quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Armazenagem dos Fertilizantes na Propriedade Rural

Pilha mal formada de sacos de fertilizantes

Ainda se vê no campo ou em galpões, fertilizantes ensacados ou abertos, expostos à umidade, ao sol, ao calor, deteriorando suas propriedades físicas e químicas. Nestas condições, as perdas de nutrientes ou reações químicas que se verificam, contribuem para diminuir ou, mesmo, anular, a eficiência dos fertilizantes. Pode-se armazenar sacos de fertilizantes a céu aberto, mas cuidados devem ser tomados para impedir a deterioração e
perda de nutrientes. Já abordamos as perdas que se verificam no solo, tanto pela lixiviação do N e K, pela erosão e pela fixação do P, se não houver um bom manejo da adubação NPK. Então, estas perdas mais as perdas ocasionadas pelo mal armazenamento vão refletir no bolso do produtor. É dinheiro posto fora.
A armazenagem dos fertilizantes, na propriedade, pode ser feita em galpões fechados, em galpões semi-abertos e a céu aberto.
1) Em galpões fechados


O produto deve ser armazenado sob pallets de madeira ou lona plástica, a fim de evitar o contato direto com a umidade do piso. A umidade provoca estrago no produto. Os sacos de fertilizantes devem estar fechados, não rasgados, pois nestas condições a uréia, por ser muito higroscópica, absorve a umidade do ar e vira uma lama. Se o galpão é muito quente, a uréia perde N por volatilização. Os adubos fosfatados, potássicos e as fórmulas NPK merecem os mesmos cuidados, pois os fosfatados, na presença de umidade, há uma reação química que prejudica a eficiência, além da compactação do produto. A altura das pilhas deve ser até 20 sacos. O lastro deve conter 50 sacos de fertilizante, o que dará um total de 1.000 sacos ou 50 toneladas por pilha. Deve-se manter um afastamento de 60 cm entre as pilhas e 50 cm das paredes para que o ar circule livremente, pois a ventilação é primordial. O produtor deve identificar cada pilha, de mesmo produto, com cartazes (placas de madeira) apontando o tipo de fertilizante simple (uréia, sulfato de amônio, superfosfato triplo, etc) e as fórmulas completas com as garantias de N, P2O5 e K2O. Isto vai facilitar o trabalho dos empregados e evitar abertura de sacaria e utilização errônea do produto.
Outro cuidado essencial é a verificação de que não existam falhas no telhado que possibilitem a entrada da água da chuva.
IMPORTANTE: É proibido pela Legislação a armazenagem de fertilizantes junto com agrotóxicos e rações para animais. O proprietário é responsabilizado por isto, numa fiscalização.
2) Em galpões semiabertos


Seria o caso daqueles galpões sem paredes laterais. As condições de armazenamento dos fertilizantes são as mesmas para aqueles em galpões fechados. Como não existem paredes laterais, o produtor deve tapar com lona plástica estas aberturas para impedir que a chuva entre e umedeça os sacos de adubo. Não esqueça de identificar cada produto com cartazes.
3) A céu aberto

Esta alternativa deve ser sempre evitada, pois os cuidados e riscos são maiores. Mas, em muitas propriedades o produtor não tem um abrigo coberto para isto. Neste caso, a armazenagem a céu aberto poderá ser uma alternativa bem conduzida. Deve-se construir uma base com pedra britada e terra lavada ou pó de pedra. Esta base deve ter uma área de 20 m² e uma altura de piso de 10 cm. Nas laterais, abrir valas para o escoamento da água das chuvas. As pilhas devem estar dispostas numa perfeita amarração para evitar o tombamento. As últimas camadas devem ser dispostas em forma de vértice (caimento) para facilitar o escorrimento da água das chuvas, evitando que fique empoçada na parte superior da lona. As pilhas devem ser envelopadas com lona plástica preta, nos lados maiores, depois nos lados menores e, finalmente, uma lona que cubra toda pilha. Por fim, amarrar a pilha com corda de nylon de 1/4 de polegada. Não misturar os produtos na pilha. Identificar cada pilha, com as garantias e nome dos produtos para fácil manuseio, no momento da prática de adubação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.