sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Meta é Diminuir a Importação de Potássio

O Brasil importa mais de 90% do potássio consumido na fertilização das lavouras. Porém, o preço vem aumentando muito nos últimos anos o que se torna um problema quando se quer reduzir o custo de uma lavoura. A FertBrasil é uma rede de pesquisa e inovação, que congrega 138 pesquisadores e técnicos de 22 unidades de pesquisa da Embrapa e 73 de outras entidades de pesquisa e extensão. O objetivo é gerar e transferir tecnologia visando o aumento da eficiência dos fertilizantes, e identificar fontes alternativas de nutrientes, com a formação de novos produtos para a agricultura. Estas fontes seriam minerais e resíduos orgânicos. No caso dos orgânicos, os resíduos suínos e de aves. Segundo Vinicius Benites da Embrapa, 10 a 15% do potássio consumido no Brasil poderia vir de dejetos de animais. Outra fonte seria a vinhaça, subproduto da Usina de cana, rica em potássio, e que poderia suprir o equivalente a 25% do potássio importado. Nos minerais, a utilização de rochas silicáticas. A rede FertBrasil pretende disponibilizar no mercado 21 produtos e processos visando eficiência com economicidade. Com isto esperam alcançar uma diminuição de 1,40% na importação de potássio, de imediato. Será analisada, ainda, o impacto desta tecnologia no meio ambiente, em comparação com o emprego dos fertilizantes convencionais.

Um comentário:

  1. Caro Colega

    Como é sabido,em grande parte dos solos tropicais é fraca a retenção de catiões,em que se inclui o potássio,o que é o mesmo que dizer que é fraca a sua disponibilidade imediata. Quando a isso se soma a pobreza em reservas minerais,como acontece nesses solos,devido a acentuado intemperismo,e é muito elevada a dependência de importações de adubos,como aí sucede,cria-se uma situação que aponta cada vez mais à utlização de resíduos,privilegiando os que mais potássio encerram,onde se contam os vegetais e os dejectos líquidos e sólidos,tendo aqui cabimento,também,a mineralização,ou seja o uso de minerais potássicos moídos. Tudo isto,claro está,como tem sido,aliás,devidamente enquadrado em adequada experimentação,por tipo de solo e cultura.

    E é o que se me oferece dizer deste tão importante tema,mais um,dos muitos que o seu blogue tem contemplado,repetindo,aliás,o que nele foi dito. Muito boa saúde,Caro Colega.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.