terça-feira, 2 de junho de 2009

A Relação C/N

Em áreas de plantio direto é comum o uso de plantas com a finalidade de cobrir o solo. Portanto, as plantas subsequentes são beneficiadas com esta prática. Tem-se verificado que as leguminosas possuem a relação C/N menor na parte aérea, liberam nitrogênio na sua decomposição, beneficiando as plantas em cultivos posteriores. Já as gramíneas, como a aveia preta, apresentam uma relação C/N maior o que sugere a adição de nitrogênio para a decomposição de sua palha.
As leguminosas que são fixadoras do nitrogênio do ar, graças ao rizóbio presente em nódulos nas raízes, são de decomposição mais rápida e com uma relação C/N próxina de 20. As gramíneas, pelo contrário, são de decomposição mais lenta e apresentam uma taxa C/N maior porque o conteúdo de nitrogênio (N) presente na massa verde é mais baixo.
O plantio continuado de uma mesma cultura, na mesma área, acarreta uma série de problemas tais como: queda na produtividade, aparecimento de ervas daninhas, maior ocorrência de doenças e pragas e a degradação do solo. No caso das doenças, os patógenos permanecem no solo atacando as novas plantas. Daí a necessidade de ser feita a rotação de culturas. A melhor prática é plantar soja e milho seguido de gramíneas. Em alguns locais, a rotação de culturas torna-se uma prática econômica.
Algumas plantas, como a ervilhaca, que têm a capacidade de fixar o nitrogênio do ar, chega a fornecer 90 kg/ha de N. Outras espécies, que não são fixadoras de N, apresentam raízes maiores e retiram o nutriente das camadas mais profundas do solo. Pela decomposição, devolvem este N ao solo nas camadas superficiais.
As plantas usadas na coberura do solo apresentam uma série de vantagens:
  1. diminuição do uso de herbicidas, pois há um controle sobre as ervas daninhas que não conseguem sobreviver;
  2. retém mais a umidade do solo;
  3. aumentam a matéria orgânica do solo pela decomposição da palha;
  4. maior controle de pragas e doenças pois o ciclo dos patógenos e insetos é interrompido com o plantio de espécies que não os hospedam;
  5. reduzem a erosão do solo pois a lavagem das camadas superficias, pela ação das chuvas, é dificultada;
  6. proporcionam melhoria das condições físico, químicas e biológicas do solo pelo aumento da matéria orgânica;
  7. reduzem a perda de nutrientes das camadas superficiais, pela ação das chuvas, em solos que sofrem com a erosão.
Mineralização da Matéria OrgãnicaPara que o N orgânico seja aproveitado pelas plantas é preciso que os microorganismos do solo promovam a mineralização da matéria orgânica. Os microorganismos do solo utilizam o nitrogênio (N) como energia e o carbono (C) oriundo dos restos vegetais para formarem tecidos do próprio corpo. O nitrogênio (N) excedente será liberado para o solo e colocado à disposição das plantas para o seu desenvolvimento e produção. Seria, por exemplo, o caso do milho em sucessão que aproveitaria este nitrogênio. " O N orgânico para ser mineralizado tem que ser primeiro imobilizado pelos microorganismos ".A relação C/N determinará o processo de decomposição, mineralização e disponibilidade de nitrogênio (N) para as plantas. Ela não é constante em todo o processo de desenvolvimento das culturas, mas varia com a idade das plantas. Restos vegetais que apresentam alta relação C/N, como o caso do azevém, aveia preta, centeio, sorgo granífero e o forrageiro, milheto e outras gramíneas, são de decomposição lenta e a liberação de N é menor por causa da mineralização lenta e a cultura em sucessão poderá não aproveitar todo o nitrogênio (N) que seria disponibilizado. O uso de palhada de braquiária, por ter uma relação C/N muito alta, não traz nenhuma vantagem no fornecimento do nutriente (N), apesar de contribuir para a cobertura do solo. Há o aparecimento de um inseto, o "bezouro cinza", que ataca as plantinhas de milho, quando cultivdo em sucessão, diminuindo a população de plantas e, consequentemente, a produtividade. O nabo forrageiro, como cultura de inverno, pode ajudar na redução populacional do bezouro cinza. Os custos com a dessecação da braquiária é mais onerosa pois necessita de 4 a 5 vezes mais dose, por aplicação, do que a usada quando se trata do nabo forrageiro. A dessecação do nabo forrageiro requer 1 l/ha de produto específico. Talvez, para áreas novas, na implantação do sistema de plantio direto, a braquiária possa ser utilizada.

