O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorroga por 180 dias a consulta de texto para edição de novas regras de classificação do milho. A Instrução Normativa dispõe sobre requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem do produto. No requisito qualidade, as exigências serão definidas em relação ao uso proposto, consistência, tamanho, cor do grão e limites de tolerância para classificação em tipos de milho.
Assuntos técnicos sobre fertilidade do solo, análise do solo, interpretação análise do solo, adubação, calagem, culturas em geral, fertilidade do solo, meio ambiente e agricultura sustentável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Colega
ResponderExcluir" As aplicações de calagem de maneira superficial
(0-10cm) ou rasa têm proporcionado problemas de deficiências de manganês (Mn)".
Vem isto no final do seu texto Adubação da Cultura do Milho,de 6 de Outubro de 2009.
Pois foi uma calagem superficial feita não por mão de gente mas por mão de um vento que deu motivo ao primeiro trabalho que me coube.
Tratava-se de uma região de vinha atravessada por uma estrada alcatroada que em tempos tinha sido de macadame calcário. A poeira calcária levantada pela passagem de carros e de carretas e impelida pelo vento viera depositar-se,ao longo de anos,sobretudo,
numa das beiras,com penetrações um tanto variáveis.
Essa deposição fez subir o pH dos solos,muito arenosos,a níveis indutores de insolubilização de manganês,o que se reflectia,visivelmente,nas folhas das videiras,e não só,pois toda a outra vegetação,arbustiva e arbórea,silvas e marmeleiros dos valados,pessegueiros,damasqueiros,pereiras,
macieiras,laranjeiras,mostravam idêntico sintoma,a típica clorose intervenal.
A subida do pH fazia-se sentir em toda a profundidade
da surriba(70-8o cm),como mostram os seguintes valores:7,4(1ªcamada);7,6(2ª) e 7,8(3ª). No solo não afectado,o pH andava à volta de 5,8.
Assim,as pobres raizes das videiras não tinham por onde esgravatar,pelo que não foram de estranhar os teores(ppm)médios de Mn analisados:40,em folhas normais,e 6,6,em folhas deficientes.
Está aqui,pois,um exemplo de como "uma calagem de maneira superficial" pode proporcionar "problemas de deficiências de manganês".
Termino,agradecendo-lhe muito o ensejo de referir um tal caso. Muito boa saúde,Caro Colega.