segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Queda no Consumo de Fertilizantes - Menor Produtividade das Lavouras

Segundo informações da ANDA – Associação Nacional para Difusão do Adubo – a entrega de fertilizantes ao consumidor, no período de janeiro a junho de 2009 caiu em 26,5%; são quase 8,5 milhões de toneladas contra as 11,5 milhões entregues no mesmo período em 2008. A produção nacional de fertilizantes também caiu em 1 milhão de toneladas, enquanto as importações, para uso em fertilizantes, tiveram uma queda mais drástica: cerca de 5,3 milhões de toneladas, ou seja, 61,1% em relação a 2008.
A preocupação é que no mesmo período, nestas três áreas (entrega, produção e importação) os sinais eram de crescimento nos anos de 2005 a 2008; contrariada pela queda em 2009. Aliás, esta queda já começou em setembro do ano passado.
Mas o que podemos esperar do 2° semestre? Até o ano passado o maior volume de fertilizantes entregue aos produtores era no 2° semestre; alcançando mais de 100% em relação ao 1° semestre. Se continuar este quadro, estimamos que o 2° semestre não será igual aos anteriores. E a sobra de tudo isto? Claro, um reflexo na produtividade das lavouras. A não reposição de níveis ideais de nutrientes contribui para um processo paulatino de empobrecimento do solo que se transmite à produtividade das lavouras. Podemos esperar para a safra 2009/2010 uma queda maior de produção das lavouras; considerando a mesma área de plantio da última safra. Na safra 2008/2009, isto já vai começar a ser sentido.
O produtor vem trocando mais produção agrícola para comprar uma tonelada de adubo. Há um aumento no preço dos insumos e uma queda ou manutenção nos preços de venda dos produtos agrícolas. E a medida adotada pelo agricultor é reduzir o consumo de fertilizantes a fim de diminuir os custos da lavoura. Entretanto, é uma faca de dois gumes; minimiza os custos, mas a rentabilidade cai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.