poderá ser plantado milho transgênico nestes 100 metros.

Se as lavouras de milho transgênico forem vizinhas entre si, o produtor não precisará fazer a bordadura.
Os grãos colhidos na área convencional devem ser considerados como milho geneticamente modificado.
Áreas de Refúgio e manejo da resistência de insetos.
Estas áreas permitem que, na redondeza da lavoura com milho Bt, ocorra uma população de insetos suscetíveis, e estes se cruzem com os insetos resistentes da área com o gene Bt, obtendo-se, com isto, uma descendência de insetos suscetíveis evitando o aparecimento dos resistentes. A recomendação é que estes refúgios representem 10% da área total de milho e que não fiquem mais de 800 metros de distância da lavoura de milho Bt. Nestas áreas de refúgio, o milho híbrido usado deve ser da mesma variedade e com o mesmo ciclo.
O certo é que a fiscalização vai ser rigorosa, e pesadas multas serão impostas àqueles que não cumprirem a lei.

Outros Assuntos
Liberada a primeira soja transgênica brasileira
Metade do milho plantado pode ser transgênico
Soja transgênica com ômega 3
Rotulagem dos produtos transgênicos

3 comentários:

  1. Olá Gastão, seu blog já virou minha página de visita semanal. Parabéns pelas postagens. Meu nome é Patrick e gostaria de saber sua opnião sobre um tema muito discutido aqui no Goiás, a soja trangênica poderia estar em extinção ? Essa máteria dos grandes residos de glifosato nas sementes, e também o fato das ervas daninhas resistentes, o custo esta sendo maior que o cultivo convensional. Talvez o lançamento dos transgênicos tenha sido precipitado, necessitando um melhor manejo para uma condução, pois não era esperado esses problemas em 2004/05. O que o você acha a respeito ?

    ResponderExcluir
  2. A área de refugio deve ser 10% da área plantada de milho transgênico, da mesma variedade e do mesmo ciclo... Um pergunta, no momento em que aparecer lagartas no milho convencional pode ser feito aplicação de agrotóxicos para eliminação da mesma? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As áreas de refúgio são para manter insetos suscetíveis e ao cruzarem com lagartas das áreas Bt, permitam obter insetos não resistentes.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.