quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resposta da Planta à Aplicação de Potássio


A produção brasileira de grãos vem aumentando significativamente nos últimos anos. Esta evolução é decorrente da fertilização das lavouras, fato este que é comprovado pelo aumento no consumo de fertilizantes, a cada ano. Os solos brasileiros se caracterizam por serem ácidos, pobres em nutrientes, baixa Capacidade Total de Cátions, etc, que exigem um melhor manejo para promover aumento de produtividade das culturas. A coleta de amostra de solo, nas áreas exploradas com lavouras econômicas, é o primeiro passo para uma agricultura com eficiência e sustentável. A calagem neutraliza a acidez do solo e cria condições favoráveis para a
melhor disponibilidade dos nutrientes exigidos pelas plantas. Os nutrientes essenciais às plantas são fornecidos através das adubações orgânicas e/ou minerais.
Dos três macronutrientes, a planta necessita mais nitrogênio (N) e potássio (K). O fósforo (P) é o menos absorvido, entretanto é o principal nutriente nas formulações de adubos químicos. Nas formulações de fertilizantes, o fósforo é encontrado em maior quantidade, por causa das reações que sofre no solo, como a fixação, que fazem com que apenas 15 a 25% do fósforo total aplicado seja aproveitado pelas plantas. Então, tem-se que aplicar maior quantidade de fósforo para que a planta absorva a quantidade suficiente e que foi disponibilizada.
Por outro lado, o nitrogênio e o potássio sofrem mais perdas por lixiviação, principalmente em solos arenosos e de baixa CTC. Nestes solos, recomenda-se a aplicação de N e K em quantidades parceladas para minimizar estas perdas. No caso dos fertilizantes potássicos, outro cuidado deve ser tomada quanto à aplicação do produto, pois o cloreto de potássio, fonte de K2O, tem um índice salino muito alto. Em contato direto com a semente e as raízes em formação nas plantas poderá causar prejuízos ao desenvolvimento do sistema radicular.
Na literatura encontramos recomendações de potássio, para a cultura da soja, baseadas na exportação mais as perdas por lixiviação e pela erosão. A reposição de potássio, neste caso, é de 20 kg/ha K2O para cada 1.000 quilos de grãos produzidos.
Um fator importante, que não deve ser esquecido, é que a absorção de potássio depende da disponibilidade de cálcio e de magnésio no solo. Sabe-se que cálcio em excesso inibe a absorção de magnésio e potássio, e vice-versa. Portanto, recomendar adubação potássica baseada somente no teor de potássio pode ser incorreta, pois é preciso considerar a relação entre os três nutrientes (K, Ca e Mg). Isto é importante na hora de decidir a adubação com potássio, se vai haver resposta da planta à aplicação deste nutriente. Existe uma fórmula para calcular esta resposta ao potássio (RK).
Neste cálculo, todos os nutrientes devem estar expressos em cmolc/dm³. No caso do K estar expresso em mg/dm³ é preciso fazer a conversão como já mostramos em publicações anteriores. Para ver, acesse o link:

Por exemplo: na análise, um solo apresenta os seguintes teores de nutrientes:
K = 0,19 cmolc/dm³
Ca = 0,6 cmolc/dm³
Mg = 0,18 cmolc/dm³
Então:
RK = 0,19  / (Raiz quadrada de (0,6+0,18)
RK = 0,19  / 0,88
RK = 0,21
Para analisar esta resposta ao potássio (0,21), Castro & Meneguelli estabeleceram índices para enquadramento do resultado RK obtido:
< 0,13 - alta resposta;
0,13 a 0,20 - média resposta;
> 0,20 - baixa resposta.
O valor RK (0,21) é enquadrada em baixa resposta à adubação potássica.
Uma calagem adicionará cálcio e magnésio e aumentará a concentração destes nutrientes no solo em relação ao potássio. Isto reduzirá a absorção de K e causará uma deficiência deste nutriente nas plantas. Então, a aplicação de um fertilizante potássico obterá uma alta resposta pelas plantas.

2 comentários:

  1. Bastante pratico e de fácil entendimento.
    Felipe Eduardo Soares de Andrade
    Graduando em Agronômia

    ResponderExcluir
  2. Aprendi alguns ensinamentos deste texto em química analítica, onde ao determinar o valor de potássio em uma triplicata é necessário lavar bem o recipiente e deixar em água corrente por um tempo, pois os detergentes contém potássio, fósforo entre outros elementos que podem mascarar o resultado.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.