terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Importância da Adubação Foliar

A adubação foliar é uma alternativa para o fornecimento de nutrientes para a planta na complementação ou na reposição, ou suprir as deficiências nutricionais em macro e micronutrientes. Os nutrientes são aplicados na forma solúvel e por meio de equipamentos, diretamente nas folhas das plantas. Entretanto, a adubação foliar não substitui, totalmente, a adubação de base. A aplicação de adubos minerais é essencial e não pode ser substituída pela foliar. A foliar é utilizada, como um complemento ou suplemento, na hora que a planta necessita de maiores quantidades ou o solo não os esteja liberando no momento.
Os estômatos da folha são responsáveis pela absorção de adubos foliares, embora a cutícula que a recobre permite a passagem de nutrientes. Para a penetração da solução nas folhas é necessário que ela molhe a superfície aplicada, que vai depender da tensão superficial do líquido. Para melhorar isto, utilizam-se substâncias chamadas de umectantes, molhantes, surfatantes ou espalhantes-adesivos que, pela ação adesiva, impedem que a solução escorra. Entretanto, a parte que escorre ou é lavada das folhas, pela água das chuvas, cai no solo e pode ser absorvida pelas raízes das plantas. A ação umectante permite que os íons dos nutrientes se mantenham mais tempo em contato com as folhas, impedindo a evaporação, o que torna maior a absorção. Existem duas fases de absorção: uma rápida que se caracteriza pela entrada da solução, pelos estômatos, indo até as células. É a fase não metabólica. Uma outra fase que pode durar algumas horas, a solução vai até os tecidos das plantas. É a fase metabólica de absorção. Existem uma série de fatores que favorecem a absorção. A luz é essencial para a absorção pela folha. Entretanto, deve-se evitar as horas mais quentes do dia. Na aplicação foliar, as folhas devem estar túrgidas e não murchas. A temperatura ideal para a operação é 21 ºC. Quanto à umidade do ar, ela sendo elevada favorece a manutenção das folhas túrgidas e, consequentemente, a distribuição melhor da solução e uma maior absorção. Os sais que fazem parte da solução devem apresentar alta solubilidade, pois influi na eficiência da adubação.
Na escolha do adubo foliar deve-se levar em conta a fase de plantio. Na fase de brotação ou de crescimento, a escolha é por formulações com alta quantidade de N, em relação ao P e K. Na fase de floração, o P é importante e a escolha recairá sobre formulações com maior quantidade de P, em relação ao N e K. Na fase de produção, frutificação, a escolha deve ser sobre o K, que é elemento indispensável à formação de grãos e frutos, e recairá sobre formulações com alto K, em relação ao N e P.
Os biofertilizantes líquidos são uma alternativa, do ponto de vista orgânico, como adubação foliar. Os biofertilizantes fornecem nutrientes essenciais e outras substâncias orgânicas que facilitam a absorção de nutrientes e funcionam como repelentes, e até agindo sobre os patógenos, evitando doenças. Devido ao odor, afugentam as pragas. A presença de microorganismos vivos combatem os patógenos e melhoram a vida microbiana no solo. A desvantagem é que apresentam um custo mais alto. A urina de vaca é uma das melhores matérias-primas.
Nos citros, o Mn e o Zn devem ser aplicados via foliar. Pode-se incluir, na mistura, a uréia ou cloreto de potássio que ajudam a melhorar a absorção. A melhor época de aplicação é durante o estágio vegetativo das plantas, em 3 a 4 aplicações. Na fase de produção, a adubação foliar deve ter uma aplicação no final do florescimento e outra após a colheita. Nos citros, o boro deve ser aplicado via solo, pois os melhores resultados foram obtidos desta forma.
Deficiências de Mn têm sido encontradas em diversas culturas, como o milho e o citros. Vários fatores são apontados para a causa, como o cultivo mínimo e o aumento da adubação nitrogenada. A adubação foliar com Mn, por ser possível misturá-lo com defensivos, é a prática mais recomendada. Nos citros, a recomendação geral de adubação foliar é uma mistura contendo:
Zn - 500 a 1.000 mg/L
Mn - 300 a 700 mg/L
B - 200 a 300 mg/L
Cu - 600 a 1.000 mg/L
Uréia - 5 g/L
As recomendações mínimas são utilizadas como manutenção ou para evitar "queimaduras" nas folhas. As doses máximas são utilizadas quando se verificam sintomas visíveis de deficiências

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
As vantagens da fertirrigação
A utilização da urina de vaca como fertilizante
Importância dos micronutrientes
Adubação foliar com micronutrientes na soja e milho

2 comentários:

  1. caro gastão tenho uma duvida no caso da adubação foliar de micronutrientes no cafeeiro! eu posso adubar quantas vezes no ano? e qual a melhores época? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a adubação foliar deve ser precedida de uma análise foliar. As aplicações, no café, deve ser de 2 a 4 aplicações durante a fase vegetativa e produtiva, se determinada deficiências de micronutrientes.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.