terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vias de Absorção e Assimilação dos Aminoácidos

Quais as vias de absorção e assimilação dos aminoácidos?
Os aminoácidos podem ser absorvidos e assimilados pelas raízes ou por via foliar, daí movimentando-se para as partes das plantas onde são mais necessitados, ou seja, brotos, flores e frutos. A exigência das plantas em aminoácidos verifica-se durante todo o seu ciclo de vida. A utilização de aminoácidos em formulações de fertilizantes foliares está avançando muito, em virtude dos resultados bastante significativos obtidos pelas pesquisas realizadas pelos órgãos oficiais. A Bio Soja testou o produto Bioamino ® Extra que possui 4% de N, 23% C orgânico total (COT), pH próximo de 6,0 e densidade 1.250 g/L. Os aminoácidos utilizados são de origem vegetal. O experimento foi efetuado em parceria com a Usina Vale do Rosário,  com a utilização do produto na cobrição dos toletes de cana, e via foliar. Os resultados do experimento estão demonstrando que é válida a utilização de aminoácidos na cobrição de toletes associado à aplicação via foliar. O produto foi aplicado no momento do plantio da cana-planta (cobrição de toletes) e 40 dias após o plantio, por via foliar. Os maiores aumentos na produtividade da cana-planta foram com a dose de 1 L/ha na cobrição dos toletes e 1 L/ha via foliar. Em relação à testemunha, o aumento da produtividade foi de 17,28 t/ha, ou seja, 15.5%.
Reis Júnior, Roberto dos Anjos; & Minguini, Rodrigo; avaliaram a produtividade do algodoeiro em função da pulverização foliar com aminoácidos. Os pesquisadores concluíram que o fornecimento de nutrientes em formulações, a base de aminoácidos, influenciou a produtividade do algodão em diferentes tipos de solos e sistemas de produção, sem, entretanto, influenciar o peso médio dos capulhos.
Kikuti & Tanaka (200%) estudaram a utilização de aminoácidos na cultura do feijão e concluíram que houve um aumento no poder germinativo das sementes em torno de 11,7%.
Escosteguy et al. (2007), utilizando HAF Plus, no tratamento de sementes e via aérea, HAF Alfa e HAF potassium, via aérea, obteram aumento de rendimento de grãos de trigo e soja, além do aumento do vigor das sementes de soja colhida, em comparação com a testemunha. Os resultados também mostraram que o tratamento de sementes é fundamental para a obtenção de maiores rendimentos, talvez pelo aumento da capacidade de absorção pelo sistema radicular.
Existem vários produtos no mercado, como fornecedores de aminoácidos. São produtos líquidos, a base de aminoácidos, para aplicação via foliar ou fertirrigação, que possuem NPK e enriquecidos com micronutrientes. Os produtos são de absorção imediata, indicados para favorecer o enraizamento, a floração, a polinização, a maturação e estimular o crescimento das plantas. Alguns apresentam, também, na sua composição, vitaminas do grupo B e vitamina C. Uns são para promover o enraizamento e outros para serem utilizados nos períodos de estresses das plantas, ou como ativadores da vida microbiana do solo.
OUTRO ARTIGO RELACIONADO

Um comentário:

  1. O assunto bioestimulantes e aminoácidos de uso agrícola esta a cada dia mais inserido entre os assuntos de colegas que se preocupam em realmente tornar o processo produtivo mais eficiente. Achei muito bom o post do colega Gismonti e, realmente acredito que as empresas que investem em pesquisa e divulgam resultados são as que demonstram seriedade no caminho traçado. Gostaria de colaborar com dois endereços relacionados ao assunto: www.technescampo.blogspot.com e www.technesacervo.blogspot.com
    Parabéns por seu espaço informativo e necessário, obrigado,
    Ben-Hur Camara Caldas

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.