quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fertilidade do Solo - Preocupações de um Passado Recente

Vou transcrever abaixo um comentário do leitor "msg" (algures neste vale,) o qual tem se destacado diariamente com seus comentários profícuos e pertinentes aos assuntos do blog e, também, enriquecendo com a sua experiência e conhecimentos, nos brindando com as mesmas. Para isto transcrevemos na íntegra o referido comentário. 

Caro Colega
Em primeiro lugar,estou-lhe muito grato por se dispor a aceitar,até quando entender,páginas de um caderno já um tanto amarelas.Depois,umas palavras prévias em relação às citações que se seguem. Trata-se de escritos muito antigos,que reflectem as preocupações desse tempo,num enquadramento geral. Mas dado o nível dos autores,essas preocupações estavam bem fundamentadas. O tempo de hoje é muito outro,mas o
condicionalismo permanece, em que se cruzam os factores de sempre,físicos,químicos, biológicos,em contínua interligação activa,pelo que preocupações persistem. Mas o colega dirá se vale a pena revelar as do passado remoto.
Schofield,R.K.(1955-Can a precise meaning be given to available soil phosphorus? Soils Fertil.,Harpenden 18:373-375),apreciando o sucesso parcial que os químicos agrícolas têm tido na avaliação do chamado fósforo "assimilável",sugeriu uma nova hipótese de trabalho baseada na determinação dum potencial químico apropriado. A aplicação desta medida apresenta,todavia,certas dificuldades;porém,segundo Schofield,"a despeito destas dificuldades,a hipótese sugerida merece ser explorada,pois mostra-se a melhor esperança imediata de dar alguma ordem ao presente caos".
Nye,P.H.(1963-Soi analysis and assessment of fertility in tropical soils. J.Sci.Food Agric.14:277-280),sobre aspecto semelhante,pronunciou-se do seguinte modo:"A não ser que um processo...capaz de universal aplicação seja adoptado,o futuro da análise do solo consistirá numa série interminável de ensaios de fertilização realizados com o fim de obter correlações com um número sempre crescente de soluções extractivas".
Bradfield,R.(1961-A quarter century in soil fertility research and a glimpse into the future.Proc. Soil Sci.Soc.Am. 25:439-442),por ocasião do 25º aniversário da Sociedade Americana da Ciência do Solo:"Parece-me que não podemos deixar de concluir que a razão de continuarmos a investigar e a reinvestigar certos aspectos da fertilidade do solo está em que ainda não sabemos predizer com confiança o que acontecerá em cada caso particular,pois há muitos parâmetros envolvidos que não somos ainda capazes de identificar,medir ou interpretar".
E pronto,Caro Colega,basta de citações,ficando de reserva umas tantas, que não acrescentariam muito mais.
Muito boa saúde,e,mais uma vez,os meus agradecimentos.
MSG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.