terça-feira, 13 de julho de 2010

Os Biomas Brasileiros

Bioma vem a ser uma comunidade biológica, ou fauna ou flora, com interações próprias e com o solo, água e ar. Áreas bióticas são áreas geograficamente ocupadas por biomas. São levados em consideração o mesmo tipo de clima e de vegetação, embora um bioma possa ter uma ou mais vegetações e diferentes animais. Por outro lado, como componente abiótico teríamos a energia radiante recebida na terra e vapor d'água. No Brasil, existem sete tipos de biomas: a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e as Zonas Costeiras.
1 - Mata Atlântica:
Este bioma possuía na sua origem 4.000 km² e representava 8,5% da
área brasileira, e se estendia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. É um bioma de grande biodiversidade, o maior do mundo. Há uma grande biodiversidade de animais, tanto vertebrados quanto invertebrados. O clima e a temperatura variam de região para região. É   uma  mata  fechada  com  um   grande número  de espécies entre árvores e  bromélias. Nas regiões mais altas predomina a mata de araucária. A restinga, florestas mais baixas de árvores e arbustos, está associada à Mata Atlântica. É muito comum no Rio de Janeiro. A Mata Atlântica sempre foi submetida à exploração desde os tempos coloniais: extração do pau-brasil; ciclos do café e açúcar; o desmatamento pela chegada do parque industrial; a extração do palmito juçara; o tráfico de animais silvestres. Mas com o maior controle que está se verificando, as taxas de desmatamento diminuíram nos últimos vinte anos enquanto a área de floresta aumentou cinco vezes mais. Os solos são rasos, apresentam-se sempre úmidos e pouca luminosidade. O solo é pobre, mas uma camada de restos vegetais oriunda de folhas, caules, frutos cobre o solo formando matéria orgânica. A decomposição desta matéria orgânica é que garante o ciclo dos nutrientes: a planta, pelas raízes, absorve os nutrientes e os devolve ao solo, e assim por diante.
2 - Cerrado:
É conhecido também como a "savana brasileira". A extensão deste bioma é cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, ocupando 25% do território brasileiro. Sua localização está na Região Central com parte de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e São Paulo, e pequenas áreas em outros locais. É uma área de clima tropical, com altas temperaturas e uma acentuada estação seca. Os solos, por sua vez, são muito ácidos, pobres em nutrientes, alto teor de alumínio tóxico, profundos, cor vermelha alaranjada, arenoso e pouca disponibilidade de água na superfície. São solos de baixa fertilidade: apenas a vegetação adaptada ao meio consegue sobreviver. Na estação seca, há predominâncias de queimadas por ação natural ou provocadas pelo homem. Mas o bioma Cerrado, como a Mata Atlântica, apresenta biodiversidade. Ele pode mostrar áreas de florestas - o Cerradão - o cerrado propriamente dito, ou área de campo - chamada campo limpo - com gramíneas e poucas árvores. A biodiversidade da floresta é alta e a fauna possui um grande número de formigas e cupins. As culturas da soja, trigo, milho, bem como a pecuária, têm contribuído para a devastação do bioma. Em 2002, foi estimado que 55% da área original do cerrado tinha sido transformada ou destruída pelo homem. Mas, atualmente, não estão sendo poupados esforços para a preservação do cerrado.
3 - Pantanal:
O Pantanal é uma grande planície alagada e situa-se na Região Centro-Oeste, formado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É considerada a maior área alagada da América do Sul e do mundo. O Pantanal é o encontro de três biomas: Floresta Amazônica, o Cerrado e o Chaco paraguaio e boliviano. Por isto se encontra vegetação e fauna destes três tipos de biomas. As chuvas, no verão, são abundantes na
região ocasionando alagamentos. Em épocas de muita chuva, mais de 70% da área pode ficar alagada e quando seca forma lagoas que vão beneficiar a flora e a fauna. O pantanal possui grande biodiversidade, com bastante vegetação e fauna aquática. No tocante à pecuária, ela é bastante desenvolvida. Mas o bioma Pantanal encontra sérios problemas, como caça e pesca predatórias, tráfico de animais silvestres e a poluição das águas dos rios da região. Os solos são pouco permeáveis e a decomposição da matéria orgânica é lenta devido ao excesso de chuvas. Quando seca os alagamentos, a superfície do solo se cobre de areia, restos de animais e vegetais, sementes e húmus aumentando a fertilidade, pela decomposição destes resíduos orgânicos com a liberação de nutrientes para o solo e disponibilizados para as plantas.
4 - Caatinga:
Ocupa uma área de 800.000 km², localizado no nordeste do País. Abrange os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, e algumas áreas localizadas na Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. O bioma está localizado, também, entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. As temperaturas são altas e as chuvas escassas. São solos pobres em matéria orgânica. Os solos são pedregosos e soltos. Encontram-se fragmentos de rocha na superfície. Há um período de seca que dura de sete a nove meses por ano. Quando chove acontece uma transformação na região: as árvores brotam folhas e a vegetação pequena cobre o solo. A biodiversidade da flora é baixa e a vegetação se adapta à escassez de chuva (xerofítica), como acontece no Cerrado. Entretanto, a fauna é pobre. É o bioma de menor proteção conservacionista.
5 - Floresta Amazônica:
Este bioma se estende por toda a Região Norte e parte das Regiões Nordeste e Centro-Oeste do País. O clima é quente e úmido durante todo o período anual. Neste bioma vamos encontrar:
- Matas alagadas - são as florestas inundadas pelos rios que fazem parte da bacia Amazônica, e compreendem dois tipos:
a) as várzeas - apresentam solo rico, maior biodiversidade, áreas alagadas ou não, com vegetação herbácea;
b) florestas de igapó - os solos são muito pobres, menor biodiversidade, alagadas permanentemente, sem vegetação herbácea no solo.
- Florestas de terra firme - é uma típica floresta amazônica úmida, a vegetação alta e densa, e apresentando uma grande biodiversidade de flora e fauna, com muitas espécies ainda não conhecidas pelo homem.
Até o ano de 2003 era estimado que 16% da Floresta Amazônica teria sido devastada. Existe um grande número de unidades conservacionistas neste bioma, com projetos de conservação da Amazônica. Entretanto, pela existência de locais de difícil acesso e o baixo contingente humano para fiscalizar, constitui um dos maiores problemas desta região. Nas áreas desmatadas, as chuvas provocam a lixiviação dos nutrientes tornando os solos pobres. Os poucos nutrientes que existem no solo são absorvidos pelas raízes e levados para as plantas que os devolvem para o solo, reiniciando o ciclo.
6 - Pampas:
Este bioma está localizado no Rio Grande do Sul e se estende até o Uruguai e a Argentina. O clima é quente no verão, enquanto no inverno as temperaturas são muito baixas, com formação de geadas e a incidência de chuvas é muito grande. Predominam as gramíneas e leguminosas e alguns arbustos. Existe, também, pequenas áreas de florestas, próximas aos planaltos. A biodiversidade é maior na fauna que conta com animais raros, migratórios e ameaçados de extinção. A pecuária é bem desenvolvida, na fronteira, e impera a prática da queimada que impede o crescimento da vegetação. Nas lavouras, o maior desenvolvimento se verifica nas culturas de trigo, milho, soja e arroz irrigado. A fertilidade do solo, em geral, é baixa. Nas chamadas "terra roxa" de cor vermelha, a fertilidade é melhor.
7 - litoral:
O litoral brasileiro é formado de manguezais, dunas, praias, baías, brejos, recife de corais, enseadas, e apresenta características regionais.
- litoral amazônico - formado de grandes manguezais, dunas e praias. A biodiversidade é grande em crustáceos, peixes e aves;
- litoral nordestino - formado de recifes, manguezais, restinga e matas;
- litoral sudeste - apresenta baías e pequenas enseadas, recifes, praias e a mata de restinga;
- litoral sul - muitos manguezais e rico em aves.
O manguezal é uma formação de árvores adaptadas a se desenvolverem em meio lodoso e água salgada. É um local muito procurado pelas aves marinhas para a procriação e crescimento dos filhotes, pelas aves na sua migração, e para a alimentação de peixes. Os manguezais enriquecem as águas marinhas com sais, nutrientes e matéria orgânica. O bioma possui uma grande biodiversidade. O maior problema encontrado é a poluição vinda dos centros urbanos pelo despejo de esgoto, e a pesca predatória. Existem unidades, como os parques nacionais marinhos de Abrolhos, na Bahia, e o de Fernando Noronha, em Pernambuco que protegem muitas áreas . Mas devido à grande extensão do bioma, é insuficiente.
Em 24/02/2010 foi assinado o "Projeto Biomas" entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil -CNA, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, visando identificar os diferentes potenciais de uso da terra, considerando o ambiente e o desenvolvimento da agropecuária sustentável. Os biomas comentados acima, com exceção do bioma litoral, serão unidades demonstrativas com 500 hectares cada uma, e que servirão como "padrão" para a produção sustentável. Mas isto vamos comentar em um próximo artigo.

