terça-feira, 5 de julho de 2011

Modos de Aplicação dos Adubos Fosfatados no Solo

Dos três macronutrientes NPK, o fósforo é requerido em pequenas quantidades pelas plantas. Entretanto, é o nutriente aplicado em maior quantidade no solo devido a problemas que enfrenta, como a fixação. Diz-se que do total aplicado de fósforo no solo, a planta aproveita apenas de 20 a 30%. As aplicações de fertilizantes, no sistema convencional, são feitas a lanço com incorporação, enquanto no sistema de plantio direto são feitas na superfície do solo. Existem, também, aplicações no sulco de semeadura nos dois sistemas: convencional e plantio direto. Há, também, as aplicações em faixas, em torno da linha de semeadura.
Quando a planta começa a crescer, a aplicação de adubos, em pequenos volumes de solo, favorece a absorção do fósforo (P), pois neste estágio é maior a taxa de absorção pelas plantas. As raízes das plantas se desenvolvem em maior concentração onde existe maior quantidade de fósforo. A absorção máxima de fósforo pode ocorrer numa área de solo, quando adubada, entre lanço e sulco. A aplicação a lanço pode acarretar um acúmulo de fósforo no final do crescimento das plantas, pelo maior desenvolvimento do sistema radicular e pela melhor distribuição do fósforo, através do perfil do solo. Quando se aumenta a área de solo fertilizada com fósforo, a absorção aumenta porque maior volume de raízes entra em contato com o fertilizante fosfatado: a absorção atinge um máximo e depois diminui, porque o teor de fósforo decresce mais do que o crescimento das raízes. A eficiência da absorção de fósforo depende:
1. da dosagem de fósforo;
2. da área de solo adubado;
3. teor de P no solo;
4. capacidade do solo em reter P.
Doses menores de fósforo são mais eficientes quando misturadas com pequenas áreas de solo. Como a distribuição das raízes das plantas depende da disponibilidade de nutrientes, a aplicação localizada de fósforo reduz a superfície de contato com os componentes do solo.
Para aumentar a eficiência da fertilização fosfatada é necessário garantir a sua aplicação de modo adequado. Os adubos fosfatados são, em geral, aplicados na forma de grânulos. A granulação facilita a aplicação do produto na lavoura, mas limita a quantidade de solo que entra em contato com o adubo, diminuindo a insolubilização de P no solo. Souza e Volkweiss (1987) fizeram uma estimativa do volume de solo que reage com três tamanhos de grânulos de superfosfato triplo (ST): 2, 4 e 6 mm de diâmetro. Verificaram que numa dosagem de 200 kg/ha de ST, aplicada a lanço, o volume de solo ocupado com P foi, respectivamente, 25%, 15% e 9%. Os adubos fosfatados solúveis, em geral, apresentam grânulos que variam de 0,84 a 3,4 mm de diâmetro. Numa aplicação a lanço com 100 kg/ha de ST com grânulos de 2mm, o volume de reação do solo será de 12,5%. Com aplicação de dose como esta no sulco de semeadura, o volume fica ainda menor, o que pode afetar a absorção de P pelas raízes das plantas e comprometer a produtividade das culturas.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
As funções do fósforo (P) para as plantas
O fósforo do solo e eficiência
As reações dos fertilizantes fosfatados e o solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.