segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A base OH- é quem Neutraliza a Acidez do Solo

No Brasil, os solos são em geral ácidos e pobres em nutrientes o que influi no rendimento das lavouras exploradas economicamente. Para solucionar isto, é recomendada a prática da calagem para neutralizar a acidez do solo. São, então, usados corretivos do solo como o calcário rico em cálcio (Ca) e magnésio (Mg), conforme a sua origem. De acordo com o teor de cálcio e magnésio no solo é escolhido um calcário, ou calcítico (rico em Ca) ou um calcário dolomítico (que apresenta Ca e Mg na sua composição). Daí, então, a

ideia de alguns que seja o Ca o responsável pela neutralização da acidez do solo.

Entretanto, isto não é verdadeiro: " O Ca dos corretivos da acidez do solo não contribui para aumentar o pH do solo ". " Quem faz este papel no solo é o ânion base OH- que o acompanha "

O H+ no solo para ser neutralizado precisa de uma base: OH-, CO3-- ou O--. O Ca não é uma base. As bases aqui citadas criam pontos negativos de troca no complexo adsorvente do solo que passam a ser ocupados pelo Ca e Mg.  

  1. No solo, a extração do H+ é feita da seguinte forma: o calcário adicionado, e na sua reação no solo, libera o ânion OH- e o cátion Ca++
  2. Por sua vez, o ânion OH- reage com o H+ formando H2O. É o processo de neutralização da acidez.
  3. O Ca vai ocupar os pontos de troca negativos deixados pela extração do H+ no complexo de adsorção do solo, contribuindo para aumentar a CTC do solo a pH 7.
Além do ânion OH-, os ânions bases como O2- e CO3-- realizam, também, o mesmo processo.
O2- +  2H+  =  2H2O
CO3-- +  2H+  =  CO2 + H2O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.