terça-feira, 14 de julho de 2009

Lavoura e Pecuária aumentam a produção

Segundo a Embrapa, 50 milhões de hectares de pastagens, nos cerrados, encontram-se em degradação. Seus técnicos preconizam a integração lavoura e pecuária como forma de reduzir os custos de produção e dependência de agroquímicos. Daí, estão surgindo as fazendas-modelo no intuito de irradiar as técnicas modernas e resultados à determinada vizinhança.
As pastagens degradadas são integradas com as lavouras. Há uma consorciação de grãos e pastagens. No verão, é feita a consorciação de arroz e braquiária nas áreas de solos fracos, chamado Sistema Barreirão. Nas partes onde o solo é corrigido, o consórcio milho e braquiária conhecido como Sistema Santa Fé. Após a colheita dos grãos, o solo está pronto para ser pastoreado pelos animais. A produção de grãos cobre os custos com a formação e recuperação das pastagens.
Há, ainda, a consorciação de culturas para a formação de silagem e capim. Depois do corte do milho e sorgo para silagem, a braquiária é disponibilizada para ser pastoreada pelos animais no período seco. A finalidade é, em dois anos, estabelecer a rotação de culturas onde o pasto retornará para a produção de grãos.
Os técnicos da Embrapa verificaram que a implantação destas técnicas é viável, pois até agora o sistema gerou lucro mesmo com as despesas de aquisição de insumos como sementes, fertilizantes, combustível e outros, inclusive com a mão de obra.
A capacidade de suporte do gado nas pastagens aumenta e pode-se fazer cria, recria e engorda do gado, mesmo no período de seca, concluiu o gerente de uma destas fazenda-modelo, a Santa Brígida em Ipameri, estado de Goiás.
Na produção de grãos, as culturas apresentam rendimentos iguais à média das lavouras da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.