terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Importância de uma Correta Amostragem de Solo

Já abordamos, em vários posts, a importância da calagem para neutralizar a acidez do solo e da recomendação de adubação para suprir os nutrientes essenciais ao desenvolvimento e o aumento na produtividade das plantas. O técnico responsável pela lavoura de grãos, pomar de fruteiras, etc... leva em conta o resultado da análise do solo feita por um laboratório especializado e credenciado. Esta análise tem que representar o solo que está sendo cultivado. Caso contrário, as recomendações serão errôneas influindo nos resultados da produção. Por isto, a importância desta amostra média de representar corretamente o nível de fertilidade em que se encontra o solo onde o produtor vai estabelecer a lavoura de qualquer cultura.
Isto tudo parte de uma correta amostragem, ou seja, uma coleta de amostra do solo dentro dos princípios estabelecidos pela pesquisa, e pelos técnicos agronômicos. Vários fatores deverão ser levados em conta, como o tipo de solo, manchas nas lavouras, declividade, tipo de cultura, adubações feitas anteriormente, etc.
O objetivo deste post é tentar mostrar os passos para a correta coleta de uma amostragem média de solo onde vai se estabelecer a lavoura.

OUTROS ASSUNTOS
Interpretação da análise do solo - Parte 1
Interpretação da análise do solo - Parte 2
Interpretação da análise do solo - Parte 3
Tabela de conversão de unidades das análises de solos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.