quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Calagem nos Pomares de Citros

Os pomares de citros também se situam em solos com baixa fertilidade: baixo teor de matéria orgânica; solos, como em Sergipe, em que predomina as argilas caulinitas, 1:1, de baixa reatividade; deficiências de fósforo (P). Na maioria dos pomares não há adubação e, consequentemente, as produtividades são baixas.
Para elevar a produtividade, que traga lucro para o produtor, é necessário, primeiramente, conhecer os níveis de nutrientes do solo. Para isto é preponderante realizar uma análise do solo e análise foliar.
Os citros se desenvolvem melhor em solos com pH 6,0-6,5 e uma saturação por bases (V) de 60 a 65%. Além disto, o cálcio e o magnésio são importantes nutrientes para as plantas; daí a preferência por calcários dolomíticos. O teor de magnésio deve ser mantido, no mínimo, em 0,9 cmolc/dm3.
Coleta de amostras de solo: A análise do solo serve para conhecer o nível de fertilidade de um solo, e assim recomendar corretamente os fertilizantes. Deve-se coletar o maior número de sub-amostras para que se tenha no final, após bem misturadas, uma amostra média representativa da área do pomar.
1) em pomares instalados: as amostras devem ser colhidas na área de projeção da copa das árvores. Para isto retirar amostras 60 dias após a última adubação, na profundidade de 0-20 cm; todavia, se a amostra de solo vai ser colhida com a finalidade de conhecer as limitações de nutrientes ao desenvolvimento das raízes, a profundidade deverá ser de 20-40 cm, pois com isto vai se buscar as deficiências de cálcio (Ca), e a presença de alumínio (Al).
2) na instalação dos pomares: divide-se a área em talhões, retirando-se cerca de 20 a 25 subamostras de cada um; misturadas bem vão originar uma amostra média que deverá refletir o estado de nutrição do solo. Na coleta das sub-amostras, a área deve ser percorrida em ziguezague.
Coleta de amostras para análise foliar:
As folhas devem ser coletadas em ramos com ou sem frutos. As folhas devem ser coletadas na altura média da planta – 1,6 a 1,8 m – em cada um dos quatro lados. Os frutos dos ramos devem ter quatro cm de diâmetro; deve ser colhida a 3ª folha depois do fruto e não pode estar danificada. Para cada dez hectares de um pomar homogêneo, coletar 25 amostras. As folhas coletadas são colocadas em um saco de papel e enviadas imediatamente ao laboratório; caso não for possível, guardá-las em um refrigerador no máximo três dias.

Calagem:

Estado de Sergipe:
Para calcular a necessidade de calagem (NC) usam-se os seguintes métodos:
1) Método do alumínio (Al) trocável e elevação dos teores da Ca e Mg
Como em Sergipe, os solos são de baixo teor de matéria orgânica, presença de argilas de baixa reatividade e presença de óxidos de ferro e alumínio, este método é o mais indicado, pois o alumínio é o principal causador da acidez destes solos. Por outro lado, este método, além de neutralizar o alumínio tocável, garante um aporte de Ca e Mg, no mínimo, 3 cmolc/dm³.
NC (t/ha) = 3 x Al x f  (1)
NC (t/ha) = 2 x [3-(Ca²+Mg²)] x f  (2)
f = fator de correção do PRNT do calcário utilizado. As recomendações de calagem são para um calcário que tenha 100% de PRNT. Quando o calcário comprado não tem este valor de PRNT deve-se fazer a correção. Logo se usa f= 100/PRNT.
Calculada as duas fórmulas (1) e (2), utiliza-se, como recomendação, a dose mais elevada.
2) Método de saturação por bases (V%):
NC = (V2-V1) x T x f
T = capacidade de troca de cátions a pH 7,0
Para citros, o V2 deve ser de 70% na profundidade de 0-10 cm.
Modo de aplicação do calcário:
1) em pomares implantados, o calcário deve ser distribuído em toda área e incorporado através de gradagem superficial.
2) na implantação de pomares, o calcário deve ser distribuído em toda a área antes de ser feita a aração e a gradagem.
Quantidade de calcário por cova:
Pode-se, também, misturar parte do calcário à terra da cova.
Exemplo: tamanho da cova 40 cm x 40 cm x 40 cm (LxAxP)
40x40x40 = 64.000 cm³ = 0,064 m³
O volume de 1 ha na profundidade de 10 cm é:
10 cm = 0,1m ; 1 ha = 100 m x 100 m = 10.000 m²
10.000 m² x 0,1 m = 1.000 m³
Se a calagem recomenda 3.000 kg/ha, a quantidade por cova será:
Em 1.000 m³ --------- 3.000 kg
0,064 m³-------------------X----
X = 0,064 x 3.000 / 1.000 = 0,192 kg = 192 g/cova
Se o calcário usado tem um PRNT de 80% devemos fazer a correção do mesmo. f = 80/100 = 1,25
Então: 192 g x 1,25 = 237,5 g/cova
Utilização do gesso agrícola:
A acidez superficial apresenta alta saturação por Al³, e baixos teores da Ca² nas camadas mais profundas. Isto limita o desenvolvimento radicular da árvore. O recomendado é a utilização de gesso agrícola para corrigir a acidez superficial, pois há uma percolação, junto com a água das chuvas, dos íons Ca² e SO4². Pesquisadores, como Alvarez, indicam o uso de gesso na proporção de 25% da necessidade de calcário. Se for recomendado 4 t/ha de calcário, usa-se 1 t/ha de gesso agrícola para a camada de 10 cm. Como se busca melhorar as condições do solo até a profundidade de 40 cm, a quantidade de gesso será de quatro vezes mais, ou seja, 4 t/ha. Entretanto, em solos com menos de 20% de argilas de baixa reatividade e com baixos teores de matéria orgânica, a quantidade de gesso não deve ultrapassar 2.000 kg/ha.

