terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os Benefícios do Silício (Si) para as Plantas

O silício (Si) é absorvido pelas plantas em grandes quantidades. Existem dados de que o arroz para produzir 5 t/ha, extrai do solo de 230 - 470 kg/ha de silício; equivalente a 500 - 1.000 kg/ha de sílica (SiO2).
O silício tem apresentado vários benefícios como: elevação da produtividade; maior resistência conferida à planta; regula a perda de água nas plantas; melhora a taxa de fotossíntese; aumenta a rigidez da estrutura dos tecidos; evita o acamamento pelo acúmulo de silício na cutícula da folha; não é tóxico; reduz os danos causados pela geada; benefícios comprovadas na soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, e outras culturas. O silício (Si) absorvido pelas plantas acumula-se nas folhas formando uma barreira protetora contra o ataque de pragas e doenças, além de regular a perda de água por evapotranspiração. A razão disto é que o silício, na superfície das folhas, polimeriza e forma uma camada
dura, resistente e difícil de ser penetrada pelos insetos e fungos. A quantidade de água regula a polimerização: quanto menos água disponível para as raízes, mais polimerizado fica o silício. E quanto mais água, menos polimerizado fica o silício. Quando ocorre a polimerização, as plantas resistem melhor ao acamamento, pois ficam mais rígidas e, por consequencia, mais eretas. Outra vantagem é que os silicatos (fornecedores de silício) corrigem a acidez do solo. O silício, depois do oxigênio, é muito abundante na crosta terrestre. No solo, o silício encontra-se na forma disponível H4SiO4, o ácido monossilício. O silício é incluido como micronutriente. Muitos o consideram como um nutriente benéfico mas não essencial para as plantas. Mas pelos benefícios que apresenta, acredito que deve ser incorporado a qualquer recomendação de adubação e não ficar no esquecimento. Existem dois tipos de plantas, em relação ao teor de silício:
- plantas acumuladoras de silício: apresentam mais de 1% de silício no teor foliar;
- plantas não acumuladoras de silício: teor foliar menor que 0,5%.
O silício, nas plantas, concentra-se nas folhas e no caule, e, em boa quantidade, nos frutos.
Apesar dos solos dos Cerrados serem pobres em silício, as plantas nativas são consideradas acumuladoras de silício. Isto se deve à alta taxa de evapotranspiração, raízes profundas e o retorno do silício ao solo através da queda das folhas, e a transformação do Si em formas assimiláveis. A acumulação de silício nas folhas ocasiona uma dupla camada de sílica que provoca a diminuição na abertura dos estomatos, reduzindo a perda de água com redução da transpiração, resistência aos fungos e pragas.
No arroz, adubado com Si, a concentração do micronutriente forma-se abaixo da cutícula; a camada de sílica formada contribui para fortalecer a planta e dificultar a entrada de fungos.
Na cana-de-açúcar, a concentração de silício é menor nas folhas jovens, e maior nas folhas adultas.A cana responde muito bem à aplicação de silicatos, principalmente em solos pobres, que apresentem uma concentração de silício menor que 20 mg/kg. As Usinas que estão utilizando silício nas lavouras de cana estão tendo um aumento de produtividade de 30%.
Na soja, a concentração de silício nas folhas é baixa. Mas mesmo não se formando a dupla camada de proteção, a soja resiste ao ataque da cercosporiose. O silício, na soja, aumenta a formação de nódulos e a fixação de nitrogênio do ar nas raízes das leguminosas.
Em viveiros de mudas de café, foi constatado por Franciane Diniz Cogo et alli, da EAF Machado, 2008, que o uso de silicato de cálcio e magnésio, via solo, é eficiente no controle da doença fúngica Cercosporiose. A dosagem de maior eficiência é 200 g/m². As aplicações de silício iniciaram quando as mudas atingiram o estágio "palito de fósforo" e foram feitas aplicações a cada 30 dias, num total de três aplicações.
Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias - UFES, concluiram, através de um trabalho de pesquisa, que o óxido de magnésio e a escória de siderurgia apresentaram potencialidade de uso alternativo ao calcário, estudando doses de até 125% da necessidade de calagem pelo método de saturação por bases - V%.
Devido a estes benefícios do silício, a demanda de agrotóxicos diminui; há uma redução dos custos de produção das lavouras pela menor utilização de defensivos. Com isto a proteção ao homem, aos animais e ao meio ambiente é muito maior.
As fontes de silício são várias: as mais baratas são as escórias da siderurgia do ferro e do aço. São obtidas pela reação do calcário com a sílica (SiO2) presente nos minerais de ferro, à temperatura de 1.400 °C. O calcário pode ser o calcítico, o dolomitico e o magnesiano. As fontes de silício devem apresentar condições para fornecê-lo na forma solúvel às plantas, e corrigir a acidez do solo. Quanto mais fino for o produto, maior será a sua solubilidade. Por consequencia, a reatividade será maior, pois a reação com o solo será mais rápida, e o silício estará prontamente disponível para as plantas.

9 comentários:

  1. Muito proveitosas as informações! Sou agrônoma recém formada e quero começar a fazer uso da adubação silicatada! tenho umas dúvidas: se realizar-mos a adubação silicatada, eliminamos totalmente o uso do calcário? ou reduzimos apenas a quantidade? o silício tem antagonismo com algum elemento químico ? Agradeço desde já. Tamires Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muioto bom.

      trabalho na minha região com po de rocha silicatico e os resultados são otimos.
      anesio junior 43-96288889

      Excluir
  2. Excelente texto! Posso por experiência própria confirmar as várias vantagens do silicato de cálcio e magnésio e diversas culturas porém, trabalho com silício em florestas a mais de 6 anos e tenho muito sucesso contra o ataque do Percevejo Bronzeado e Psilindeo de Concha fora a nutrição superior.
    Caso precise de informações sobre silício na silvicultura estarei a disposição no rm.consult.flor@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela contribuição. Entre na nossa página no facebook (pode acessar pelo blog) e disponibilize esse endereço do seu email.

      Excluir
  3. Gostaria de usar silício em frutíferas em geral.Onde posso encontrar para comprar?

    ResponderExcluir
  4. Você tem que adquirir no comércio os silicatos de cálcio e magnsio

    ResponderExcluir
  5. Qual silício é o mais indicado para o maracujá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/02/escolha-dos-silicatos-de-calcio-e.html

      Excluir
  6. BAO NOITE EU TENHO SILÍCIO EM PÓ E TAMBÉM LIQUIDO INTERESSADOS ENTRE EM CONTATO FONE 17 997381127 17992252127WHATTS

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.