segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A importância de conhecer a CTC do Solo

O solo é constituído de três fases: sólida, líquida e gasosa. A sólida é formada pelas partículas originadas da decomposição de rochas; a líquida seria a água, a solução do solo; a gasosa seria o gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O). Os solos foram formados pela ação do vento, chuva, calor, frio, geada que decomporam as rochas (intemperismo). O material resultante desta decomposição sofre interações químicas que resultaram em minerais, ou seja, os nutrientes, cujos íons estão na solução do solo. Óxidos de ferro e de alumínio reagiram com a sílica formando as argilas 2:1 e 1:1. Esta relação expressa sílica:alumínio. As argilas 2:1, são características dos solos temperados enquanto as 1:1, dos solos tropicais. Houve, ainda, formação de silte e areia. O perfil de um solo é formado de horizontes e/ou camadas de diferentes cores de acordo com a presença de ferro hidratado, teores de cálcio, óxido de silício e de matéria orgânica. Em comparação aos solos temperados, os solos tropicais são mais quentes, maior teor de alumínio do que de sílica e capacidade de troca de cátions (CTC) baixa. A decomposição da matéria orgânica é mais rápida. A absorção de água, pelas plantas, é maior. Em solos ácidos e arenosos há maior lixiviação de cátions, principalmente pela CTC e matéria orgânica baixas.
Os cátions estão retidos nos coloides do solo. Eles podem ser substituídos por outros cátions. A fórmula de cálculo refere-se à soma dos íons positivos (cátions) como cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K) e sódio (Na) mais os íons hidrogênio (H) e alumínio (Al). Estas cargas positivas são adsorvidas pelas argilas em troca com as cargas elétricas negativas. Portanto, a CTC refere-se à quantidade de cargas negativas. A soma destas cargas elétricas negativas é representada pela CTC e nelas estão ligadas eletricamente os íons de cargas positivas. Lembre-se que os íons de carga elétrica semelhante se repelem e os de carga elétrica diferente se atraem.
Os solos são formados de partículas de argila e matéria orgânica que são os coloides. Estes apresentam cargas negativas predominantemente, se bem que podem apresentar cargas positivas. Por isto é que as partículas atraem os cátions adsorvendo-os na sua superfície. Isto é muito bom porque ao serem adsorvidos pelos coloides, os íons não são tão facilmente carregados pelas águas das chuvas. A planta absorve a água do solo e com ela o nutriente que estava adsorvido. E isto faz com que os coloides, ao perderem íons, atraem novos, estabelecendo-se a troca. A capacidade de um solo trocar seus íons é chamada capacidade de troca catiônica, quando são cátions, e capacidade de troca aniônica, quando são ânions. Conhecer a CTC de um solo é muito importante para elevar a produtividade.
Solos com argila de baixa reatividade, baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC não retém cátions. Já solos com argila de alta reatividade apresentam CTC alta e podem reter grandes quantidades de cátions. Solos arenosos apresentam baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC e são mais suscetíveis às perdas de nutrientes por lixiviação. Estas características são importantes para definir as doses e épocas de aplicação dos fertilizantes para aumentar a eficiência do adubo.
"O que o solo não pode reter de nutrientes será lixiviado".Origem das cargas negativas:A origem das cargas elétricas negativas podem ser explicadas pelos seguintes aspectos:
1. Rompimento do cristal de argila:Quando isto acontece os grupos (OH)‾ podem ficar expostos e o H+, levemente retido nestes radicais OH, é facilmente trocado por outro cátion.
2. Substituição isomórfica:
Nas argilas tipo 2:1 (as montmorolonitas) alguns Al³+ são substituídos por Mg²+. Resulta, então, uma valência livre de carga elétrica negativa que não sofreu substituição pois o Al é trivalente enquanto o Mg é divalente.
As cargas geradas são permanentes pois não dependem do pH do solo para ocorrerem.
3. Dissociação do grupo OH:Na argila ou na matéria orgânica, a presença de OH nos cristais pode ocasionar a dissociação do H+ havendo formação de uma carga elétrica negativa.
Elevação do pH
Origem das cargas positivas:As cargas positivas, como já vimos, são em número menor que as cargas negativas. A presença de matéria orgânica, que é formada por cargas negativas e dependentes do pH do solo, mantém uma quantidade de cargas negativas na superfície do solo mesmo que exista um grande teor de cargas elétricas positivas. Mas, em certos solos, pode-se encontrar nas camadas superficiais uma predominância de cargas elétricas positivas. Nestes solos, os compostos formados de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio sob condições de pH baixo, verifica-se a "protonação" com a ocorrência de cargas elétricas positivas.

