quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quantidade de Calcário em Função da Área, Profundidade e PRNT

Feita a análise do solo, o resultado fornecerá os teores de nutrientes e o pH do solo. Se o pH é baixo, temos que realizar a calagem já que no solo há uma limitação na disponibilidade de nutrientes, fixação do fósforo e a presença de alumínio (Al³+) tóxico para as plantas. Nestes solos, as plantas possuem um sistema radicular pouco desenvolvido, tanto em área como em profundidade. Nestas condições, as plantas têm dificuldade de buscar
os nutrientes e água nas camadas mais profundas do solo. Isto se traduz em queda de produção. Então, a calagem torna-se o elemento primordial para melhorar a fertilidade do solo. Existem vários métodos para determinar a necessidade de calagem, os quais podem ser visualizados acessando o endereço abaixo:
Cálculo da calagem pelo método saturação por bases (V%)
Cálculo da calagem pelo método neutralização do Al mais Ca e Mg
Cálculo da calagem para solos arenosos

Porém, encontrar a quantidade de calcário em t/ha não implica em dizer que tudo está concluído. A calagem é recomendada, pela análise do solo, com dois propósitos, além da neutralização da acidez do solo:

1) quantidade deve ser aplicada na camada arável, ou seja, 0 - 20 cm;
E agora? Se o agricultor vai aplicar em toda a área, caso das lavouras comerciais de grãos, cana-de-açúcar, etc, a quantidade de calagem deve ser aplicada em toda a área ou 100% de superfície coberta (SC).
Quando o calcário for aplicado em faixas, a quantidade será a mesma? Não! Neste caso a superfície coberta (SC) estima-se em 75%. Quando aplicado na linha, a SC = 50%.
Quanto à profundidade da camada do solo? A recomendação é para a camada de 20 cm de profundidade (0 - 20 cm).
No caso do agricultor aplicar numa camada de 5 cm, a quantidade será a recomendada? Não! Neste caso a espessura da camada (EC), ou seja, 5 cm, vai reduzir a quantidade de calcário, senão estaríamos fazendo uma supercalagem na camada superficial do solo. Então, vamos ter diferentes quantidades de calcário, nas diferentes espessuras da camada do solo, que podem ser menores ou maiores. Assim, para a camada arável de 20 cm de espessura teremos EC = 20/20; para 5 cm de espessura EC = 5/20; para 10 cm, EC = 10/20; para 30 cm, EC = 30/20; para 40 cm, EC = 40/20 e assim por diante.
 
2) O calcário deve apresentar um PRNT (poder relativo de neutralização total) de 100%.
Quando o agricultor compra um calcário com PRNT menor que 100%, ou outro corretivo com PRNT maior que 100%, ele deve fazer a correção da quantidade, ou seja 100/PRNT. Se o calcário tem um PRNT de 80% a correção será 100/80; se 70%, a correção da quantidade será 100/70. Se o corretivo comprado tem um PRNT de 120%, a correção da quantidade será 100/120. E assim por diante.
 
Para calcular a quantidade total corrigida (QC), levando em consideração a quantidade recomendada (NC), a superfície a ser coberta pela calagem (SC), a espessura da camada a ser corrigida (EC) e o PRNT do calcário aplicado, utiliza-se a seguinte fórmula:
QC (t/ha) = NC x SC/100 x EC/20 x 100/PRNT
 
Para melhor entendimento vamos supor um cafezal já implantado, com uma recomendação de 4 t/ha, com uma superfície a ser corrigida de 75%, numa profundidade de 5 cm e um calcário com 85% de PRNT
QC (t/ha) = 4 x 75/100 x 5/20 x 100/85
QC (t/ha) = 4 x 0,75 x 0,25 x 1,18
QC = 0,885 t/ha  ou 885 kg/ha
 
Seja, agora, uma implantação de lavoura de milho com uma aplicação em toda a área (SC = 100%), na camada de 30 cm de espessura (0 - 30), uma dosagem de 3 t/ha de calcário que possui um PRNT de 80%.
QC (t/ha) = 3 x 100/100 x 30/20 x 100/80
QC (t/ha) = 3 x 1 x 1,5 x 1,25
QC = 5,6 t/ha  ou 5.600 kg/ha

11 comentários:

  1. Muito boa sua explicação, me ajudou bastante . Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gastão, gostaria de tirar uma dúvida em relação a calagem de gramados.
    Fiz uma análise do solo para uma área com grama esmeralda (profundidade 0-10 cm), constatei que seria necessário a aplicação de 5 ton/ha de cálcario PRNT 100% (método índice SMP). Como não é possível efetuar a incorporação, vou aplicar em cobertura, no entanto, não sei se devo utilizar a recomendação para profundidade de 0-20 cm (5 ton) ou utilizo a recomendação para a camada 0-10 cm
    (2,5 toneladas/ha).

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nestas condições (0-10cm) empregar a metade da dose recomendada.

      Excluir
  3. Tenho uma horta no quintal que mede 4mX 5m (20 metros quadrados). Qual a quantidade de calcáreo (em kilo ou litro) posso aplicar? e de quanto em quanto tempo? ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO POR QUALQUER INFORMAÇÃO. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter ouvido que a aplicação de calcário aumenta a produção. Isto é uma verdade, pois em solos ácidos ele neutraliza a acidez e favorece a melhor disponibilidade dos nutrientes necessários à planta. Mas isto só é possível com uma análise do solo e baseada nesta análise a recomendação de calcário e de fertilizantes. O mau emprego do calcário gera prejuízos.Sem ter uma análise do solo é preferível não aplicar calcário. O excesso ou a quantidade não suficiente pode comprometer a produção. É preferível não aplicar calcário do que aplicar em excesso.

      Excluir
  4. E como fica a % da SC para o maracujá, já que a calagem vai somentena cova? e profundidade vai ser de 40/20?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação de calcário é para uma camada de 20 cm. Então dobrar a quantidade.
      Quanto por cova? Calcule a área da cova (base X largura) em m² e depois uma regra de três em relação aos 10.000m² (ha)

      Excluir
  5. Eng. Gismonti, existe uma norma técnica que oriente a preparação (calagem e adubação) e camada mínima (em cm) de uma solo para aplicação de grama natural em tapetes ? Caso exista, peço a gentileza citar a norma e em qual literatura eu a encontro. desde já , muito grato.
    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://www.centraldagrama.com/dicas/como-plantar-grama

      http://gramasnobre.com.br/como-plantar-grama/

      Excluir
  6. Olá, parabéns pelos artigos!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
    grama nos links abaixo.
    Grande abraço! Tags:
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    ResponderExcluir
  7. Hello, congratulations for the articles!
    Very good content and easy to understand!
    If you need to, contact us for tips and information on

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.