quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os Diferentes Corretivos do Solo e a Legislação


A comercialização de corretivos de acidez do solo, corretivos de alcalinidade, corretivos de sodicidade destinados à agricultura são regulados por uma legislação que define e normatiza sobre as especificações, garantias tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos produtos.
A lei define corretivo da acidez todo produto que promove a correção da acidez do solo, além de fornecer cálcio, magnésio ou ambos; corretivo de alcalinidade vem a ser todo o produto que promove a redução da alcalinidade do solo; corretivo de sodicidade é todo produto que promove a redução da saturação de sódio no solo.
O poder de neutralização (PN) representa a capacidade potencial total de bases neutralizantes contidos em corretivo de acidez, expresso em equivalente de carbonato de cálcio puro (% ECaCO3). A reatividade das partículas (RE) é o percentual que reage no solo no prazo de 3 meses. O PRNT - poder relativo de neutralização total - é o conteúdo de neutralizantes contidos no corretivo de acidez e expresso em equivalente de carbonato de cálcio puro (% ECaCO3)  que reagirá no solo no prazo de 3 meses. Equivalente ácido é o valor que expressa a quantidade em Kg de carbonato de cálcio (PRNT = 100) necessária para neutralizar a acidez gerada pela adição de 100 kg de um produto no solo.

1) Natureza física

Os corretivos de acidez, alcalinidade e sodicidade terão a natureza física sólida, apresentando-se em pó, constituído de partículas:
100% deverão passar na peneira de 2 mm - ABNT 10;
70%, no mínimo, em peneira de 0,84 mm - ABNT 20;
50%, no mínimo, em peneira 0,3 mm - ABNT 50.

Cálculo do PN
teor de CaO % x 1,79
Exemplo: Calcário com 33% de CaO 
33 x 1,79 = 59% 
teor de MgO x 2,48 
Exemplo: calcário com 12% de MgO
12 x 2,48 = 29,76%
PN = 59 + 29,76
PN = 88,76%
Cálculo do PRNT
PRNT = (PN x RE) / 100
Se esse calcário do exemplo tem uma reatividade de 80%, o cálculo do PRNT será:
PRNT = (88,76 x 80) / 100
PRNT = 71%


Quando os corretivos de alcalinidade apresentarem características de fertilizantes deverão atender às especificações e garantias mínimas para fertilizantes, conforme Decreto nº 4.954 de 2004 e em atos normativos próprios.


O produto Anidrita de Sulfato de Cálcio (CaSO4) não poderá ser registrado por não apresentar características corretivas de sodicidade do solo. 

Registro dos produtos

O registro de corretivos de acidez, alcalinidade e sodicidade será concedido com base nas garantias oferecidas pelo registrante, respeitado os limites mínimos estabelecidos (Tabelas, 1, 2, 3) e informação da(s) matéria(s)-prima(s) utilizada(s). Os corretivos de acidez e sodicidade classificados como "outros" que não tenham antecedentes de uso no país em qualquer um de seus aspectos técnicos, o registro só será concedido com base no resultado de pesquisa ou parecer de instituição de pesquisa oficial que ateste a viabilidade de seu uso agrícola

Embalagem - Rótulo

Para serem vendidos, os corretivos de acidez, alcalinidade e sodicidade devem exibir rótulos em embalagens, redigidos em português, que contenham dados do fabricante e/ou importador, do produto e mais a indicação de CORRETIVO DE ACIDEZ, CORRETIVO DE ALCALINIDADE, CORRETIVO DE SODICIDADE, mais o nome do corretivo conforme disposto nas Tabelas 1, 2 e 3, respectivamente, e as matérias-primas componentes do produto
Devem constar no rótulo da embalagem ou em folhetos, o nome, o endereço, o número do registro no MAPA do fabricante ou do importador, o número de registro do produto e suas garantias.


4 comentários:

  1. Professor, é correto fazer aplicações de calcário acima de 4 t/ha? ja li em alguns trabalhos, pesquisadores recomendando não efetuar aplicações acima de 4t/ha!

    você poderia me explicar melhor isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se aplicar mais de 4,0 t/há. Quando as quantidades são muito altas, recomenda-se aplicar parcelado em dois anos. Há condições, como solo arenoso, que não se recomenda aplicar grandes quantidades, devido à lixiviação dos cátions. Culturas mais resistentes à acidez do solo, diminui-se a quantidade. O calcário é recomendado para ser incorporado numa camada de 20 cm. Se a calagem for superficial, a dose deve ser reduzida, proporcional à profundidade da camada de solo.

      Excluir
  2. Professor, o que devo adicionar ao solo alcalino PH 8.0 para baixar para 6.0? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça incorporações de resíduos vegetais na camada arável do solo. Prefira na adubação de N, o sulfato de amônio em lugar da ureia

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.