RECOMENDO LER OS ARTIGOS ABAIXO

CTC's efetiva e potencial do solo
Cátions trocáveis e CTC's na análise do solo
Quanto adicionar de K para saturar a CTC do solo
Argilas e níveis de CTC no solo


18 comentários:

  1. GASTÃO QUERIA SABER SE PODE ADUBAR A COVA COM FOSFORO E CALCÁRIO JUNTOS E PLANTAR NO MESMO DIA? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è bom não misturar calcário e fosfatado juntos no momento do plantio. Vc. pode colocar o calcário e cobrir com terra e depois aplicar o fosfatado. Se for frutífera, substitua o fosfatado solúvel por um fosfato natural de boa reatividade no solo.

      Excluir
    2. obrigado fui muito útil essa informação.

      Excluir
  2. Gostaria de saber quais solos tem mais CTC, os mais intemperizados ou pouco intemperizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os solos menos intemperizados (clima temperado) têm maior CTC enquantos os mais intemperizados (clima tropical) têm menor CTC.

      Excluir
  3. Solos que apresentam torres feitas de bolinhas de barro, eu suponho q sejam feitas por carangueijos. Estou muito longe do litoral, mas as bolinhas sao parecidas. Preciso utilizar este solo mas acho q não tenho conhecimento suficiente. Já fiz várias análises de solo. É solo de varzea, no RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo procurar um serviço de extensão rural do seu município para verificar no local a real situação e poder diagnosticar o problema.

      Excluir
  4. Gastão, qual a importância da CTC na fertilidade do solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo abaixo: sobre CTC e V% como indicativos da fertilidade do solo.
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/03/ctcs-e-v-como-indicativos-da.html

      Excluir
  5. vieiro de mudas de café é bom ter o CTC do solo ou não precisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há solo sem CTC. Solo sem CTC quer dizer solo sem cátions básicos como Ca, K, Mg, Na, e mais (H+Al). Quanto maior a CTC, maior a quantidade de cargas negativas e maior o processo de troca com os nutrientes.

      Excluir
  6. Professor, atualmente o cátion sódio (Na) não é levado em conta para o cálculo da CTC por normalmente, se encontrar em baixa quantidade na maioria dos solos. Quando devemos levar esse cátion em consideração ? Somente quando o PST form maior do que 15 % (solo sódico) ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é levado em consideração por estar presente em teores baixos. Um PST acima de 15% é considerado solo com sodicidade.
      Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/08/calcular-dose-de-gesso-agricola-para.html

      Excluir
  7. Gostei muito pela explicação, você poderia explicar a importância
    da fase liquida e gasosa no solo ?

    ResponderExcluir
  8. Gastão, fora calcário e matéria orgânica, como eu poderia aumentar minha CTC no meu solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas alternativas são a melhor maneira de aumentar a CTC do solo: calagem, adição de esterco de animal, incorporação de leguminosas, adubação verde.

      Excluir
  9. Gastão, fora calcário e matéria orgânica, teria outro método para aumentar a CTC do meu solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas alternativas são a melhor maneira de aumentar a CTC do solo: calagem, adição de esterco de animal, incorporação de leguminosas, adubação verde.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.