quinta-feira, 3 de junho de 2010

As Reações dos Fertilizantes Potássicos e o Solo

O potássio é um cátion que tem uma carga elétrica positiva, e é absorvido pela planta sob a forma de íon K+ presente na solução do solo. Os minérios de potássio não sofrem nenhum tratamento químico, como as rochas fosfatadas, para serem empregados diretamente na agricultura. Os minérios de potássio se formaram ao longo de milhões de anos pela evaporação de grandes mares e lagos que secaram, depositando no seu fundo os sais de potássio. No decorrer dos anos, estas camadas, existentes no fundo dos mares, foram cobertas por grandes camadas de rochas e solo. Por isto é que se encontram minérios de potássio a grandes profundidades (2.000 metros), causando um problema a sua exploração e a separação dos componentes não desejáveis.
Ao contrário do fósforo, o potássio oriundo da aplicação de fertilizantes potássicos, como o cloreto e o sulfato de potássio, não reage no solo para formação de compostos. O potássio absorvido pelas plantas está presente na solução solo ou adsorvido ao complexo coloidal do solo. Isto se faz a partir do deslocamento do potássio dos pontos de troca nos coloides.
Algumas argilas têm a capacidade de fixar o potássio, prendendo-o fisicamente. É o chamado "potássio fixado". Este pode ser trocado por outros cátions, como o íon NH3, e liberado, novamente, para a solução do solo.
Na solução do solo, o potássio é móvel e está sujeito à perdas por lixiviação. Mas como a concentração de potássio na solução do solo é muito baixa, estas perdas por lavagem são muito pequenas: exceto em solos arenosos de baixa capacidade de troca de íons.
O potássio tem o papel de elemento livre nas plantas. Não forma compostos mas é importante para inúmeros processos como: fotossíntese, formação dos frutos, resistência ao frio e às doenças, translocação do açúcar e outros produtos (reações enzimáticas), e formação de aminoácidos e proteínas. Por outro lado, as plantas precisam de potássio para manterem a pressão interna das células e evitar o murchamento.
As plantas de milho, soja e outras culturas devem conter no mínimo 2% de potássio em base de matéria seca. Em geral, a palha e os caules têm alto potássio, enquanto os grãos têm teor menor. No milho, os sabugos têm mais potássio que os grãos. Quando o nível de potássio cai na palha e nos caules, abaixo do ponto crítico, ocorrem possibilidades de acamamento; isto também ocorre quando os níveis de nitrogênio são altos e os de potássio são baixos. A deficiência de magnésio aparece quando os níveis de potássio são altos e os de magnésio são baixos.

Um comentário:

  1. Olá,

    Assim como a sua inicitiva de divulgar informações por meio deste Blog, para levar conhecimento a um maior número de interessados, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP está fazendo parte das redes sociais e promovendo semanas de debates online em nosso Blog.

    De 07 a 11 de junho o Centro de Citricultura do IAC "Sylvio Moreira" e o Blog AgriculturaSP, vão apresentar palestras, vídeos e debates sobre Citriculutra.

    Veja a programação do Blog e da Semana: http://migre.me/Lc2z

    Participe e recomende!


    Para mais informações, acompanhe o IAC:

    www.iac.sp.gov.br
    www.agriculturasp.blogspot.com
    www.twitter.com/agriculturasp
    www.flickr.com/agriculturasp
    www.youtube.com.br/agriculturasp

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.