terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Carbono e as Plantas

O carbono (C), elemento químico, é encontrado no solo, no ar, nas plantas, no gás natural, nos seres vivos, nas rochas, no carvão mineral, no petróleo, etc. Os estômatos presentes nas folhas dos vegetais - plantas e árvores - absorvem e eliminam, por difusão, o carbono na forma de CO2. O gás carbônico (CO2) é a matéria-prima de compostos orgânicos, através do processo da fotossíntese. Os animais respiram liberando COna atmosfera. Os animais, quando mortos liberam, pela decomposição de sua matéria orgânica, CO2 e água. As florestas são as principais acumuladoras de CO2. São os reservatórios de carbono fixado biologicamente. As florestas, no mundo, podem conter até 500 bilhões de toneladas de carbono (C).
Quando se faz a queimada, as plantas e as florestas devolvem o carbono para a atmosfera. Na presença de luz, plantas e árvores retiram o CO2 do ar e utilizam o carbono para  desenvolverem e crescerem, e liberam o oxigênio (O) para a atmosfera. À noite, pela transpiração, elas liberam o CO2 para o ar, aquele excedente do processo de fotossíntese.
Está havendo uma grande preocupação com o desmatamento. É claro que a redução do desmatamento contribui para a diminuição na emissão de gases de efeito estufa. A vegetação do solo é considerada o principal depósito de resíduos orgânicos. A decomposição deste material depende das transformações da matéria orgânica pelos microorganismos do solo.
Nos Cerrados, onde foi intensa, nos últimos anos, a derrubada da vegetação natural deu lugar às lavouras de soja, milho, trigo, pastagens, etc, com um revolvimento intensivo do solo, no afã de prepará-lo para os cultivos. Este preparo do solo se deu de maneira contínua, ano após ano, o que provocou um acréscimo na mineralização da matéria orgânica, proporcionando um grande aumento na liberação de CO2, de efeito estufa. Como se sabe, a matéria orgânica do solo é a principal fonte de energia para os microorganismos e de nutrientes para as plantas. O sistema de plantio direto é um grande colaborador na elevação dos níveis de matéria orgânica no solo. No plantio convencional isto não é verdade. A biomassa microbiana do solo é composta de bactérias, fungos, actinomicetos e protozoários; eles formam uma fração da matéria orgânica do solo, constituindo, apenas, 2 a 5% do carbono orgânico do solo, segundo Wardle (1994). A relação carbono microbiano (Cmicrob) e carbono orgânico (Corgan) é uma indicativa da qualidade da matéria orgânica.
Perez,K.S.S. et al (2004) observaram que a subsolagem promovia diminuição de C orgânico do solo após a colheita da soja, e não há correlação entre a relação Cmicrob:Corgan e os nutrientes. As diferentes práticas de manejo alteraram o carbono microbiano do solo. Na semeadura direta, os valores de Cmicrob do solo são mais estáveis, principalmente, na camada de terra de 0-20 cm.
Os biomas Amazônia e Mata Atlântica, onde a decomposição da matéria orgânica é favorecida pelo calor, o não revolvimento do solo acarreta grande acúmulo de matéria orgânica. O bioma Amazônia acumula de 100 a 200 t/ha de carbono. A Floresta Amazônica possui uma reserva de 80 bilhões de toneladas de carbono, segundo a revista Environmental Research Letters. Conforme a universidade de Wisconsin, a reserva florestal mundial é de quase 300 bilhões de toneladas de carbono. O ecólogo Sean Berthrong, da Duke University, citado por Brendan Borrell, avaliou que as plantas de Pinheiro podem reduzir o solo em nutrientes e carbono. Estudos feitos por Berthrong obtiveram, em média, redução de carbono do solo em 6,7% e nitrogênio em 15%, em florestas novas de eucalipto e pinheiro. No caso do pinheiro, a redução foi de 15% no carbono e 20% no nitrogênio, alem de provocarem a acidificação do solo. Para minimizar estes efeitos, Berthrong recomenda, aos reflorestadores, deixarem os resíduos da madeira no próprio local, após a colheita; que reduzam a aração, a qual aumenta a erosão e a decomposição da matéria orgânica enterrada. O Protocolo de Kyoto (1997) tem a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera, com a finalidade de diminuir o efeito estufa.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER

2 comentários:

  1. APRESENTAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO ERGO SET 20 G COM CARBONO 12
    COMO CORRETOR DE SOLOS E APROVEITAMENTO DE FERTILIZANTES



    A empresa Ergo Corporação do México, descobriu a forma de produzir o elemento Carbono 12 em forma gasosa, em grandes quantidades e em altas concentrações, e logro poder por nas embalagem dos seus produto ao solo e foliares. O Carbono 12 é a forma ou estado que tem que ter o Carbono para formar a vida. Nossos produtos tanto os foliares como os corretivos para o solo são fabricados com Nanobiotecnologia a traveis do Carbono 12.

    Ergo Set 20 G com Carbono 12, é um produto Aditivo, Biocatalizador, para Correção dos solos, Acondiciona dor dos fertilizantes e é um Enraizar dor natural.
    Aditivo: por que se mistura com fertilizante sólido, o produto trabalha de imediato com o contato da umidade do solo.