11 comentários:

  1. Caro Professor Gastão,

    Boa tarde! Excelente artigo! Simples e direto! Há tempos procurava uma maneira correta de determinar a quantidade de calcário por cova. Sempre encontrei, na internet, o valor "x" que era o mesmo para todos os tamanhos das covas. Com esta fórmula, posso chegar ao valor exato para cada tamanho da cova... Agora professor, uma dúvida: no caso de um pomar já instalado, posso fazer a calagem superficialmente sem fazer incorporação, ou seja, simplesmente jogar o calcário? Outra dúvida o gesso agrícola tem data de validade?
    Agradeço pelo artigo, aliás pelo Blog com excelentes artigos... estou lendo várias matérias de meu interesse.
    Muito obrigado e um forte abraço.

    Sidney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é fazer uma incorporação superficial para não causar prejuízos às raízes. Quanto ao gesso depende de como é armazenado: o lugar deve ser seco.

      Excluir
  2. Boa tarde Professor!
    Primeiramente obrigado pelo excelente artigo.

    Gostaria de saber, onde você diz "Para citros, o V2 deve ser de 70% na profundidade de 0-10 cm", minhas analises são de 0-20 e 20-40, eu poderia usar o V2, também com 70%?

    Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cálculo da necessidade de calagem, existe uma fórmula por Saturação de Bases, adaptada para culturas anuais que pode ser usada também para as culturas perenes, nas amostragens de 0 - 20 e 20 - 40 cm. N.C. (V2 - V1) x CTC de 0 - 20 cm X 0,50 x (V2 - V1) x CTC 0 - 40 cm / PRNT. Obs Se os valores da análise for em mmol dividir 10 x PRNT.

      Excluir
  3. Obrigada pela exemplificação, foi de grande valia!

    ResponderExcluir
  4. Prezado professor, tire-me uma dúvida por gentileza. No caso de aplicação em cova, se a recomendação de calcário é de 3000kg/ha, esse valor leva a incorporação de calcário até a profundidade de 20 cm, então o volume de 1 ha não seria 10000 m2 x 0,2 m?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, conseguiu tirar esssa duvida? Queria saber tambem.

      Excluir
    2. O volume de 1 ha realmente é 10.000 m² x 0,20 m = 2.000 m³.

      Em frutíferas costuma-se analisar a camada 0-20 cm e a camada 20-40 cm.

      Excluir
  5. Concordo, alguém pra tirar essa dúvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O volume de 1 ha realmente é 10.000 m² x 0,20 m = 2.000 m³.

      Em frutíferas costuma-se analisar a camada 0-20 cm e a camada 20-40 cm.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.