segunda-feira, 3 de maio de 2021

As Formas de Fósforo Encontradas no Solo e Aproveitamento pelas Plantas

 Você já deve ter lido ou escutado que do fósforo aplicado ao solo apenas 15 a 25% são aproveitados pelas plantas. E na transação comercial de fertilizantes você nota, ou mesmo nas recomendações de adubação, que as fórmulas de fertilizantes minerais apresentam o P em maior concentração do que o NK. Por exemplo, formulações como 05-30-10, 04-14-8, 08-24-12 e tantas outras. Por que isto, se dos três macronutrientes principais (NPK) absorvidos pelas plantas, o fósforo (P) é aproveitado em pequena quantidade? O fósforo é mais necessário no estágio inicial da planta promovendo o seu crescimento e a formação de um bom sistema

radicular, tanto em área como em profundidade, para que o vegetal consiga encontrar nutrientes em profundidade e para resistir melhor aos períodos de estiagem. 

Os fertilizantes solúveis em água, como por exemplo os superfosfatos simples e triplo, por apresentarem uma solubilidade em água muito alta, o fósforo move-se em pequenas distâncias à partir do ponto de aplicação. Isto faz com que apenas um pequeno volume de solo é enriquecido com este nutriente. E este volume é menor quando se faz uma aplicação de fosfatados em cobertura ou no sulco. Por isto o conceito adotado por alguns que somente o fósforo solúvel é aproveitado pelas plantas, porque ele estaria prontamente disponível. Entretanto, os fosfatos considerados reativos - aqueles que possuem 55% do seu fósforo total solúvel no extrator ácido fórmico a 2%, relação 1:100 (1 g de fosfato reagindo com 100 ml de ácido) - têm uma disponibilidade constante e progressiva de P durante todo o ciclo da cultura. Para saber mais sobre os fosfatos naturais acesse aqui.

Em solos com alto teor de Ca, sob a forma livre de carbonato de cálcio, o fósforo do adubo é convertido para a forma tricálcica e não aproveitada pelas plantas. É o que chamamos de "Retrogradação do fósforo". Por isto, a recomendação de não aplicar calcário e fertilizante fosfatado juntos. O calcário deve se aplicado 90 dias antes do plantio. Mas não juntos. No tempo, o fósforo pode voltar a ser disponível para as plantas mediante processos que ocorrem no solo como: imobilização pelos micro-organismos, pelas secreções ácidas das pontas das raízes, pela acidez livre e pelos ácidos orgânicos do solo. 

No solo, o fósforo pode ser  encontrado em diferentes formas:

1) Fósforo Fixado - é aquela forma de fósforo que se encontra combinado a outros elementos como o Ca, Fe e Al, formando compostos insolúveis não aproveitados pelas plantas. A aplicação de um corretivo da acidez do solo, o calcário por exemplo, melhora este quadro de indisponibilidade. Os íons OH- gerados pelo calcário ocupam o lugar do P fixado e o libera para a solução do solo. Esta fixação vai depender das condições específicas de cada solo, ocorrendo em maior ou menor intensidade.

2) Fósforo Imobilizado - é o fósforo que se encontra na forma orgânica não assimilável pelas plantas. A mineralização da matéria orgânica do solo o torna disponível para as plantas.

3) Fósforo Adsorvido - é aquela quantidade de fósforo que se encontra adsorvido ao complexo coloidal do solo tornando-se disponível pelos processo de troca.

4) Fósforo Assimilável - é o fósforo que está presente na solução líquida do solo e,  portanto, facilmente disponível para as plantas.

O fósforo (P) disponível no solo provém de duas formas: do fósforo adsorvido e do fósforo assimilável.

Fósforo disponível = Fósforo Adsorvido + Fósforo Assimilável 

3 comentários:

  1. Excelente artigo.
    Eu aprendi sobre isso faz muito tempo nas minhas aulas básicas de biologia. Mas eu nunca prestava muito atenção.
    Agora que trabalho com gramas na Real Gramas, onde a gente cultiva 6 tipos diferentes de gramas: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho, vejo o quão importante é saber sobre o fósforo como um dos nutrientes principais além do nitrogênio e potássio, está no solo.
    Parabéns por este artigo!
    Aprendi bastante!
    Aproveito para falar que enviamos grama para todo o Brasil, para cidades e estados tais como:Gramas para São Paulo, Gramas para Minas Gerais, Gramas para Santa Catarina, Gramas para Campinas e região, Gramas para Belo Horizonte e região, Gramas para Rio de Janeiro, Gramas para Santa Catarina, Gramas para Mato Gross, Gramas para Mato Grosso do Sul, Gramas para Rio Grande do Sul, Gramas para Espírito Santo, Mapa do Site, Gramas para Bahia.
    Contem sempre conosco!

    ResponderExcluir
  2. Valeu professor. Como sempre, conhecedor e didático. Saúde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos Paulo. Isto nos motiva muito a continuar no propósito de levar, de maneira humilde, a nossa experiência de mais de meio século e aprender com os nossos leitores.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.