quinta-feira, 13 de maio de 2010

As Reações dos Fertilizantes Fosfatados e o Solo

Os fertilizantes fosfatados, no solo, sofrem uma série de reações que podem limitar a absorção do fósforo: diz-se que apenas 15 a 25% do fósforo, aplicado no solo, é absorvido pelas plantas. Daí o porquê das formulas NPK apresentarem alto teor de fósforo para compensar as perdas que se verificam, no solo, por causa dos processos de retrogradação e fixação do nutriente. Devido à alta reatividade dos fertilizantes fosfatados solúveis em água, o fósforo move-se no solo a pequenas distâncias a partir do ponto de aplicação: desta maneira um volume de solo que é enriquecido com a aplicação de P2O5 é pequeno; tende a ser menor quando se faz a aplicação em sulcos do que quando se procede à cobertura total do solo.

RETROGRADAÇÃO DO FÓSFORO:
Em solos com altos teores de cálcio (Ca) sob a forma livre de carbonato de cálcio, pela retrogradação, o fósforo do adubo é convertido em fosfato tricálcico que não é aproveitado pela planta. É uma forma semelhante à da rocha fosfatada. Esta forma de fósforo é de baixa disponibilidade para as plantas. Entretanto na retrogradação o fósforo não fica perdido, mas torna-se disponível lentamente para as plantas.


FIXAÇÃO DE FÓSFORO:
É um problema sério que ocorre nos solos ácidos. O fósforo é fixado pelo ferro e pelo alumínio. O fósforo torna-se indisponível para as plantas. A aplicação de calcário é uma maneira de melhorar esta indisponibilidade. Os íons (OH‾),gerados pelo calcário,tomam o lugar dos íons de fósforo fixado liberando-os para a solução do solo. Este é um dos maiores benefícios indiretos da calagem.
A reação com as argilas, principalmente aquelas com relação 1:1 (1 sílica:alumínio) – as caulinitas, é outra maneira de fixação do fósforo.

O oxigênio (aeração) é necessário para o crescimento das plantas e para a absorção dos nutrientes. Também é importante na decomposição da matéria orgânica do solo que é uma das fontes de fósforo. A compactação reduz a aeração e o espaço poroso das raízes. Isto reduz a absorção de fósforo e, consequentemente, afeta o crescimento das plantas. A compactação impede, também, as raízes de ocuparem uma maior área de solo pela penetração, limitando o acesso aos nutrientes. O aumento da umidade, até níveis ótimos, faz com que o fósforo fique mais disponível. Entretanto, o excesso de umidade reduz a aeração. Temperaturas adequadas facilitam a decomposição da matéria orgânica. Mas quando elas são muito altas ou muito baixas, limitam a absorção de fósforo.
Os fertilizantes fosfatados solúveis em água apresentam uma solubilidade alta. Isto explica o conceito de que somente os fosfatados solúveis em água são aproveitados pelas plantas. Por causa desta solubilidade, o fósforo move-se a pequenas distâncias a partir do ponto de aplicação. Assim sendo, o volume de solo enriquecido com fósforo é pequeno. Isto tende a ser menor quando se faz uma aplicação nos sulcos do que quando se aplica em cobertura total.
No solo, o fósforo encontra-se fixado, imobilizado, adsorvido e disponível.


1) FIXADO – é aquela forma de fósforo mineral que se encontra combinada a outros elementos como cálcio, ferro e alumínio, formando compostos não assimiláveis pelas plantas. Esta fixação depende das condições inerentes a cada solo e pode ocorrer com maior ou menor intensidade.
2) IMOBILIZADO – é aquela forma de fósforo que se apresenta na fórmula orgânica não assimilável pelas plantas. Este fósforo torna-se disponível para a planta pela mineralização da matéria orgânica.
3) ADSORVIDO – é aquela fração de fósforo que se encontra presa ao complexo coloidal do solo tornando-se disponível através de trocas com as raízes.
4) ASSIMILÁVEL – é aquela parte do fósforo que se encontra diluída na solução do solo sendo facilmente absorvida pelas plantas.
FÓSFORO DISPONÍVEL = FÓSFORO ADSORVIDO + FÓSFORO ASSIMILÁVEL

OUTROS ASSUNTOS
Fertilidade do Solo e Nutrição das Plantas
As Funções do Fósforo para as Plantas
Tipos e Obtenção dos Fertilizantes Fosfatados
Interpretando os Conceitos Básicos da Análise de Solo

5 comentários:

  1. Gismonti, qual o nível de Ca (calcio) em cmlc/dm3 na análise de solo que devo considerar como alto no caso da retrogradação do fosforo?

    ResponderExcluir
  2. A retrogradação do fósforo acontece quando o fertilizante fosfatado solúvel em água entra em contato imediato com uma fonte de cálcio(calcário). por isto se recomenda fazer a fosfatagem no mínimo 30 dias após a aplicação do calcário e não conjuntamente

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso eu poderia usar o rizostar que é um fertilizante de liberação controlada e com uma tecnologia de proteção à perda de fósforo com o Fertimacro na mesma aplicação ?

    ResponderExcluir
  4. Leia
    http://ioeste.com.br/brasil-agricultura-diferentes-fontes-e-doses-de-fosforo-na-produtividade-da-soja-glycine-max-e-extracao-do-p-no-solo/

    ResponderExcluir
  5. Sr. Gismonti. Em solos altamente intemperizados, o fosfato se complexa com o hidroxido de ferro e aluminio formando os seguintes complexos, respectivamente: FeOPO(OH)OFe e AlOPO(OH)OAl. Poderia informar, a nomenclatura desses compostos?

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.