terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como Ocorre a Acidificação dos Solos

Vários fatores contribuem para acidificar o solo. A acidez do solo é um limitante ao desenvolvimento dos vegetais e à produtividade das culturas. A calagem se torna obrigatória em solos com pH ácido. O alumínio (Al) e o manganês (Mn) são tóxicos para as plantas. Em condições de pH maior que 5,5 não há presença de Al³ tóxico. A disponibilidade dos nutrientes essenciais às plantas é reduzida em pH baixo. A melhor disponibilidade dos nutrientes, para as plantas, ocorre em solos com pH 6 a 6,5. Por isto, busca-se na calagem atingir esta faixa de pH. A acidez é prejudicial não só para as plantas como para a atividade dos microorganismos do solo. As leguminosas têm problemas na fixação
simbiótica, que é reduzida em solos com pH menor que 6,0 a 6,5. Além disto, nos solos ácidos a capacidade de troca de cátions é baixa, limitação de Ca e Mg e baixa disponibilidade de fósforo (P). A calagem neutraliza a acidez, mas o solo continua sofrendo processos de acidificação. Por isto, a recomendação de analisar o solo a cada 2 ou 3 anos, para acompanhar a necessidade de refazer a calagem, em quantidades menores. Ou quando constatar uma queda de produtividade da lavoura.
A acidificação do solo ocorre de várias maneiras:
Dissociação do CO2
O gás carbônico que se encontra presente no solo reage com a água liberando HCO3 e H+. Por sua vez, H+ libera um cátion trocável na fase sólida do solo. Este cátion trocável é lixiviado com o HCO3. Isto contribui para aumentar a acidez do solo. Quanto mais baixo for o pH do solo maior é a concentração de íons H+.
Fertilizantes nitrogenados acidificam o solo
Os fertilizantes nitrogenados amoniacais e a uréia liberam H+ pela reação do NH4 com o solo.  H+, por sua vez, libera um cátion trocável para a solução do solo. Este cátion liberado é lixiviado, favorecendo a acidificação do solo. As reações são:
2NH4  +  3O2 --------- 2NO2  +  2 H2O + 4H+
CO(NH2)2 + 2H2O ---------- (NH4)2CO3
Acidificação do solo pelos adubos nitrogenados 
Hidrólise do alumínio (Al³)
O alumínio reagindo com a água do solo, há formação de hidróxido de alumínio e liberação de H+.
Al³  +  3H2O -------Al(OH)3  + 3H+
Decomposição da matéria orgânica do solo
A decomposição da matéria orgânica pelos microorganismos do solo libera amônia (NH3) que passa a nitrato liberando H+
2NH3 + 3O2 ------ 2NO3 + 6H+
Secreções ácidas das raízes
As raízes liberam secreções ácidas que contém H+ que substitui um cátion adsorvido ao coloide do solo, por exemplo o cálcio (Ca). Este cátion pode ser absorvido pela planta ou ser lixiviado.
Leguminosas podem acidificar o solo
Trabalhos de pesquisa têm demonstrado que a utilização de leguminosas em rotação de culturas ou adubação verde, de modo contínuo e por muito tempo, podem acidificar o solo. A calagem deve ser feita em espaços menores de tempo, com análises de solo mais seguidas. Leia mais sobre este assunto clicando aqui  Leguminosas podem acidificar o solo
Outros fatores como a água das chuvas e a erosão do solo provocam a acidificação do solo. A água da chuva lixivia cátions trocáveis como Ca e Mg sendo substituídos por Al, Mn e H na solução do solo.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Acidez do solo, ativa e potencial
Neutralização da camada subsuperficial do solo
Matéria orgânica do solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.