quinta-feira, 29 de março de 2012

Sistema ILPF na Recuperação de Pastagens Degradadas

A utilização da silvicultura, na recuperação de terras degradadas, tem aumentado na exploração pecuária. As áreas para florestas tiveram um incremento nos últimos anos. A utilização do Eucalipto, em áreas de pastos degradados, aliada à exploração agropecuária, tem sido uma alternativa dos pecuaristas para a melhoria destas áreas, além de contar com mais uma fonte de renda: a madeira. As empresas de celulose estão buscando parceria com os pecuaristas. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), o Brasil possui
6,7 milhões de hectares de florestas plantadas. O Eucalipto ocupa 73% desta área e o Pinus 27%. Ao lado da exploração pecuária, o pecuarista observa o Eucalipto desenvolver durante 6 anos, realizando o desbaste e aproveitando para vender a material retirado. Para a implantação do sistema, o produtor pode procurar a ajuda da Embrapa, para uma agricultura sustentável. Seus pesquisadores avaliarão a área e elaborarão um projeto de desenvolvimento sustentável da propriedade. Quem ganha é o produtor, pois pastagens degradadas serão transformadas em pastagens produtivas. O plano poderá começar pela integração lavoura-pecuária, e no terceiro ano ocorrerá o plantio do eucalipto. Este plantio poderá ser feito, anualmente, em novas áreas. Assim, haverá um aumento gradativo da área de floresta plantada.
Os benefícios são:
- Recomposição de árvores na propriedade;
- Melhor condições para engorda dos animais devido às pastagens melhoradas;
- Maior lotação de animais por área;
- Áreas com sombreamento para os animas;
- Outra fonte de renda para o produtor pelo comércio da madeira;
- Melhoria do meio ambiente;
O produtor rural pode obter recursos para implantação do sistema, através do Programa Agricultura de Baixo Carbono - Programa ABC. No últimos meses tem aumentado a procura de recursos do Programa ABC para recuperação de pastagens degradadas e implantação do sistema integração lavoura-pecuária-floresta.  A campanha realizada, com cartilha, para esclarecer produtores rurais e técnicos, quanto à utilização dos recursos e como elaborar o projeto, contribuiram para alavancar o Programa ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.