sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Classificação dos Fertilizantes quanto à Compatibilidade

Muitas dúvidas surgem em relação à mistura de matérias-primas no que diz respeito à incompatibilidade entre elas. Certas matérias-primas não podem ser misturadas com outras ou podem ser misturadas próximas à aplicação no solo. Outras podem ser misturadas, sem problemas. Quanto à compatibilidade, as misturas de adubos são classificadas desta maneira:
1. Compatíveis: são aquelas misturas que não apresentam alterações em suas características físicas e/ou químicas. É o caso da uréia com cloreto de potássio; o sulfato de amônio é
compatível com quase todos adubos nitrogenados; o MAP é compatível com os adubos nitrogenados e superfosfatos;
2. Semicompatíveis ou limitadas: são aquelas misturas que devem ser misturadas um pouco antes da aplicação. Por exemplo: uréia mais superfosfatos; DAP e os superfosfatos;
3. Incompatíveis: são aqueles fertilizantes que não podem ser misturados entre si. Por exemplo: uréia mais nitrato de amônio ou nitrocálcio; nitrato de cálcio mais cloreto de potássio; uréia mais termofosfatos; escórias e termofosfatos são incompatíveis com a maior parte dos fertilizantes, motivo pelo qual deve-se pesquisar a sua combinação; o calcário não deve ser misturado com os fosfatados. Na fertirrigação, evitar a mistura de fertilizantes fontes de cálcio com fontes de enxofre.
Na fertirrigação, os cuidados com o uso de matérias-primas deve ser fundamental, para evitar problemas no sistema de irrigação. Furlani,P.R & Pires, R.C.M explicam como misturar os fertilizantes na "fertirrigação em pequenas frutas" utilizando tanques em separado. Para maiores informações acesse o link abaixo:

26 comentários:

  1. nunca tive problemas em misturar nuitrato de calcio com cloreto de potassio e oreia na mesma caixa de fertirrigação

    ResponderExcluir
  2. Porque Fosfato com Calcário é Incompatível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o cálcio reagem como fosfato voltando à forma tricálcica que é insolúvel.

      Excluir
  3. Bom dia amigo, gostaria se possívelo senhor mim tirar essa dúvida,como usar o calcário com o super simples na cova,pois aqui onde moro só tem esses.Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário não deve ser misturado com o superfosfato e aplicado no solo. Aplique o calcário incorporado com uma camada de terra na camada de 0-40 cm. Cubra com uma fina camada de terra e aplique o superfosfato. Se pode aplicar o superfosfato 30dias após a aplicação do calcário, também serve.

      Excluir
    2. a camada de 0-40 cm refere-se à plantação de frutíferas.

      Excluir
  4. Porque não posso misturar produto a base de nitrato com super simples super triplo /03.15.00 /03.17.00?

    ResponderExcluir
  5. olá boa tarde, segundo a tabela de incompatibilidades uréia e DAP podem ser misturados, no entanto quando a mistura é feita esses produtos reagem entre si. O Senhor poderia me explicar o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são compatíveis, podem ser misturados. Você não deu maiores informações relativas à mistura feita, em que condições, quando,, etc. A ureia é muito higroscópica, absorve facilmente a umidade do ar e vira uma lama. Foi isto que você verificou?

      Excluir
  6. Se eu usar o nitrato de calcio junto com o cloreto de potássio o que acontece?

    ResponderExcluir
  7. veja o quadro no texto os nitratos e cloreto são compatíveis

    ResponderExcluir
  8. Pode-se usar cinza de madeira de forma a alcalinizar o solo como fator de correção e logo em seguida adicionar npk ou uréia?

    ResponderExcluir
  9. Posso misturar MAP com Cloreto de potássio no mesmo tanque para fertirrigação por gotejamento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar no texto a figura que mostra a compatibilidade dos produtos, verá que o MAP e o cloreto de potássio são compatíveis.

      Excluir
  10. Quais são os problemas de misturar calcários com cloreto de potássio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são semicompatíveis. O Calcário deve ser aplicado isoladamente e no mínimo 90 dias antes do plantio para que ele reaja com o solo e melhore a fertilidade.

      Excluir
  11. Ola seria possível portanto, misturar o termofosfato com um calcario dolomítico? Oque impede a reação entre o fósforo e cálcio? Muito obrigado pelas infos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é quando se aplica calcário junto com fertilizantes fosfatados onde o P é solúvel em água (superfostatos triplo, simples, DAP, MAP),por causa da reação entre eles. O fosfato volta à forma tricálcica, insolúvel. Para saber mais leia em:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/05/as-reacoes-dos-fertilizantes-fosfatados.html

      Excluir
  12. Bom dia.Posso aplicar,via fertirrigaçao, nitrato de calcio e sulfato de magnésio,juntos,na mesma caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você olhar no quadro de compatibiidades verá que o nitrocálcio e sulfato de potássio e magnésio são compatíveis. Não tem o sulfato de magnésio, mas nitrocálcio e potássio são compatíveis.

      Excluir
  13. Boa noite, posso usar o sulfato de potassio junto com o MAP, MAGNESIO e o BORO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhando o quadro das compatibilidades na publicação, você verá que o sulfato de potássio é compatível com o MAP. Sim pode usar.

      Excluir
  14. Boa noite, posso misturar de forma foliar Sulfato de Magnésio (0,5%) com Fosfato monoamónico (1%)? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Nuno. Sem problema. Se você olhar a figura anexa no artigo, você observará que o MAP é compatível com várias matérias primas, exceto as escória e termofosfatos.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.