terça-feira, 14 de abril de 2015

Os Vegetais Absorvem P2O5 e K2O ?


Esta é uma pergunta que muitos leitores fazem ou por quê os fertilizantes exprimem nas suas garantias que possuem tanto por cento de fósforo na forma de P2O5 ou tanto por cento de potássio na forma de K2O. Ora os fertilizantes não contêm P2O5 nem K2O. Por outro lado, a planta não absorve fósforo na forma de P2O5, nem potássio na forma de K2O. A legislação brasileira é quem usa P2O5 e K2O como uma forma de expressar as garantias destes nutrientes. É apenas do ponto de vista comercial. Na maior parte dos fertilizantes fosfatados, o fósforo se encontra na forma de fosfato de cálcio e fosfato de amônio, entretanto, no solo, as raízes das plantas absorvem o fósforo na forma de ortofosfatos, H2PO4- e HPO4²-, de acordo com o pH
do solo. Por outro lado, as plantas absorvem o potássio na forma de íon K+. As recomendações de adubação são em função do teor de P2O5 dos adubos fosfatados e do K2O, porque seu fósforo e potássio são garantidos, tanto comercial como pela legislação, pelo teor de P2O5 e de K2O.
Quando um fertilizante é aplicado ao solo, ele sofre reações químicas e biológicas que liberam na solução do solo NH3, H2PO4- ou HPO4²- e K+. Estes íons podem ser absorvidos pelas plantas, ou se acumularem no solo, ou estão sujeitos às perdas.
Os adubos nitrogenados têm o nitrogênio (N) como unidade expressa em garantia, mas as plantas absorvem NO3 e NH4, nitrato e amoniacal, respectivamente.

1. Sulfato de amônio
(NH4)2SO4 ------------------> 2NH4 + SO4
2. Nitrato de amônio
NH4NO3 ---------> NH4  +  NO3
3. Ureia
CO(NH2)2  +  H2O ---------> H2NCOONH4 --------> 2NH3 + CO2
NH3  + H2O ----> NH4+  +  OH-

Os nitratos são absorvidos imediatamente pelas plantas ou podem ser carreados para as camadas mais profundas do solo pelas águas das chuvas ou de irrigação. Os nitratos (NO3-) têm carga elétrica negativa, o que impede de serem retidos pelos coloides do solo. Os nitratos também podem ser perdidos na forma de óxidos, como NO e NO2, pelo processo da desnitrificação, como acontece quando ocorre falta de oxigênio no solo (arroz inundado).
Os íons amoniacais (NH3) são absorvidos pelas plantas, mas em menor grau se comparados aos nitratos, ou são transformados em nitratos pelo processo da nitrificação, ou retidos pelas cargas elétricas negativas dos coloides - o íon amônio tem carga positiva - ou se transformar em NH3 e volatizar. Esta volatilização ocorre, principalmente, quando aplicados fertilizantes nitrogenados amoniacais em solos alcalinos.
A ureia para completar a reação precisa da ação de uma enzima, a qual é fornecida pelos micro organismos do solo.

Os adubos fosfatados solúveis em água quando aplicados ao solo liberam o fósforo na forma de ânions H2PO4- ou HPO4²-, conforme o pH do solo. Uma parte destes ânions reage com o cálcio (Ca) em solos alcalinos no fenômeno chamado retrogradação do fósforo ou, no caso de solos ácidos, com os óxidos de ferro e alumínio formando compostos insolúveis não aproveitados pelas plantas, conhecida como fixação do fósforo. Estas reações são a causa da baixa mobilidade do fósforo no solo. Por isto, a preocupação de se aplicar os fertilizantes fosfatados ao maior alcance do sistema radicular.
Já ouvimos falar que menos de 30% do fósforo aplicado é absorvido pelas plantas, em decorrência destas causas. A calagem é uma prática para aumentar a disponibilidade de fósforo no solo, pois ela neutraliza o alumínio e o ferro diminuindo a ação dos mesmos na fixação do fósforo.

Os adubos potássicos quando em contato com a umidade do solo liberam íons K+ que são absorvidos pelas plantas, ou retidos nas cargas negativas dos coloides do solo, ou serem lixiviados para camadas mais profundas no caso de solos arenosos. Um manejo cuidadoso deve ser feito na recomendação de potássio em solos arenosos pelo parcelamento da dose e não aplicação de grandes quantidades, para evitar a lixiviação deste nutriente. 

13 comentários:

  1. Gostei muito do artigo! E alem disso gosto muito do blog. É ótimo. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de um esclarecimento por favor.
    Ésabido que a maioria dos colóides do solo possui cargas negativas, diante disso, no artigo acima foi dito que a maioria dos fosfatos liberam fósfora em forma anionica, e pelo que sei, o fósforo é o nutriente que mais é colocado no solo devido o grau de fixação do mesmo no solo, efim, como que ele é fixado sendo que é liberado na forma de ânios?
    Nesse caso não teria que lixiviar pelo falo de ser ânio e repelir com os colóides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estas formas se encontram na solução do solo e são absorvidas pelas plantas, conforme o pH. Como existe um equilíbrio entre a solução do solo (líquida) e a parte sólida, estes ânions são retidos nesta parte sólida reagindo com Ca e Fe. .

      Excluir
  3. Onde está o método para converter a concentração de, por exemplo, KH2PO4 em um fertilizante para P2O5 e K2O??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A legislação Brasileira de Fertilizantes e as indústrias do gênero adotam expressar o P e K em P2O5 e k2O respectivamente.
      As análises eram feitas por calcinação e usavam os óxidos para expressar os teores dos nutrientes. No calcário, o Ca e o Mg são expressos em CaO e MgO respectivamente.

      Excluir
  4. Muito obrigado pelas informações!! Òtimo conteúdo!!

    ResponderExcluir
  5. Posso fazer a análise elementar de P e depois fazer a conversão para P2O5?

    ResponderExcluir
  6. Tarde professor. Permita-nos aqui expressar a sensação ao ler suas aulas (porque é o que considero que são). A satisfação de aprendizado é enorme. Fica tudo muito claro e compreensivo. Apesar de não conhecê-lo, não ter sido seu aluno presencialmente falando, considero-o nosso mestre. Nunca é demais agradecê-lo, muito obrigado. Muita saúde pro senhor e seus familiares!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos Paulo. seu comentário nos motiva a continuar compartilhando informações e também aprendendo com vocês leitores. Um abraço.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.