Quando um produto está ameaçado de pouca oferta mundial, os produtores ingressam no desejo de aumentar a área de plantio. É a Lei da Oferta e Procura. Com pouca oferta, o preço tende a subir. Baseados nisto, os produtores brasileiros desejam aumentar a área de plantio: a estimativa é de um aumento de 20% na área plantada, para a safra 2010/2011. Dois motivos levam a isto: primeiro, a rentabilidade deverá ser muito alta em virtude da escassez de oferta; segundo, grande parte da produção futura já está comercializada. Com este aumento de 20%, a área plantada deverá ser de quase 1 milhão de hectares. Houve anos em que a área plantada de algodão estava neste patamar, e a ociosidade atual é de 25%, o que não demandará despesas com infraestrutura: ela já existe, mas ociosa. A indústria têxtil está preocupada, pois há um atraso na colheita e o pouco algodão colhido está sendo exportado para cumprir contratos. Em suma, não há algodão no Brasil e nem de onde importar, atualmente.
Assuntos técnicos sobre fertilidade do solo, análise do solo, interpretação análise do solo, adubação, calagem, culturas em geral, fertilidade do solo, meio ambiente e agricultura sustentável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Csro Colega
ResponderExcluirEm primeiro lugar,os meus agradecimentos pela aceitação do texto. Depois,só para uma ligeira observação sobre preços de "commodities". De vez em quando,espreito Bloomberg Futures,e aquilo é mesmo um sobe hoje,e desce amanhã,por via de mil e um factor,a chuva a mais ou a menos, a seca,a China está comprando mais ou menos,enfim,uma coisa só para corações fortes. Parece estar mesmo a pedir uma regulação,mas quem a define? Desculpe tanta ligeireza,mas não dá para mais.
Mais uma vez,os meus agradecimentos,e muito boa saúde.