segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prorrogada a Consulta de Texto para Classificação do Milho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorroga por 180 dias a consulta de texto para edição de novas regras de classificação do milho. A Instrução Normativa dispõe sobre requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem do produto. No requisito qualidade, as exigências serão definidas em relação ao uso proposto, consistência, tamanho, cor do grão e limites de tolerância para classificação em tipos de milho.

Um comentário:

  1. Caro Colega

    " As aplicações de calagem de maneira superficial
    (0-10cm) ou rasa têm proporcionado problemas de deficiências de manganês (Mn)".

    Vem isto no final do seu texto Adubação da Cultura do Milho,de 6 de Outubro de 2009.


    Pois foi uma calagem superficial feita não por mão de gente mas por mão de um vento que deu motivo ao primeiro trabalho que me coube.
    Tratava-se de uma região de vinha atravessada por uma estrada alcatroada que em tempos tinha sido de macadame calcário. A poeira calcária levantada pela passagem de carros e de carretas e impelida pelo vento viera depositar-se,ao longo de anos,sobretudo,
    numa das beiras,com penetrações um tanto variáveis.
    Essa deposição fez subir o pH dos solos,muito arenosos,a níveis indutores de insolubilização de manganês,o que se reflectia,visivelmente,nas folhas das videiras,e não só,pois toda a outra vegetação,arbustiva e arbórea,silvas e marmeleiros dos valados,pessegueiros,damasqueiros,pereiras,
    macieiras,laranjeiras,mostravam idêntico sintoma,a típica clorose intervenal.
    A subida do pH fazia-se sentir em toda a profundidade
    da surriba(70-8o cm),como mostram os seguintes valores:7,4(1ªcamada);7,6(2ª) e 7,8(3ª). No solo não afectado,o pH andava à volta de 5,8.
    Assim,as pobres raizes das videiras não tinham por onde esgravatar,pelo que não foram de estranhar os teores(ppm)médios de Mn analisados:40,em folhas normais,e 6,6,em folhas deficientes.

    Está aqui,pois,um exemplo de como "uma calagem de maneira superficial" pode proporcionar "problemas de deficiências de manganês".

    Termino,agradecendo-lhe muito o ensejo de referir um tal caso. Muito boa saúde,Caro Colega.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.