quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Minimizar os Danos Provocados pelo Granizo

O granizo vem a ser a precipitação de pedras de gelo, causando danos à Agricultura, com graves prejuízos às lavouras e aos produtores rurais. As fruteiras são as mais vulneráveis aos danos do granizo, embora aconteça, também, nas culturas anuais, como milho e soja. Nas cidades, o granizo provoca sérios danos às habitações (telhados e vidros), queda de árvores, danos à rede elétrica, aos veículos (lataria e vidros), etc.
No Rio Grande do Sul, no Norte do Estado, houve, recentemente, chuva de granizo, por vinte minutos, que causou grandes prejuízos às culturas da uva e do pêssego. As lavouras de soja foram destruídas ficando a paisagem de "terra nua". No milho, as folhas ficaram retorcidas e rasgadas. O negócio, agora, é replantar as lavouras de milho e soja.
No Extremo Sul de Santa Catarina, o granizo destruiu, totalmente, as plantações de tabaco. Em Campos Novos, no Estado de SC, as lavouras de trigo e aveia sofreram danos causados por uma forte chuva de granizo. Novos plantios deverão ser feitos, aumentando as despesas e, consequentemente, diminuindo os lucros da colheita. Cerca de 5.000 ha de trigo estão perdidos, neste município.
Os prejuízos causados pela chuva de granizo atingiu, também, municípios do Estado do Paraná, com sérios danos à agricultura paranaense.
Uma forma de minimizar os prejuízos causados pelas chuvas de granizo é a utilização de foguetes que bombardeiam as nuvens de granizo, utilizando iodeto de prata. O objetivo é provocar a precipitação da chuva, evitando a formação de granizo. Os municípios da região de Vacaria/RS, grande produtor de maçãs, utilizam este método com resultados excelentes. As Cooperativas de Produtores podem realizar parcerias com as instituições meteorológicas e adquirir os foguetes.
Outra alternativa é a utilização de "queimadores de solo", utilizando o iodeto de prata, que é o mesmo regente dos foguetes.
Nos pequenos pomares, a cobertura com telas de náilon pode ser outra alternativa no combate ao granizo. O problema das telas antigranizo está na redução da coloração vermelha dos frutos, provocada pelo sombreamento. Nas macieiras, a redução foi mais visível no cultivar Gala, onde a incidência da mancha glomerela foi mais intensa.Os pesquisadores do EPAGRI, Caçador/SC, Leite,G.B.; Mondardo, M; Petri, J.L.; observaram que as telas antigranizo, com níveis de sombreamento menor que 12%, são as mais indicadas para a redução dos efeitos negativos da coloração das frutas.
O certo é que a preocupação com o granizo não deve ser deixada de lado. As perdas da produção é notória e sentida seus reflexos, pelos produtores rurais, na economia da lavoura. O prejuízo é grande com redução drástica do LUCRO. Algo tem que ser planejado pelos produtores rurais, nas áreas sujeitas a incidência do granizo. E isto tem que ser pensado antes de plantar a lavoura. Os custos podem ser altos, mas devem ser analisados e tomadas providências. Ou esperar que a sorte ronde a lavoura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.