segunda-feira, 26 de abril de 2021

Importância dos Nutrientes para as Plantas

 

Todo produtor busca um maior rendimento na exploração das lavouras na sua propriedade. As plantas, no entanto, são exigentes no consumo de nutrientes. As suas necessidades, em termos de alimentação, devem ser satisfeitas pela quantidade de nutrientes que elas vão encontrar no solo. Solos com alta fertilidade vão responder com maior produtividade das lavouras. O contrário, solos de baixa fertilidade vão proporcionar baixos rendimentos. O produtor visa ter lucro no seu empreendimento de maneira que os custos fixos e de produção sejam cobertos pela produção e ter o esperado "lucro". Para isto, o bom produtor vai se preocupar

em saber quais as reais condições do solo e o que ele precisa para proporcionar alimentação suficiente às plantas. Com a prévia análise do solo, ele vai ter um espelho das condições do solo antes do plantio, e saber, através da recomendação de uma assistência técnica, o que ele deverá aplicar em calcário e fertilizantes. Esta análise, bem como a incorporação do calcário, deve ser feita antes do plantio e não encima do laço, na hora do plantio. O calcário, por exemplo, necessita uma aplicação e incorporação 90 dias antes do plantio. É o tempo necessário para o corretivo reagir no solo, neutralizar a acidez e aumentar as condições de fertilidade deste solo. E isto é importante quando se trata de culturas de ciclo de vida de alguns meses. 

As plantas retiram seus nutrientes através da matéria orgânica do solo, da argila, rochas e minerais, dos coloides existentes e da solução do solo. Um solo pobre em nutrientes não tem condições ideais de oferecer os nutrientes às plantas e nem repô-los. Para isto lança-se mão da fertilização com adubos minerais que vão oferecer os nutrientes que as plantas precisam.

Entretanto, um solo arenoso, pobre em argilas e húmus, apresenta partículas de areia sem cargas negativas, sem pontos de troca entre os nutrientes. Com isto, os nutrientes que existem neste solo são perdidos por lixiviação. A aplicação de um fertilizante potássico, neste caso, faz com que o íon K+ fique sujeito à perdas por lixiviação. Recomenda-se a aplicação de cloreto de potássio nestes solos de forma parcelada, evitando-se aplicar a quantidade total numa única vez.  A incorporação de matéria orgânica nestes solos é uma boa alternativa para aumentar a quantidades de nutrientes e melhorar a fertilidade.

Os cátions trocáveis, aqueles que se movimentam da solução do solo para os coloides, são o H, Ca, Mg, K, Na e HN4. As pontas das raízes das plantas criam uma área de secreções ácidas formadas por H, OH e HCO3. Os íons K e HN4 são absorvidos rapidamente enquanto os íons Ca e Mg são absorvidos muito lentamente. As plantas jovens absorvem mais rapidamente os nutrientes, pois necessitam deles para a formação de um bom sistema radicular, tanto em área quanto em profundidade, além do estágio de crescimento. Nestas condições, as plantas absorvem mais nutrientes em camadas profundas do solo e resistem mais à seca. 

Com o passar do tempo, a quantidade  de nutrientes diminui no solo pela remoção pelas plantas, pelas águas das chuvas, pela erosão que carrega a camada superficial de matéria orgânica e com ela os nutrientes. Então, uma medida imperativa é a reposição dos nutrientes, além do controle da erosão. Uma nova análise do solo é necessária que pode ser feita 60 dias após a colheita. O produtor deve estar atento aos "sinais de deficiências" que ocorrem na lavoura. Estes sinais são visíveis a olho nu, como manchas na lavoura onde as plantas são ralas, na coloração das folhas ou na produtividade e qualidade dos grãos e frutos. Muitas vezes, durante o desenvolvimento da cultura, pode haver a necessidade de uma análise foliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.