segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Resposta ao Comentário sobre o Silício

O leitor que se assina por "Cultivar" nos enviou um comentário sobre o Silício, que disponiblizamos neste blog, e nos solicitou uma resposta ao mesmo.

tenho acompanhado os relatos sobre o uso do silicio na agricultura, só não entendo como tal elemento de signifgicativa importância para as mais variadas culturas não é tão difundido no país. Aqui no RS, produtores em geral, técnicos e agrônomos nem cogitam ou nunca ouviram falar em silicio, na forma foliar ou via solo. Estou realizando diversos testes em algumas áreas, tanto foliar como associado com a adubação de base. Estou obtendo resultados impressionantes, no incremento da produçao, qualidade dos grãos e controle de doenças fúngicas, reduzindo o uso dos fungicidas químicos. Favor, gostaria do seu comentário, pois não sou agrônomo, mas trabalho na profissão 19 anos.

Em nossa postagem "Os benefícios do Silício para as plantas" chamávamos a atenção para as vantagens do uso do silício na adubação das plantas. Vantagens como: aumenta a rigidez da estrutura dos tecidos; evita o acamamento pelo acúmulo de silício na cutícula da folha; proteção para a planta contra o ataque de pragas e doenças; maior resistência ao acamamento; e outras assinaladas no artigo referido. Quando o silício é absorvido pelas plantas, ele acumula-se nas folhas formando uma barreira protetora contra o ataque de pragas e doenças, e regula a perda de água por evapotranspiração. A razão disto é que o silício, na superfície das folhas, sofre uma polimerização e forma uma camada dura, resistente e difícil de ser penetrada por insetos e doenças. Há um aumento da produtividade das plantas. Na soja, embora a concentração de silício seja baixa nas folhas, a soja resiste ao ataque da cercosporiose. Na soja, também, o silício favorece o aumento da nodulação nas raízes proporcionando melhores resultados na inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio do ar. A cana-de açúcar e o arroz apresentam resultados significativos no controle de doenças e no aumento da produtividade. Como fontes de silício, são empregados os "silicatos de cálcio e magnésio".
Portanto, o que o leitor Cultivar vem obtendo são resultados que estão sendo comprovados com o emprego do silício: aumento de produção, melhoria da qualidade de grãos e frutos, e melhor controle de praga e doenças. O leitor se atém ao desconhecimento no Rio Grande do Sul sobre o emprego do nutriente nas lavouras. Entretanto, no resto do Pais, há muita literatura, muita pesquisa realizada pelos órgãos oficiais, onde pesquisadores observaram os benefícios já apontados aqui. Claro que não naquela difusão esperada, pois muita pesquisa ainda deve ser feita. Não tenho informações sobre o volume de silício que está sendo empregado, tanto nas lavouras ou adicionado nas misturas de fertilizantes. Mas deve estar crescendo. Muitos consideram o silício como um nutriente benéfico, mas não essencial para as plantas. Todavia, pelos benefícios que apresenta, acredito que deve ser adicionado a qualquer recomendação de adubação e não ficar no esquecimento.
O que "Cultivar" vem fazendo, testando o produto, é o que deveria fazer os técnicos juntamente com os produtores. Obter os próprios resultados, vê-los, compará-los, analisá-los e difundi-los aos demais. Uma boa iniciativa de Cultivar e que deve ser seguida por todos. "Ver para crer". Mais informações sobre o silício e silicatos, leia os artigos relacionados abaixo.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS AO SILÍCIO

DR.Gismonti. Boa tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.