quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As Perdas de Nitrogênio na Agricultura

Várias técnicas são utilizadas para incorporar nitrogênio no solo: compostagem, incorporação dos resíduos vegetais, esterco curtido de animais, plantio de leguminosas e outras. Mas, para as plantas absorverem-no, ele precisa estar na forma mineralizável. Além disto, aquela fração de N que as plantas não absorvem, pode perder-se pela lixiviação, volatilização e erosão. Uma das causas das perdas de nitrogênio é a erosão do solo que carrega, pela ação das enxurradas e dos ventos, camadas de terra que contêm nutrientes, como o N.
Aqui vemos a importância da cobertura vegetal do solo que, sem ou com pouca cobertura, está sujeito à erosão. Outra maneira de perda de nitrogênio é através da água que penetra no solo, através das camadas mais profundas, levando consigo o nutriente, chamada lixiviação.
As plantas absorvem a forma solúvel de nitrogênio. Ele precisa estar disponível nesta forma para as plantas. Este nitrogênio solúvel é que é perdido pela erosão ou quando a água de irrigação o leva para as camadas mais profundas do solo. Solos com baixo teor de matéria orgânica  deverão ser trabalhados no sentido de se aumentar o nível da mesma. As culturas que exigem muito N devem ser semeadas após a recuperação do solo, quanto ao teor de matéria orgânica.
Outra forma de perda de N é pela volatilização. Os micro-organismos do solo transformam os nitratos em gás amônia, que se perde para a atmosfera. A urina dos animais, nas pastagens, contém muito nitrogênio. Quando aplicada num solo alcalino, o N é rapidamente perdido para a atmosfera, em forma de gás amônia. Para reduzir estas perdas, a urina deve ser aplicada subsuperficialmente. Mas, práticas de manejo, como drenagem, incorporação de matéria orgânica, proteção do solo com cobertura vegetal, rotação de culturas, cultivo com leguminosas, têm influência na minimização das perdas de nitrogênio do solo.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
As funções do N para as plantas
As formas de absorçao de N
Condicionadores de solos
As reações dos fertilizantes nitrogenados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.