2 comentários:

  1. Caro Colega

    Para já,muito obrigado por Os Biomas Brasileiros,de que muito pouco,ou nada,sabia. Mas não é de Biomas que trata a meia dúzia de linhas adiante,mas de micronutrientes,mais concretamente de uma històriazinha,em que eles estão implícitos.
    É notória,de textos seus,a preocupação com a quantidade de micronutrientes,pois,pelas suas reduzidas necessidades,bem depressa passam de benéficos a tóxicos. Uma situação um tanto similar se passa com as calagens,quando são excessivas,como bem sabe e tem alertado. E foi por tal saber,por nisso insistir,suponho eu,que não passei num exame,não escolar,mas empresarial. Análises, parecia ser luxo demasiado para calagens.

    Pedindo desculpa pela deriva,renovo os agradecimentos pelos Biomas Brasileiros,pelos Biomas desse Brasil Imenso,desse Brasil do BRIC.

    Mui boa saúde.

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega

    Grato pela aceitação da deriva,ponho,agora,à sua consideração um atrevimento do msg,de há dois anos,com o título

    A PROPÓSITO DA FLORESTA AMAZÓNICA

    Que massa,que força,que pujança. Não se diria que o solo onde ela se levanta fosse,no geral,tão pobre,quase só areia. Então como explicar este aparente milagre da natureza? É uma conjugação feliz de vários factores. Em primeiro lugar,à cabeça,o sol e a água. A clorofila vem depois. E é um sintetizar permanente de material orgânico. A manta morta que por ali vai de toda aquela folhagem e companhia. Para os nutrientes,que a água traz,há,claro,as raízes,mas,acima de tudo,as micorrizas,um entendimento mútuo de radículas e fungos,uns parasitas que retribuem bem a hospedagem,de cama e mesa.
    Decepada ela,a floresta,fica um solo que não se esperaria. E então há que o fabricar muito depressa. Porque com aquele sol e aquela água, a folhagem e os seus restos que por lá haja desaparecerão enquanto o diabo esfrega um olho. E é o diabo. Lá se vai aquele natural captador do famigerado CO2,numa extensão quase única,exemplar.

    Com as muitas desculpas do msg pelo atrevimento,e a renovação dos agradecimentos pela panorâmica dos Biomas Brasileiros,os votos de muito boa saúde.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.