quinta-feira, 22 de abril de 2021

Como Ocorre a Acidificação do Solo

Os solos brasileiros são, em geral muito ácidos. Isto provoca uma limitação no desenvolvimento das culturas e, consequentemente, as produções por área são aquém das reais possibilidades da planta. E com isto, a disponibilidade de nutrientes para serem absorvidos pelas plantas é pequena. O Al³ e o Mn presentes nestes solos são tóxicos e prejudiciais às plantas. Chega-se a denominar o Al³ como "inimigo das plantas". A acidez diminui a população de micro-organismos do solo os quais são tão necessários na decomposição da matéria orgânica do solo. Nas leguminosas, a fixação simbiótica é diminuída em solos que apresentem um pH menor

que 6,5. Por outro lado, a acidez se traduz por solos com baixa capacidade de troca de cátions (CTC) ; por isto que neste solos a disponibilidade de P, Mo, Ca e Mg é reduzida. A acidez do solo é medida pelo H+, e expressa em pH. Quanto maior a presença de H+ no solo, mais baixa é o pH. 

Como ocorre a acidificação no solo

1) dissociação do CO2 presente no solo.

CO2 + H2O    >    HCO3 + H4+ 

O H+ resultante libera um cátion trocável na fase sólida do solo e o cátion é lixiviado junto com o HCO3 ou absorvido pelas raízes das plantas.

2) reação dos adubos nitrogenados aplicados no solo. 

2NH4 + 3O2    >    2NO2 + 2H2O + 4H+

O NH4 reage no solo liberando H+  Este H+ libera um cátion trocável para a solução do solo. Por sua vez o cátion liberado será lixiviado o que aumenta a acidificação do solo.

3) hidrólise do Al³.

Al³ + 3H2O    >    Al(OH)3 + 3H+

O H+ liberado se encarrega de acidificar o solo.

4) decomposição da matéria orgânica do solo (MOS).

Na decomposição sob a ação dos micro-organismos, a MOS libera amônia (NH3)  que se converte em nitrato (NO3) liberando H+ e aumentando a acidez.

2NH3 + 3O2    >    2NO3 + 6H+

5) ação das águas das chuvas.

As águas das chuvas lixiviam os cátions trocáveis como o Ca e o Mg, e estes são substituídos por Al³, Mn e H+ na solução do solo.

6) erosão do solo.

O erosão carrega a camada fértil empobrecendo os solos e tornando-os ácidos.

7) secreção ácidas das raízes das plantas.

As pontas das raízes desenvolvem secreções ácidas e libera Hque substitui um cátion nos pontos de troca dos coloides do solo.  Este cátion liberado pode ser absorvido pela planta ou lixiviado. As secreções ácidas nas pontas das raízes desempenha um papel importante na solubilização do fósforo contido nos fosfatos naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.