quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aproveitamento de Resíduos Orgânicos no Meio Rural


A propriedade rural possui diversos resíduos orgânicos que, se bem aproveitados e manejados, são fornecedores de nutrientes que vão proporcionar aumentos na produção de grãos e frutos, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Este é o lado positivo da utilização dos resíduos orgânicos. O lado negativo é que se não forem bem manuseados e curtidos constituem-se em fontes de risco para o meio ambiente, principalmente, em relação aos
mananciais hídricos. Para aumentar a produção, o produtor rural lança mão de fertilizantes químicos. É claro que a resposta da planta à esta adubação se faz aparecer. Mas, as culturas adubadas, após a colheita, deixam no solo uma quantidade considerável de nutrientes nos resíduos da lavoura. Os animais se alimentam de verde e concentrados. Então, eles ingerem, junto com o alimento, uma série de nutrientes necessários ao seu crescimento e engorda que são devolvidos ao solo através das fezes e urina.
Entretanto, não é somente aplicar estes resíduos ao solo. São necessários manejo, tratamento destes resíduos, armazenamento em condições ideais e saber utilizá-los. O manuseio dos dejetos animais pode ser feita de maneira integral, como na fertilização normal, ou com separação de sólidos. A fertirrigação usa os dois.
Os resíduos sólidos devem ser submetidos ao processo de compostagem. Isto evita perdas e disponibiliza os nutrientes para as plantas. A compostagem consiste na fermentação aeróbica dos resíduos sólidos diminuindo a sua ação nociva. É importante aqui estabelecer uma relação ideal C/N dos resíduos, para valores entre 1:25 a 1:30, e a umidade deve se manter entre 55 e 60%.
LEIA:  A relação C/N
            Produção do composto na propriedade rural
            Compostagem - Manter a relação C/N
A adubação orgânica diferencia-se da adubação mineral porque precisa ser aplicada em maiores quantidades, pois possui os nutrientes em menores concentrações do que a planta necessita para crescimento e produção. Os nutrientes, em parte, estão na forma orgânica e precisam ser mineralizados para se tornarem disponíveis para as plantas.
Decomposição da palhada e liberação de nutrientes

Funciona, também, como um condicionador do solo, pois melhoras as características físicas-químicas-biológicas do solo, melhorando a fertilidade, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento das culturas. Há uma verdadeira reciclagem de nutrientes.
Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar proliferação de doenças, evitando o contato destes resíduos orgânicos com as partes comestíveis das plantas. Em horticultura, os estercos devem estar bem curtidos para poderem ser aplicados no solo. Caso contrário, é proibida a sua aplicação no solo. Os adubos orgânicos são formados de resíduos de animais, vegetais e compostagem e lodos de esgotos.
Os tipos de adubos organicos
Quanto mais produtiva for uma lavoura maior será a quantidade de nutrientes encontrados nos resíduos. Maior produtividade de grãos, mais resíduos, mais nutrientes. A cultura seguinte vai se beneficiar destes nutrientes conforme o manejo deles:

1. Resíduos incorporados no solo - há uma aceleração da taxa de liberação dos nutrientes para as plantas;
2. Resíduos mantidos sobre o solo ou cobertura morta (plantio direto) - há um retardamento da liberação de nutrientes;
3. Resíduos menos picados - menor a taxa de decomposição.

A Embrapa, estabelece que uma lavoura de milho pode produzir de 6 a 12 t/ha de resíduos (palhada). Este número pode ser aumentado significativamente de acordo com a maior produtividade da lavoura.

Segundo a Embrapa, quando o milho é colhido para ensilagem, ou seja, cortando-se as plantas a partir de 40 cm da superfície do solo, a exportação de potássio (K) pode ser reduzida em 50%, quando comparada ao corte rente ao solo.
A adubação orgânica apresenta resultados satisfatórios após várias aplicações anuais. Não é para aplicar uma única vez. A fertilidade do solo vai numa crescente melhora, a cada ano. O uso de grandes quantidades de fertilizantes minerais acarreta um maior custo de produção. A tendência é diminuir estes custos. Entretanto, apesar de bons resultados que os orgânicos apresentam, no tempo, eles são restritos para utilização em grandes áreas pela necessidade de maiores quantidades que exige. Seria mais para utilização de pequenos produtores, ou áreas menores, cuja produção de resíduos vegetais e dejetos de animais sejam suficientes para uma utilização correta. Trabalhos de pesquisa têm demonstrado que a produção do milho aumenta ano a ano com a aplicação de orgânicos.

REFERÊNCIA

KONZEN, E. A.; ALVARENGA, R. C. Cultura do milho - Fertilidade de solos. Adubação orgânica. EMBRAPA MILHO E SORGO. Sistemas de produção. 2a. Ed. Dez.2006. Disponível em:<http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Milho/CultivodoMilho_2ed/ferorganica.htm> Acesso em: 16 de Out. 2012.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Muito boa a iniciativa de divulgar seus conhecimentos. Sou zootecnista e suas postagens estão sendo muito úteis na preparação para um concurso da Emater-PR. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.