quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Manejo do Método V% para Cálculo da Calagem

Devido as condições de acidez dos solos brasileiros e a resposta das culturas em produtividade à aplicação do calcário, houve um avanço muito grande na adoção da prática da calagem. Hoje, não se pode pensar em maior produção sem a neutralização da acidez do solo. Num solo corrigido, os nutrientes apresentam melhor disponibilidade e são melhores absorvidos pelas plantas. Na faixa de pH 6,0 a 7,0 há uma melhor disponibilidade dos
nutrientes chegando a 100%. Entretanto, solos mal corrigidos ou com excesso de calcário (supercalagem) provocam uma menor disponibilidade dos nutrientes e toxidez de alguns.

Existem vários métodos de calcular a necessidade de calagem, que variam de Estado para Estado, em virtude dos resultados de pesquisa  e da calibração buscando a maior produção econômica. Um destes métodos, a elevação da saturação por bases (V%), é feita para diminuir as perdas de bases que ocorre entre as calagens.
Leia também:  Cálculo da calagem pelo método saturação por bases

As recomendações para milho, por exemplo, é buscar a elevação de bases para 60 a 70% (V2). Mas, a interpretação da análise do solo deve ser feita olhando o resultado como um todo e não verificar somente o valor V% indicado (V1).
O resultado da análise pode ser de um solo com muita matéria orgânica. Ora, na decomposição da matéria orgânica há uma oferta de Ca e de Mg e produção de substâncias que reduzem a atividade do Al da solução do solo. Dir-se-ía que a matéria orgânica substituiria o calcário. Mas, em que quantidades? Neste caso, busca-se elevar o V% a um patamar mais baixo. No caso acima, para um valor V entre 50 a 60%. A quantidade de calcário calculada irá diminuir.
Porém, a fertilidade da lavoura deve ser monitorada nos anos seguintes, através de análises de solo, corrigindo os problemas encontrados. As amostras de solo coletadas devem obedecer a um padrão de qualidade, buscando uma amostra homogênea que seja uma média representativa da área. Não basta tirar somente uma amostra da área da lavoura. Solos com coloração e textura diferentes, manchas onde não cresce nada ou mal desenvolvimento das plantas, declividade, etc, requerem uma amostra média de cada ponto destas situações. O produtor rural deve buscar a ajuda da assistência técnica para ter sucesso na condução da lavoura e obter altas produtividades. O produtor deve ter em mente que as maiores produtividades são alcançadas quando a fertilidade do solo é elevada aos patamares propostos pela pesquisa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.