terça-feira, 24 de maio de 2011

Os Conceitos da Agricultura de Precisão

No mundo globalizado em que vivemos, há necessidade que todos os setores da economia mantenham alta eficiência para se tornarem competitivos. Muitas tecnologias, entre elas a informática, têm contribuído para isto e estão dando uma nova visão de analisar uma propriedade rural. O produtor do campo tem que enxergar isto como uma evolução e tornar-se um verdadeiro empresário rural. A agricultura de precisão, também denominada AP, faz com que o produtor rural veja sua propriedade como não homogênea, mas que cada pedaço de terra seja conhecido detalhadamente.
Atualmente, a visão de uma propriedade é a sua homogeneidade. A prova disto é quando se faz a coleta de amostras de solo. O que se envia para o laboratório analisar é uma amostra média. E esta amostra média tem que representar a área que vai ser plantada. Então, as recomendações de fertilizantes, defensivos e outros insumos fazem com que sejam aplicados em quantidades que representem a média de toda a área. Portanto, não são consideradas as necessidades específicas de cada pedaço da lavoura. Para alguns autores, a agricultura de precisão (AP) tem a intenção de permitir a aplicação de fertilizantes, defensivos e outros, nos locais determinados e nas quantidades que realmente as plantas necessitam. Segundo a Embrapa, a agricultura de precisão engloba o uso de tecnologias atuais para o manejo do solo, insumos e culturas, de modo adequado. Alguma propriedades rurais apresentam lavouras uniformes. Outras podem apresentar diferenças no tipo de solo, fertilidade natural, relevo, água, que causam variações na produção agrícola. Se estas variações puderem ser avaliadas e registradas, os resultados servirão para otimizar as práticas agrícolas. A análise da produtividade do solo, pelas colheitas, a análise dos tipos de solos e suas características, pela coleta de amostras ou imagens de satélite, o controle da aplicação de insumos e correção do solo, controle dos dados de plantação e da aplicação de agrotóxicos são os objetivos da agricultura de precisão. A utilização da informática e de programas específicos, sensores, controladores de máquinas e GPS permitem conhecer, localizar e delimitar áreas de diferente produtividade, o que caracteriza a agricultura de precisão.
Hoje, em geral, o produtor fala em produtividade da soja como a média conseguida em toda a propriedade. Mas, dentro da propriedade existem locais onde a produtividade é menor ou maior que a média. Entretanto, nesta propriedade, as recomendações de fertilizantes foram iguais tanto para as lavouras com menor produtividade quanto para as lavouras com alta produtividade. Nas lavouras com produtividade alta, poder-se-ia diminuir a recomendação de fertilizantes, em quantidade. E nas lavouras com menor produtividade, aumentar a dose de nutrientes.
Os sistemas utilizados fazem o controle pontual de máquinas na lavoura, permitindo ter os reais gastos com insumos, e permitem a avaliação da produtividade. A barra de Luz, ou GPS permite que o produtor guie a sua máquina, seja num percurso reto ou em curva, controlando a aplicação de insumos. O piloto automático proporciona alta precisão e evita desperdícios de insumos. O conjunto GPS e piloto automático controlam a aplicação de nutrientes sólidos e líquidos, sem desperdícios. Dizem que na aplicação de fertilizantes no solo, os custos podem ser reduzidos em até 50%. Por outro lado, não se verifica sobreposição de faixas quando da aplicação, evitando desperdícios. Outra vantagem é que o produtor pode entrar com o trator aplicando o produto e sem fazer marcações.
A AP permite uma série de vantagens:
1. economia de calcário, fertilizantes e defensivos;
2. aumento da produtividade;
3. agricultura sustentável.
Trabalhos de pesquisa têm comprovado um aumento na produtividade de 20 a 29%, e economia de insumos na ordem de 13 a 23%, com a utilização da agricultura de precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.