terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aproveitamento das Algas Calcárias na Agricultura

O lithothamnium calcareum é uma alga marinha calcária que pode apresentar 46% de CaO, 4,2% de MgO, uma reatividade de 99% e um PRNT de 92,6%. Em teores de Ca e Mg isto representa 33% de Ca e 2,5% de Mg.
O uso do produto apresenta baixo custo de processamento. As algas são retiradas do fundo do mar, por dragagem, submetidas a uma secagem natural e depois ensacadas e estocadas.
Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras - MG observaram que aplicada em conjunto com a vinhaça, nas lavouras de cana-de-açúcar, apresentou resultados significativos como condicionador do solo e liberação de vários nutrientes, como o Ca, Mg e Si. Houve, também, uma melhoria do pH do solo, criando condições melhores para a disponibilidade dos nutrientes.
Segundo o Prof. Paulo César Melo da UFLA, o produto pesquisado já apresentava aumento do açúcar em frutas como laranja, mamão, goiaba, maracujá e outras. Depois, Melo testou o produto em lavouras de cana usando o produto misturado com vinhaça, somente vinhaça e área sem os produtos. Constatou que houve um aumento 52% na produção de açúcar e álcool quando se aplicou a mistura do produto com a vinhaça. O produto potencializou o efeito da vinhaça. Quando comparado à área que não recebeu nenhum tratamento, o aumento foi de quase 100%.


REFERÊNCIA


Revista pesquisa FAPESP - Ed. 197. Jul 2012. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/07/16/fertilizante-marinho/>  Acesso em: 30 Ago 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.