quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Agricultura de Precisão Controla Aplicação de Insumos

Foto: Cotrijal
É comum encontrar nas lavouras, mesmo tecnicamente conduzidas, áreas onde as plantas não desenvolvem bem e as produtividades são menores. Estas manchas são consequências das características do solo ou falta de nutrientes, em quantidades corretamente aplicadas. O que acontece é que o produtor faz tudo que lhe  recomendam, mas a coleta de amostras de solo não espelha o perfil correto da área. Tudo isto porque se coleta, no final, uma
amostra média, originada de várias amostras retiradas em zig-zag, de toda a área da lavoura. Dentro de uma lavoura existem manchas de solo com pH, teores de nutrientes, textura, porosidade, etc, diferentes entre elas. Deste modo, aplica-se calcário e fertilizante em quantidade insuficiente ou em excesso. A produtividade da lavoura é uma média, pois existirão áreas onde ela será maior e outras onde será menor.
Para uma agricultura sustentável, espera-se distribuir calcário e fertilizante em quantidades exatas, evitando desperdícios, e colher produtividade igual em toda a área. Para contornar isto, surge a Agricultura de Precisão (AP).

Na AP, cada metro quadrado de solo é olhado de maneira diferente, pois permitirá a aplicação de quantidades corretas de insumos agrícolas. Um GPS - Sistema de Posicionamento Global - registra as necessidades do solo e supervisiona a aplicação de calcário e fertilizantes, em quantidades adequadas. A operação é controlada por um computador a bordo da máquina. Portanto, insumos agrícolas aplicados corretamente, sem excesso e nem insuficientes.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA - criará projetos pilotos de Agricultura de Precisão, neste ano. Um Grupo de Trabalho sobre Agricultura de Precisão será formado e terá a missão de divulgar e padronizar as técnicas, verificar a capacidade produtiva da indústria de máquinas e implementos e diminuir os impactos ambientais. Os agricultores que estão utilizando a AP estarão reunidos com representantes de setores do pequeno, médio e grande Agronegócio.
Fonte CNA

OUTROS ARTIGOS PARA LER
Os conceitos da Agricultura de Precisão
Agricultura de Precisão será incentivada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.