O nitrogênio (N) tem um papel importante no crescimento das plantas. Ele é o responsável pela formação da clorofila junto com o magnésio (Mg). A deficiência de clorofila provoca uma coloração amarelada ou verde-pálida nas folhas. O excesso de nitrogênio nas plantas provocar o ciclo vegetativo e diminuir a produção de grãos. Na decomposição dos resíduos vegetais, a presença do nitrogênio é importante porque se não houver
nitrogênio suficiente, esta decomposição será lenta e, até mesmo, incompleta.As plantas absorvem o nitrogênio (N) de duas formas: a forma nítrica (N-NO3) e a forma amoniacal (N-NH4). A forma que as plantas preferem é a N-NO3. Esta forma nítrica fica livre no solo, não é adsorvida aos coloides, e com isto há perdas por percolação e pela erosão. Por outro lado, a forma N-NH4 é adsorvida rapidamente aos coloides do solo quando se aplica amônia anidra (NH3) ou quando se aplica a ureia. Em solos alcalinos pode haver formação de amônia que é perdida por volatilização. Pela hidrólise da ureia toda amônia é convertida em NH4.
NH3 + H2O > NH4 + OH
A forma nítrica quando aplicada ao solo fica prontamente disponível para a planta. Por sua vez, a forma amoniacal (N-NH4) é adsorvida pelo solo e, consequentemente, ele é mais resistente ás perdas por lixiviação. Entretanto, os íons OH são responsáveis pelo aumento do pH do solo após a aplicação do produto. Mas a medida que ocorre o processo de "nitrificação", transformação do NH3 em NO3 e formação de nitritos (NO2) sob a ação de bactérias: nitrossomonas e nitrobactérias. A nitrificação deixa de ocorrer quando a temperatura é de 0º C.
No quadro abaixo pode-se visualizar os diferentes adubos nitrogenados e as formas de N na sua composição:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.