    Biocatalizador: Bio significa vida; cata, bem de catação, que significa medição, e Liza, significa passar, dar, proporcionar. Então Biocatalizador é um produto que mede a quantidade de fertilizante que vai dar á planta para que desenvolva todo seu ciclo produtivo de vida.

    Corretor de solos: corrige os solos de maneira completa pela presença do Carbono 12, não importando o problema que tenha. O Carbono 12 faz a correção (emenda) do solo modificando o pH,evitando a acidificação dos solos: O Carbono 12 se une a todos os elementos do solo e nivela todas as cargas (valências) de cada um e os põe disponíveis ás raízes, e ao Alumínio como não é nutriente e sim um metal, o Carbono 12 com a água hidrolisa-lo eliminando completamente.

    Acondiciona-dor de fertilizantes: Acondiciona e ativa os fertilizantes, fazendo-os mais assimiláveis pelas raízes das plantas e não deixa que eles fiquem imóveis no solo.

    Enraíza-dor natural: estimula o enraizamento das plantas, fazendo que todas as raízes tenham Boro na ponta da caliptra da raiz, por que uma raiz sem Boro na ponta, não faz o intercambio completo dos elementos do solo para dentro da raiz.

    Ergo Set 20 G com Carbono 12, substitui qualquer calcário que se usa no solo (gesso, cal agrícola, etc.), não importando a tipo o a classe de solo e a dose é muito menos, facilitando chegar até as regiões muito distantes.

    Ergo Set 20 G promove uma nutrição completa, que a planta não forma Amidas nem Ergosterol, que são as duas sustâncias que se pressintam quando as plantas não estão bem nutridas, por isso que as plantas tem maior condição para o ataque de pragas e doenças.


    Ergo Set 20 G se usa em mistura com o fertilizante granulado que se utilize pelo hectare, se usa numa soa doses na primeira fertilização que se faz no ciclo produtivo do cultivo agrícola, as outras fertilizações do cultivo que se faz esse mesmo ano não se aplica o Ergo Set 20 G.

    Ergo Set 20 G começa a trabalhar desde que encontra umidade no solo, a primeira capa do grão se libera de imediato para fazer o seu trabalho, logo depois se libera a segunda capa, para continuar trabalhando por mais tempo no solo.

    Ergo Set 20 G trabalha imediatamente corrigindo a solo, ao mesmo tempo promove um enraizamento com raízes absorvente e começa a proporcionar os elementos nutricionais seja o estado e a necessidade em que se encontre a planta.

    Ergo Set 20 G o tempo de trabalho em cultivo de ciclo longo é de 8 meses.

    Ergo Set 20 G aplica se misturado com a quantidade de fertilizante a usar pelo hectare, se aplica com a primeira fertilização, quando aplica se deve de ficar a mistura dentro do solo, se pode aplicar com maquinaria (adubadeiras mecanizadas). Quando se faz a mistura do Ergo Set 20 G com a quantidade de fertilizante, procurasse que a mistura fique muito bem misturada antes de carregar a adubadeira.

    ResponderExcluir
  2. Ergo Set 20 G aplica se misturado com a quantidade de fertilizante a usar pelo hectare, se aplica com a primeira fertilização, quando aplica se deve de ficar a mistura dentro do solo, se pode aplicar com maquinaria (adubadeiras mecanizadas). Quando se faz a mistura do Ergo Set 20 G com a quantidade de fertilizante, procurasse que a mistura fique muito bem misturada antes de carregar a adubadeira.

    Ergo Set 20 G se pode aplicar se misturado com qualquer tipo de fertilizante existente no mercado.

    Ergo Set 20 G quando se usa para cultivos orgânicos, ele se pode misturar com os adubos orgânicos que se usam no cultivo, porque vai Biocatalizar os elementos que tenha esse adubo orgânico e vai pôr disponíveis mais rápidos no solo. Aporta matéria orgânica e incrementa a flora microbiana no solo.

    Ergo Set 20 G a doses recomendada é de 45 quilos pelo hectare. Quando o solo apresenta problemas muito graves se pode aumentar a dose. Também a dose se pode aumentar quando se quer obter muito mais produção e melhorar a qualidade.

    Ergo Set 20 G se recomenda aplicar todos os anos no cultivo, por que com aplicações de fertilizantes, Chuvas, etc., o solo tende a ir ficando ácido.

    Ergo Set 20 G se apresenta em embalagens de sacas de 30 quilos.

    Vantagens do uso de Ergo Set:
    - Correção completa de solos.
    - Aumenta produção e melhora a sua qualidade.
    - Aumenta a assimilação dos fertilizantes no solo.
    - Promove um enraizamento natural.


    - Aporta matéria orgânica e incrementa a flora microbiana.
    - Melhora ano com ano as condiciones do solo, fazendo um solo mais esponjoso.
    - Mais econômica a sua aplicação.
    - Poupança na aplicação já que vai junto com o fertilizante.
    - Poupança no transporte já que a dose é muito menor.

    Se quiser mais informação dos produtos e trabalhos, me da seu correio.


    Eng. Edwin Jimenez.
    edwin4064@gmail.com
    www.agroergo.com

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.