Vamos supor um agricultor que tem na sua propriedade materiais como "húmus e alfafa. Ele quer estabelecer, na formação de um composto, uma relação C/N maior que 30:1. O húmus tem uma relação C/N 10:1 enquanto a alfafa 14:1. Juntando os dois materiais chega-se a uma relação C/N 12:1 (10 + 14 dividido por 2). Para chegar aos 30:1 ou mais, o agricultor terá que usar um produto rico em carbono (C) . Ele consegue isto com restos de cana-de-açúcar que tem uma relação C/N de 50:1 ou palha de aveia que tem uma relação C/N igual a 80:1. Se misturar o húmus e alfafa com os restos de cana vai conseguir uma relação C/N igual a 31:1 (12 + 50 dividido por dois. Se misturar o húmus e alfafa com a palha de aveia a relação C/N será de 46:1 (12 + 80 dividido por 2). O agricultor deve providenciar na análise dos materiais que tem na propriedade para um conhecimento melhor dos teores da relação C/N presente nos produtos.

24 comentários:

  1. Pergunta n 1: Pra que adicionar Húmus pra fazer um composto se o resultado final que se espera de uma compostagem é o Húmus, ou a matéria orgãnica humificada?
    Horrível essa aula. O referido professor deveria ler alguma coisa sobre matéria orgânica antes de tentar dar uma aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi isso que ele quis dizer. Vc que entendeu errado. Seja humilde e respeite o profissional, que está se dedicando em compartilhar conhecimento!

      Excluir
    2. Não foi isso que ele quis dizer! Vc entendeu errado. Seja humilde e respeite o profissional, pois ele está disseminando conhecimento importante, disponível até mesmo para quem não mereceria!!

      Excluir
  2. o prezado leitor "anômimo" devia ler mais atentamente a matéria. São exemplos de como trabalhar com a relação C/N. No caso do produtor quer aumentar ou diminuir a relação C/N usando produtos que tem na sua propriedade.

    ResponderExcluir
  3. Professor bom dia! estou atentamente acompanhando sua materia, mim chamo Eliedson, email eliedsonlima@gmail.com, a perguna é a seguinte: porque aumentar o teo de carbono se o que entereça e o aumento do nitrogenio, evitando a absorção de nitrogenio aplicado na adubação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, eu sou Tarcisio Duarte, graduando em Zootecnia pela UFRRJ, e estou aqui para agradecer pelos posts que me ajudaram a entender mais sobre a relação C/N e os diferentes métodos de utilização! Não pude deixar de notar a seguinte frase:" O N orgânico para ser mineralizado tem que ser primeiro imobilizado pelos microorganismos ". E isto me chamou a atenção, pois não encontrei nenhum post sobre a utilização de microorganismos no solo para o auxilio na produtividade das culturas. E eu queria pedir se poderia fazer algum post acerca deste assunto, sobre a utilização de fungos micorrizicos ou outros microorganismos!
    Muito Obrigado!
    e-mail: tarcisio_duarte_18@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio, obrigado. Este é o objetivo do blog. Vou lhe passar links de artigoss já publicados no Blog, sobre a ação dos microorganismos.

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/10/importancia-das-micorrizas.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/08/os-microorganismos-do-solo-na.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/06/microorganismos-na-recuperacao-de-areas.html

      Por favor, responda se estes artigos atenderam a sua necessidade. Um abraço

      Excluir
  5. Como eu sei a que tá a relação C/N na minha análise de solo????

    ResponderExcluir
  6. ola professor
    obrigada pela aula, foi direto e simples.
    gostei

    ResponderExcluir
  7. Ola, gostaria de saber pq é melhor um relacao carbono , nitrogenio baixa, no caso do uso de adubo de dejetos de animais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2009/12/compostagem-manter-relacao-cn.html

      Excluir
  8. olá, gostaria de entender essa relação C/N. Pq esses dois elementos estão relacionados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia os artigos relacionados no link abaixo:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/search/label/rela%C3%A7%C3%A3o%20C%2FN

      Excluir
  9. Bom dia professor
    Saberia me informar a quantidade necessaria de N/tonelada de palhada de milho para decomposiçao do mesmo?.....Visando o plantio de milho sobre milho em sucessao, em área irrigada...
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/05/adubacao-nitrogenada-do-milho-em-funcao.html

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença está na velocidade de decomposição. Os de alta relação vão retirar N do solo para favorecera decomposição ou haverá necessidade de aplicar nitrogenado. O certo é manter uma relação C/N equilibrada.

      Excluir
  11. Oiee
    Sabe me dizer sobre como a relação C/N de uma palhada/cobertura vegetal interfere na disponibilidade de N as plantas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o texto? Está explicado nele.
      Leia mais em
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/05/adubacao-nitrogenada-do-milho-em-funcao.html

      Excluir
  12. O que uma planta com relação C/N alta acrescenta de positivo para o manejo de uma área agrícola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As plantas com relação C/N alta na sua decomposição no solo elas retiram o N presente neste. Então deve-se aplicar adubação nitrogenada. Não é uma ação positiva.

      Deve-se referir plantas com relação C/N baixa pois estas na sua decomposição devolvem o N ao solo. É o caso de leguminosas que quando incorporadas ao solo liberal N para as culturas seguintes.

      Excluir
  13. Que explicação maravilhosa!!! Obrigada professor.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto! Sou graduanda de agronomia e me esclareceu bastante! Obrigada Gastão!

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.