sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fiscalização do Vazio Sanitário da Soja

O que é Vazio Sanitário da soja?
Vazio sanitário é o período de 90 dias em que se verifica uma ausência total de plantas de soja. Este período, em alguns Estados, vai de 15 de junho a 15 de setembro, e em outros Estados de 1º de julho a 30 de setembro. Neste período, todas as plantas vivas de soja devem ser erradicadas, seja por meio de defensivos ou seja por equipamentos, nas áreas sob irrigação, nas áreas de cultivo tradicional ou qualquer outra modalidade. Esta prática foi adotada em 2006 pelos Estados de Mato Grosso e Goiás, para reduzir os danos causados pela doença ferrugem
asiática. Em 2007, o vazio sanitário foi estendido para os Estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais. Em 2008, os Estados do Paraná e Bahia começaram a participar do programa vazio sanitário das lavouras de soja. As semeaduras de soja irrigada, na entressafra, serviram para manter o fungo na lavoura, prejudicando as safras de verão. O fato é que o produtor, seja ele proprietário, arrendatário ou detentor de áreas cultivadas com soja, tem que eliminar toda espécie de planta de soja viva, na lavoura e nas redondezas, através da utilização de herbicidas ou controle mecânico ou capina manual. Esta operação deve ser feita antes do início do período de vazio sanitário. Agora, no Mato Grosso, a fiscalização pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) vai ser iniciada em Sorriso, onde 77 propriedades serão visitadas, e os produtores que não estão cumprindo o vazio sanitário serão notificados. Se notificado, o produtor tem o prazo de 10 dias para erradicar as plantas vivas.
Qual o objetivo do vazio sanitário?
O objetivo é proteger as lavouras de soja contra a infestação do fungo da ferrugem asiática que infesta as lavouras precocemente. Os plantios para fins de pesquisa estão liberados, neste período, com autorização do Indea/MT. Mas esta autorização depende de um requerimento especial das instituições de pesquisa junto ao Indea/MT, assumindo um termo de compromisso com os procedimentos para o plantio de soja no período. Mas, mesmo assim, não fogem da fiscalização por parte do Indea/MT.
O que é a ferrugem asiática?
A ferrugem asiática é ocasionada pelo fungo Phakopsora pachyrhise. O fungo se adapta às temperaturas de 15 a mais de 30° C, e os danos são severos nas folhas que sofreram molhamento por mais de 10 horas. Os esporos do fungo são disseminados pelo vento atingindo áreas vizinhas. As perdas nas lavouras infectadas poderão ser severas. Para conhecer melhor a ferrugem asiática, acesse o link abaixo, que tem um artigo muito bom da Infobibos - Informações tecnológicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.